Executando verificação de segurança...
4

Minha Jornada para Fluência em Inglês!

Image

Saudações, entusiastas de línguas! Hoje, estou empolgado em compartilhar minha jornada em direção à fluência em inglês. Junte-se a mim enquanto exploramos os métodos, recursos e experiências que moldaram minha aventura de aprendizado de idiomas. 🚀

💡 Método #1: Cambly - Um Coach de Idiomas Pessoal: Você já desejou ter seu próprio coach de idiomas? Não procure mais do que o Cambly! Todos os dias, dedico 30 minutos para me envolver em conversas cativantes com falantes nativos de inglês. É como ter um tutor ao alcance das minhas mãos! 💬🎉

😄 Método #2: Friends: Quem disse que aprender precisa ser chato? Encontrei o remédio perfeito - séries de TV em inglês! Um dos meus favoritos de todos os tempos é Friends. Não só me proporciona umas boas risadas, mas também me ajuda a compreender expressões coloquiais. Geralmente eu assisto um episódio por dia! 📺✨

🌍 Método #3: Tandem App: Conheça o Tandem, um aplicativo notável que conecta alunos de idiomas de todo o mundo. Através do Tandem, estabeleci conexões incríveis com parceiros de idiomas de diferentes culturas. Tenho diversas conversas em inglês e, em troca, tenho a oportunidade de ensinar português a eles. É uma troca de conhecimentos e experiências culturais. 🌍💪

📚 Método #4: Livros: Para aprimorar minhas habilidades linguísticas e mergulhar em histórias cativantes, recorro a livros em inglês. Como iniciante, mergulhei em "Short Stories in English for Beginners" e "Short Stories in English for Intermediate Learners". Esses livros não apenas ampliaram meu vocabulário, mas também me expuseram a diferentes estilos narrativos. Agora, à medida que progrido, estou começando a explorar uma variedade de tópicos como "Good Vibes, Good Life" e "Atomic Habits". Através da leitura, amplio meus horizontes e adquiro uma compreensão mais profunda do idioma.

Conclusão: Embarcar em uma aventura de aprendizado de idiomas é uma experiência transformadora. Ao nos envolvermos em vários métodos, como o Cambly, séries de TV como Friends, intercâmbio de idiomas pelo Tandem e explorar o mundo dos livros em inglês, podemos acelerar nossa fluência no idioma enquanto aproveitamos a jornada.

Como Engenheiro de Software, não sou apenas apaixonado por idiomas, mas também por criar projetos incríveis. Se você deseja explorar mais dos meus artigos e projetos de aplicativos, fique à vontade para visitar meu site: www.filipirafael.com. Mantenha-se conectado e faça parte da minha jornada.

2

Caraca que post bom!
Nao sou 100% fluente em ingles ainda, mas ja me considero quase la!
Vou relatar aqui um pouco sobre os meus metodos, que nao foram rapidos nao ta, tive varias pausas no meio do caminho, desanimos e preguica, porem o mais importante e nao desistir!

Meus primeiros contatos com a lingua, assim como boa parte de nos, foi por meio dos games. Com os games eu precisava tentar entender o que tava acontencendo na tela para que eu pudesse seguir em frente na historia ou poder fazer alguma coisa, e com isso veio o inicio da minha paixao em aprender ingles.

Para que eu pudesse melhorar cada dia mais eu comecei a assistir videos no youtube, filmes, series tudo em ingles, ate mesmo o meu celular eu mudei para ingles, com isso conseguia mergulhar cada vez mais no idioma.

Com o tempo comecei a trabalhar em uma empresa que era multinacional e la alguns comunicados que eram feitos pela matriz eram em ingles, la eu percebi que o meu nivel ainda estava aquem do que deveria estar para ter um pleno entendimento, para resolver isso comecei a estudar por conta, comprando livros para isso.

Ja estava com um nivel de escrita, audicao e de leitura muito bom, mas meu nivel de conversacao precisava melhorar, mesmo assim, consegui um trabalho, onde estou ate hoje, onde a comunicacao e completamente em ingles, porque a empresa nao e baseada no Brasil.

