Concurso da Caixa para TI e minha redação
Olá Pessoas, como vocês sabem (ou não), a CAIXA está com um concurso de Técnico Bancario Novo TI, o que é uma boa oportunidade de começar na carreira, ainda mais para quem está começando.
As informações vocês podem ver no site da cesgranrio, mas adiantando aqui, as vagas são para o nível de ensino médio, o que é ótimo, mas não se engane pois os conteúdos ainda são bem puxados.
Bom, eu também estou me preparando para fazer esse concurso, mas uma coisa que me assusta é a redação, pode ser besteira para muitas pessoas, mas para mim, que tenho uma certa dificuldade de escrever textos, me assusta, mas ainda vou tentar e por isso comecei praticando hoje mesmo.
O limite de pontos para ser aprovado na redação é de 70 pontos e o máximo é de 100 pontos e isso é bastante para mim, a redação é praticamente igual a do enem com algumas diferenças e ela é somente de caracter eliminatório, portanto se eu não atingir os 70 pontos eu to fora, o que é bastante broxante se isso acontecer.
Hoje, eu comecei pegando o tema da redação da prova anterior do concurso, para praticar a estrutura da redação cujo o tema é "De que modo a proteção dos dados dos clientes contribui para a confiabilidade de uma empresa?".
Bom, para fazer essa redação, eu apenas me baseei nos próprios textos que são dados a nós para situar a discução, apesar disso, eu gostaria que alguém podesse avaliar ao menos se minha redação está no mínimo no nível aceitavel e que se fosse para me dar pontos, quantos vocês me dariam com base na escala de no máximo 100 pontos.
Minha redação:
De que modo a proteção dos dados dos clientes contribui para a confiabilidade de uma empresa?
A informação é algo muito importante, principalmente nos tempos atuais, onde muitas empresas acabam tendo acesso a muita informação de seus clientes, desde de seus endereços, idade até informações de documentos pessoais e cartões de créditos, que se essas informações caírem na mão de pessoas erradas, podem acabar prejudicando e muito os clientes da empresa cujo as informações foram roubadas.
Sabendo disso, pessoas mal intencionadas podem acabar comprando coisas, usando como o exemplo o cartão de crédito, assim endividando a vítima ou pelo menos causando muita dor de cabeça a ela, o que logicamente faz com que o cliente perca a confiança na empresa e muitas das vezes acabe optando por deixar de utilizar serviços ou produtos da empresa, portanto é de muita importância a proteção desses tipos de dados, fazendo assim com que o cliente se sinta seguro, o que pode acarretar em varias coisas, como a recomendação da empresa para outras pessoas e claro, gerando uma confiança na empresa por parte do cliente.
Outra coisa que ajuda muito ao cliente ter confiança na empresa, é ela mostrar para seus clientes por meio de algum canal de comunicação, que ela está focada em garantir a segurança dos dados, assim mostrando gráficos, índices ou alguma outra forma que mostre com clareza o quão focada a empresa está em proteger seus dados.
Portanto, podemos ver que ao investir em uma boa segurança, os clientes da empresa acabam tendo mais confiança nela, pois qualquer falha, por mais simples que seja, que acabem vazando alguma informação dos clientes, acaba que por muitas das vezes fazendo eles perderem a confiança na empresa, assim tornando-se muito difícil recuperar a confiança, não só dos clientes afetados, como acaba sendo muito difícil alguém de fora confiar na empresa, assim prejudicando a imagem da mesma.