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[TabNews] Desempenho no Google Discover

Fala Turma, tudo certo?

Hoje venho pedir ajuda e opiniões sobre como podemos recuperar nosso desempenho no Discover do Google.

Discover

O Discover mostra, aos usuários de dispositivos móveis, notificações sobre conteúdos relacionados aos interesses deles com base em suas atividades na Web e nos apps. Não são notificações exclusivas sobre notícias, mas é notável a priorização que é dada a esse tipo de conteúdo, principalmente aos assuntos que estão em alta no momento da recomendação.

Mas não basta falar sobre assuntos do momento, pois é preciso prezar pela qualidade do texto, conter boas imagens relacionadas e conter no título um resumo descritivo e útil do conteúdo.

Todos esses fatores (e muitos outros) são considerados pelo Google ao escolher o que será recomendado aos seus usuários, mas também é considerado o histórico do site. De acordo com o desempenho das recomendações anteriores, o Google começa a recomendar menos ou mais vezes os conteúdos daquela origem.

Apesar do Google só mostrar basicamente 3 indicadores, que são o número de impressões, o número de cliques e o CTR (porcentagem de impressões que resultaram em um clique), o que faz parecer que é mais importante ser chamativo no título e nas imagens para atrair mais cliques, na verdade ele consegue avaliar de diversas formas se a recomendação foi bem recebida ou não, pois tem acesso à maneira que o usuário interagiu após clicar na recomendação, por exemplo, se permaneceu lendo o conteúdo ou se saiu rapidamente, além de dar a opção para o usuário avaliar se a recomendação foi relevante ou não.

Portanto, usar imagens e títulos exagerados ou enganosos pode acabar atraindo cliques (inicialmente), mas faz as recomendações serem classificadas como "não relevantes", diminuindo o número de impressões futuras do mesmo site, ou que diminuirá o alcance tanto dos conteúdos de qualidade, como dos chamativos.

Nosso Desempenho

Desde o lançamento do TabNews, em novembro passado, cerca de 7% dos nossos visitantes vieram através do Discover. E o pico chegou a 11% (olhando entre a metade de março até a metade de maio). Mas desde o dia 25 de maio entramos em uma queda significativa no número de impressões, ou seja, no número de vezes que conteúdos do TabNews apareceram como sugestão para os usuários do Discover.

Discover (% do total)Últimos 7 diasÚltimos 30 dias60 dias anterioresTotal desde novembro
Visitantes568 (1%)6 mil (4%)43 mil (11%)97 mil (7%)
Visualizações632 (0%)6 mil (1%)49 mil (4%)107 mil (2%)

Incluindo os usuários do Discover, cerca da metade dos nossos visitantes diários chegam de diferentes formas relacionadas ao Google, sendo a grande maioria da ferramenta de pesquisa. Essa proporção vem se mantendo aproximadamente constante nos últimos meses, e tudo indica que estamos bem com relação a SEO, mas boa parte dos critérios de classificação no buscador são comuns ao Discover, então precisamos cuidar bem dos conteúdos que são publicados no TabNews, ou, no mínimo, escolher bem os que serão indexados.

Desempenho no Discover nos últimos 3 meses

Desempenho no Discover nos últimos 3 meses

Notem a queda nas impressões e, consequentemente, nos cliques ocorridos após 25 de maio.

Desempenho nos Resultados de Pesquisa (WEB) no Google nos últimos 3 meses

Desempenho nos Resultados de Pesquisa no Google nos últimos 3 meses

Mudanças nas publicações da NewsletterOficial

Até o dia 19 de abril, a NewsletterOficial criava cerca de 7 publicações diariamente no TabNews, sendo um novo conteúdo para cada notícia que saia na Newsletter do Filipe Deschamps.

Mas no dia 20 de abril foi criada uma publicação com um questionamento muito pertinente:

"O TabNews deveria limitar a quantidade de criação de Posts?"

E dentro dessa publicação a NewsletterOficial foi citada por ser um exemplo de usuário que postava uma sequência de conteúdos de uma só vez.

