[TabNews] Desempenho no Google Discover
Fala Turma, tudo certo?
Hoje venho pedir ajuda e opiniões sobre como podemos recuperar nosso desempenho no Discover do Google.
Discover
O Discover mostra, aos usuários de dispositivos móveis, notificações sobre conteúdos relacionados aos interesses deles com base em suas atividades na Web e nos apps. Não são notificações exclusivas sobre notícias, mas é notável a priorização que é dada a esse tipo de conteúdo, principalmente aos assuntos que estão em alta no momento da recomendação.
Mas não basta falar sobre assuntos do momento, pois é preciso prezar pela qualidade do texto, conter boas imagens relacionadas e conter no título um resumo descritivo e útil do conteúdo.
Todos esses fatores (e muitos outros) são considerados pelo Google ao escolher o que será recomendado aos seus usuários, mas também é considerado o histórico do site. De acordo com o desempenho das recomendações anteriores, o Google começa a recomendar menos ou mais vezes os conteúdos daquela origem.
Apesar do Google só mostrar basicamente 3 indicadores, que são o número de impressões, o número de cliques e o CTR (porcentagem de impressões que resultaram em um clique), o que faz parecer que é mais importante ser chamativo no título e nas imagens para atrair mais cliques, na verdade ele consegue avaliar de diversas formas se a recomendação foi bem recebida ou não, pois tem acesso à maneira que o usuário interagiu após clicar na recomendação, por exemplo, se permaneceu lendo o conteúdo ou se saiu rapidamente, além de dar a opção para o usuário avaliar se a recomendação foi relevante ou não.
Portanto, usar imagens e títulos exagerados ou enganosos pode acabar atraindo cliques (inicialmente), mas faz as recomendações serem classificadas como "não relevantes", diminuindo o número de impressões futuras do mesmo site, ou que diminuirá o alcance tanto dos conteúdos de qualidade, como dos chamativos.
Nosso Desempenho
Desde o lançamento do TabNews, em novembro passado, cerca de 7% dos nossos visitantes vieram através do Discover. E o pico chegou a 11% (olhando entre a metade de março até a metade de maio). Mas desde o dia 25 de maio entramos em uma queda significativa no número de impressões, ou seja, no número de vezes que conteúdos do TabNews apareceram como sugestão para os usuários do Discover.
Discover (% do total) | Últimos 7 dias | Últimos 30 dias | 60 dias anteriores | Total desde novembro |
---|---|---|---|---|
Visitantes | 568 (1%) | 6 mil (4%) | 43 mil (11%) | 97 mil (7%) |
Visualizações | 632 (0%) | 6 mil (1%) | 49 mil (4%) | 107 mil (2%) |
Incluindo os usuários do Discover, cerca da metade dos nossos visitantes diários chegam de diferentes formas relacionadas ao Google, sendo a grande maioria da ferramenta de pesquisa. Essa proporção vem se mantendo aproximadamente constante nos últimos meses, e tudo indica que estamos bem com relação a SEO, mas boa parte dos critérios de classificação no buscador são comuns ao Discover, então precisamos cuidar bem dos conteúdos que são publicados no TabNews, ou, no mínimo, escolher bem os que serão indexados.
Desempenho no Discover nos últimos 3 meses
Notem a queda nas impressões e, consequentemente, nos cliques ocorridos após 25 de maio.
Desempenho nos Resultados de Pesquisa (WEB) no Google nos últimos 3 meses
Mudanças nas publicações da NewsletterOficial
Até o dia 19 de abril, a NewsletterOficial criava cerca de 7 publicações diariamente no TabNews, sendo um novo conteúdo para cada notícia que saia na Newsletter do Filipe Deschamps.
Mas no dia 20 de abril foi criada uma publicação com um questionamento muito pertinente:
"O TabNews deveria limitar a quantidade de criação de Posts?"
E dentro dessa publicação a NewsletterOficial
foi citada por ser um exemplo de usuário que postava uma sequência de conteúdos de uma só vez.