Mesmo assim ainda precisava melhorar minha conversacao, sentia que poderia entregar mais e me expressar melhor nas reunioes, dai comecei usar o cambly tambem, porem eu desanimei, porque pra mim era um alto e o fato de ter varios professores, que e muito bom, ao mesmo tempo pra mim passou a ser ruim, porque sempre que iniciava uma nova aula, o assunto era sempre o mesmo, sempre uma introducao minha e algumas correcoes gramaticais, isso se repetia sempre, entao desanimei.

Voltando a estudar Ingles, comecei a estudar em uma escola online chamada Times idiomas, que e brasileira, isso me ajudou a preencher algumas lacunas no meu aprendizado na gramatica e como posso sempre agendar aulas para falar em ingles com outras pessoas com varios diferentes assuntos, consegui avancar muito na conversacao tambem...

esse e meu relato, continuo aprendendo e evoluindo, hoje posso dizer que consigo me expressar bem em Ingles e me virar tambem.

1

Métodos muito bons! Acredito que cada método tem sua vantagem, só que a dica que eu dou é que se você tiver tempo para aprender, ou seja, ainda não precisa da segunda língua imediatamente... Siga o método 2 por um tempo considerável.
Eu atingi fluência ao longo dos anos consumindo conteúdo em inglês e só. Obviamente gramática é um ponto que você só vai aprender se buscar, mas é válido!

1

Qual seria uma forma de estudar sem tanto recurso assim?

Para quem não pode assinar um Cambly da vida ou assinar uma plataforma de streaming e comprar livros não tão acessíveis?

1

Obrigado pelos métodos, estou montando um plano de estudos e acredito que esses métodos que você sugeriu irão me ajudar a ter consistência.

Não sei se já viu o app LingoClip, nele dá pra estudar inglês com música, o modo que mais gosto é o de ir selecionando as palavras faltando enquanto a música está tocando, está me ajudando muito a entender a pronúncia das palavras.

Gosto de usar o app Duolingo também, mas dei uma pausa nele simplesmente joguei fora uma ofensiva de mais de um ano, porém foi necessário, eu não estava aprendendo de fato, estava somente entrando no app por obrigação para dar um check no dia.

1

O Cambly 30 minutos por dia (5x na semana) custa quase 500 pila (isso com cupom), não é?
Baseado nisso, e na escolha de "Friends" como série, presumo que vc tem mais de 30 anos.

Uma dica: Não se deixe enganar. Foque no que você quer receber e não no quanto vai gastar.
Cambly é bom, mas professor entende o inglês mal falado, ele tá acostumado, e a maioria não vai corrigir 100% das suas falhas (alguns não vão corrigir nada se vc não pedir).
Ver série é legal, mas ativar legenda não ajuda, assistir e não entender nada do que aconteceu tmb não.

Falo isso pq já vi muita gente gastando uma grana e tempo pra não ter resultado nenhum, pq se enganavam no aprendizado (isso em inglês, programação, academia, nutricionista...)

Enfim, tente não cair no mesmo buraco que a maioria. Foto bonita, rotina bonita, mas nada disso garante sucesso.

1

😆

Cringe detected!

Ao que interessa: gostei da sugestão de livros. Eu não sei explicar como aprendi inglês, mas vou indicar para meus amigos.

1

Show 👏👏👏. Da Série Friends já tinham me dito realmente é uma boa. O que posso passar de experiência quando fiz intensivo de ingês básico 7 semanas de segunda a sexta, estudando 3 horas e fazendo provas é que o mais importante que tempo é constância, percebi que é melhor 1 hora ou até mesmo 30 min por dia do que apenas um dia na semana de 3 horas, claro que se conseguir todos os dias 3 horas será melhor ainda. Na época fiz e foi mais na pressão porque já tinha pago e não podia voltar atrás.
Porém teve vezes que estava sonhando em inglês. A parte engraçada disso é que no sonho não entendia o que estavam falando mas era inglês,rsrs Outra coisa engraçada foi que uma noite após a aula e fui pegar o Bus, tinha uma senhora eu falei automaticamente nem pensei Excuse-me, dai parei disse, ops com licença 😆😆😆

1

Vi os livros dos Olly Richards e fica aqui a dica para quem não o conhece: Vale muito a pena! Ele ensina diversos idiomas.

No meu caso, estou aprendendo Russo como terceiro idioma (ainda no nível intermediário B1) e os livros dele ajudam bastante.

Olly

0