A partir daí, por alguns dias, a NewsletterOficial passou a criar apenas uma publicação por dia, selecionando uma das notícias da Newsletter, ou seja, o número de notícias que seguem os critérios do Discover publicadas diariamente no TabNews foi reduzido.

Já em 4 de maio a estratégia mudou e passou a ser criada uma publicação contendo todas as notícias do dia. Então o número de notícias aumentou, mas não de uma forma interessante para o Discover, pois não existe um link específico de cada notícia, o título agora é mais genérico, e não existem imagens que se relacionem com todas as notícias do dia.

O resultado disso foi a diminuição do CTR nos conteúdos publicados pela Newsletter no TabNews (caiu de 6,2 para 1,8%).

Análise preliminar

Primeiro é importante notar que o Google enxerga o TabNews como uma só fonte de conteúdos. Ele não faz recomendações de acordo com o autor de cada publicação, mas sim pelo conteúdo em si, e pelo desempenho geral do site.

Então no período em que a NewsletterOficial passou a publicar apenas um conteúdo por dia, a quantidade de recomendações no Discover (impressões) se manteve no mesmo patamar por um tempo, pois o desempenho passado tem um peso forte no número de impressões futuras. Mas ficamos sem as publicações da NewsletterOficial, que se somavam a outros conteúdos de qualidade, e isso diluía o impacto negativo de uma ou outra publicação ruim que por algum motivo entrasse no conjunto das que o Google escolhia recomendar.

No final de maio tivemos algumas publicações, de diferentes usuários, que o Google resolveu recomendar bastante, mas que tiveram um CTR muito ruim, e logo após se iniciou a diminuição drástica no número de impressões. Não vou citar quais foram as publicações, até porque, como eu expliquei acima, o Google só nos mostra o CTR, mas considera diversos outros fatores, então essas publicações podem não ter sido as verdadeiras responsáveis pelo mal desempenho que se iniciou.

Mas o fato é que, com menos impressões, menos conteúdos são escolhidos para serem recomendados, e ficamos sujeitos ao desempenho de poucos conteúdos isolados que forem recomendados, ao invés de uma média geral dos conteúdos do site. Também é fato que, quando isolamos os números da NewsletterOficial, o CTR diminuiu bastante com a nova forma de publicar.

O que podemos fazer?

NewsletterOficial

Umas das ações que eu acredito que irá ajudar é se a NewsletterOficial voltar a publicar cada notícia isoladamente, o que vai aumentar a diversidade de conteúdos, e voltar a contribuir para o desempenho no Discover.

Sobre a "monopolização" do feed, mudanças foram feitas, e qualquer usuário continua podendo publicar uma sequência de conteúdos, mas eles, a princípio, só vão aparecer na aba de recentes. Na aba de relevantes só vão ser mostrados diferentes conteúdos de um mesmo usuário se esses conteúdos já tiverem sido bem avaliados e/ou tiverem interações, como comentários.

O que vocês pensam sobre a volta das publicações da NewsletterOficial como antes?

Indexação

O outro ponto que acredito que irá melhorar nosso desempenho no Discover, e também tem potencial de melhorar o desempenho nos resultados de pesquisa, é informar ao Google que conteúdos mal avaliados dentro do TabNews não devem ser indexados.

Uma forma mais radical seria só deixar ser indexado os conteúdos que receberem interações positivas, mas acredito que isso poderia atrasar a indexação de bons conteúdos, então eu não iria por esse caminho.

Acredito que pode ser suficiente se continuarmos deixando os novos conteúdos serem indexados, mas solicitarmos a exclusão dos indexadores para os conteúdos assim que eles forem mal avaliados pelos usuários do TabNews.

O que acham dessa ideia de excluir da indexação os conteúdos mal avaliados?

Outras ideias?

Quem tiver outras ideias e sugestões para melhorar o desempenho no Discover, por favor, não deixe de nos ajudar. 💪

Carregando publicação patrocinada...
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Eu concordo com a ideia de deixar publicar notícia isoladamente, não acho que isso deveria ser um problema... se for um tópico que não tem relevancia, naturalmente os tabcoins vão dizer pra ele ir pra baixo.