A partir daí, por alguns dias, a NewsletterOficial
passou a criar apenas uma publicação por dia, selecionando uma das notícias da Newsletter, ou seja, o número de notícias que seguem os critérios do Discover publicadas diariamente no TabNews foi reduzido.
Já em 4 de maio a estratégia mudou e passou a ser criada uma publicação contendo todas as notícias do dia. Então o número de notícias aumentou, mas não de uma forma interessante para o Discover, pois não existe um link específico de cada notícia, o título agora é mais genérico, e não existem imagens que se relacionem com todas as notícias do dia.
O resultado disso foi a diminuição do CTR nos conteúdos publicados pela Newsletter no TabNews (caiu de 6,2 para 1,8%).
Análise preliminar
Primeiro é importante notar que o Google enxerga o TabNews como uma só fonte de conteúdos. Ele não faz recomendações de acordo com o autor de cada publicação, mas sim pelo conteúdo em si, e pelo desempenho geral do site.
Então no período em que a NewsletterOficial
passou a publicar apenas um conteúdo por dia, a quantidade de recomendações no Discover (impressões) se manteve no mesmo patamar por um tempo, pois o desempenho passado tem um peso forte no número de impressões futuras. Mas ficamos sem as publicações da NewsletterOficial
, que se somavam a outros conteúdos de qualidade, e isso diluía o impacto negativo de uma ou outra publicação ruim que por algum motivo entrasse no conjunto das que o Google escolhia recomendar.
No final de maio tivemos algumas publicações, de diferentes usuários, que o Google resolveu recomendar bastante, mas que tiveram um CTR muito ruim, e logo após se iniciou a diminuição drástica no número de impressões. Não vou citar quais foram as publicações, até porque, como eu expliquei acima, o Google só nos mostra o CTR, mas considera diversos outros fatores, então essas publicações podem não ter sido as verdadeiras responsáveis pelo mal desempenho que se iniciou.
Mas o fato é que, com menos impressões, menos conteúdos são escolhidos para serem recomendados, e ficamos sujeitos ao desempenho de poucos conteúdos isolados que forem recomendados, ao invés de uma média geral dos conteúdos do site. Também é fato que, quando isolamos os números da NewsletterOficial
, o CTR diminuiu bastante com a nova forma de publicar.
O que podemos fazer?
NewsletterOficial
Umas das ações que eu acredito que irá ajudar é se a NewsletterOficial
voltar a publicar cada notícia isoladamente, o que vai aumentar a diversidade de conteúdos, e voltar a contribuir para o desempenho no Discover.
Sobre a "monopolização" do feed, mudanças foram feitas, e qualquer usuário continua podendo publicar uma sequência de conteúdos, mas eles, a princípio, só vão aparecer na aba de recentes. Na aba de relevantes só vão ser mostrados diferentes conteúdos de um mesmo usuário se esses conteúdos já tiverem sido bem avaliados e/ou tiverem interações, como comentários.
O que vocês pensam sobre a volta das publicações da NewsletterOficial
como antes?
Indexação
O outro ponto que acredito que irá melhorar nosso desempenho no Discover, e também tem potencial de melhorar o desempenho nos resultados de pesquisa, é informar ao Google que conteúdos mal avaliados dentro do TabNews não devem ser indexados.
Uma forma mais radical seria só deixar ser indexado os conteúdos que receberem interações positivas, mas acredito que isso poderia atrasar a indexação de bons conteúdos, então eu não iria por esse caminho.
Acredito que pode ser suficiente se continuarmos deixando os novos conteúdos serem indexados, mas solicitarmos a exclusão dos indexadores para os conteúdos assim que eles forem mal avaliados pelos usuários do TabNews.
O que acham dessa ideia de excluir da indexação os conteúdos mal avaliados?
Outras ideias?
Quem tiver outras ideias e sugestões para melhorar o desempenho no Discover, por favor, não deixe de nos ajudar. 💪