Executando verificação de segurança...
5

Desenvolvedores não serão substituídos por IAs, mas dependerão delas cada vez mais, dizem especialistas

Até que ponto as IAs conseguirão substituir ou aprimorar o trabalho de programadores humanos?

De acordo com especialistas consultados pelo IEEE Spectrum, a resposta para essa pergunta tem um lado positivo e um negativo. O lado negativo é que a programação, como a conhecemos, pode realmente estar condenada. O lado positivo é que essa é uma atividade que parece estar destinada a continuar sendo um esforço predominantemente humano em um futuro próximo.

Enquanto isso, a geração de códigos automatizada irá acelerar cada vez mais o desenvolvimento de software, permitindo que mais códigos sejam escritos em menos tempo.

“Não acredito que a IA esteja sequer perto de substituir os desenvolvedores humanos” - Vasi Philomin, vice-presidente de serviços de IA da Amazon.

Vasi ainda acrescenta que as ferramentas de IA libertarão os programadores de tarefas rotineiras, mas o trabalho criativo permanecerá.

De acordo com uma pesquisa da Diffblue, os desenvolvedores gastam cerca de 35% de seu tempo executando testes de controle de qualidade (em vez de escrever códigos destinados ao uso em produção). Automatizar uma parte disso traria ganhos significativos de produtividade - algo que já é possível com assistentes de programação movidos por IA.

Softwares programados manualmente serão, cada vez mais, como suéteres tricotados à mão

É possível que, daqui a 10 anos, se alguém quiser se tornar desenvolvedor, não precisará necessariamente aprender uma linguagem de programação. Em vez disso, precisará entender a semântica, os conceitos e as sequências lógicas da construção de um programa de computador.

O código escrito por IA é a vanguarda de um movimento mais amplo para permitir que as pessoas criem softwares sem precisar programar. De fato, já existem plataformas como a Akkio, em que é possível criar modelos de aprendizado de máquina com recursos simples de arrastar, soltar e clicar em botões.

Dada a velocidade com a qual essa tecnologia avançou em poucos anos, parece inevitável acreditar que, em algum momento no futuro, os sistemas de IA sejam capazes de escrever códigos a partir de instruções em linguagem natural e entregar uma solução pronta.

Ainda assim, será preciso que os desenvolvedores saibam dar essas instruções a um computador de forma eficiente - já que os requisitos de software geralmente são vagos, enquanto a linguagem natural é notoriamente imprecisa.

Para isso, os profissionais terão que entender conceitos de lógica e funções. Ainda será necessário estudar programação básica, mesmo que eles não aprendam linguagens de programação específicas ou escrevam em códigos de fato.

Isso, por sua vez, permitirá que uma gama maior de programadores criem tipos cada vez mais variados de software.

Carregando publicação patrocinada...
2

Para ser capaz de produzir criativamente para substituir totalmente seres humanos na resolução de problemas , é necessario mais do que dados matematicamente processados. É necessario um nivel de entendimento semântico das nuances da subjetividade humana que eu, sinceramente, acho difícil uma maquina alcançar apenas com cálculos matemáticos.

Talvez uma futura geração de computadores consiga chegar perto disso. Quanto a atual, duvido.

1

No fim das contas, aprender a dar comandos lógicos para uma IA produzir código não é muito diferente de programar. Eu vejo isso apenas como um nível de abstração a mais. Hoje, por exemplo, já não é comum precisarmos nos preocupar com alocação de memória em muitas linguagens de programação. Assim como o Assembly ou C já foram o "padrão" algum dia, a tendência é que a programação seja cada vez em mais alto nível. Além disso, o hardware e suas especificações evoluem, e os problemas de negócios se tornam cada vez mais complexos. Muita coisa na área de tecnologia já está resolvida nos dias atuais e muitos outros problemas irão surgir. É um ciclo.

1

Concordo com a visão de que, o desenvolvimento auxiliado pela IA será mais uma camada de abstração a qual desenvolvedores terão de dominar.

Um ponto positivo, ao meu ver, seria a agilidade promovida pelas inteligências artificiais. Principalmente na elaboração de MVPs e no startup de projetos.

Mesmo com o início acelerado de novos projetos, cabe ao desenvolvedor interpretar as necessidades de negócio.

Aqui, a IA vem para promover uma solução de contorno, bem como o aumento da necessidade de ferramentas low-code, mencionado em outra publicação https://www.tabnews.com.br/FlaviaCarvalho/o-futuro-da-web-precisara-de-um-tipo-diferente-de-desenvolvedor-diz-editor-senior-da-zdnet, diante da alta necessidade de profissionais no mercado de trabalho.