Outra sugestão seria deixar a pessoa que faz a publicação personalizar a imagem de compartilhamento, o que acha? Hoje todas usam aquela imagem padrão com o título, mas talvez se for uma notícia que tenha uma imagem, ela pode ter um resultado melhor.

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Não sei se foi coincidência, mas o TabNews só começou a aparecer pra mim no Discover depois que eu passei a acessar aqui organicamente.

Creio que a opção de ter imagens de destaque, e indexar/desindexar baseado nas avaliações, seria uma boa estratégia.

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O que vocês pensam sobre a volta das publicações da NewsletterOficial como antes?

O problema que tinha antes era que a Newsletter postava várias publicações de uma vez, monopolizando a Home. Sem contar que a maioria não recebia muitas interações (sejam votos ou comentários). Mesmo que isso não aconteça mais na aba de Relevantes, ainda acho meio ruim um mesmo usuário postar vários em sequência. De vez em quando, ainda é perdoável, mas a Newsletter posta todo dia (mesmo sendo uma conta oficial do site, ainda acho meio ruim que ela tenha esse "pequeno monopólio diário").

Mas claro, se é tão importante resolver essa questão do Google Discover (a ponto de compensar ter um usuário que todo dia monopoliza a aba Recentes), vá em frente :-)

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Quais são so pontos principais:

  • Postagens mal feitas
  • Textos ruins
  • Avaliações ruins

Se a indexação desses estão atrapalhando o discover do TabNews vejo como prioridade retirálos, o novo atraiu muita gente, mas vejo que agora são poucos os que realmente vem com assuntos interessantes e que realmente vão trazer valor ao SEO do TabNews.

O TabNws precisa ser um lugar massa como o Filipe sempre quis, porém pra isso precisamos avaliar também a qualidade daquilo que é enviado para o Discover.

Um exemplo, foi esses dias prá trás um usúario falando que o Filipe fez algo pra ele, foi mal avaliado por várias pessoas, e se isso entrar no SEO vai atrapalhar.

Concordo então em retirar aqueles desinteressantes, isso motiva os usuários a melhorar suas publicações. Lembrando que as minhas não são melhores, mas tambémm tem um pouco de valor.

Não queremos que vire um StackOverflow onde você tem um requisito mínimo para uma questão, mas queremos sim que todos sejam vistos, desde que, com qualidade.

Uma questão. Mesmo que comentários não sejam "POSTS", esses também são indexados? É uma questão de um leigo, comentários em sua maioria não agregam muita coisa aos posts, os mesmos não tem títulos, ou textos com qualidade, exemplos.

"Nossa maneiro, que legal"
"Interessante, gostei do seu ponto".

Então espero que mais pessoas pensem e ajudem a melhorar a qualidade do conteúdo.

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Lendo um pouco a documentação da central de pesquisa do Google, creio que o uso de imagens do TabNews poderia ser um fator a contribuir, pelo menos uma cover image.
Também não não analisei o código fonte do site com profundidade, então não sei se estão trabalhando com dados estruturados (https://developers.google.com/search/docs/appearance/structured-data/article?hl=pt-br), se não pode ser uma boa implementar na próxima versão.

Não sei se minha contribuição seria válida, mas particularmente de uns meses pra cá o Google Discover tem errado muito no tipo de conteúdo que me apresenta (mesmo com as personalizações ativadas). As sugestões que chegam são de matérias com títulos click bait e de preferência de sites com muita propaganta. Sério, a quatidade é tamanha que meu celular chega a esquentar pra renderizar tanta imagem. Desativei a função pois me cansava entrar nas matérias e ter que ler tanta coisa redundante com um Ad entre cada parágrafo.
Eu queria mesmo que o TabNews fosse uma sugestão pra mim, é mais útil que muito site de notícia grande.

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Sou leigo em desenvolvimento, então relevem caso meu comentário seja sem noção kkk

Mas vamos lá, creio que deveria voltar a publicar a newsletter oficial com notícias isoladas, mas em horários diferentes para não monopolizar. ( não sei se era assim).

Outro ponto é educar os usuários, ensiná-los como criar e estruturar o conteúdo aqui,( falo por mim,levei uns puxão de orelha hj pq falaram que meu conteúdo era irrelevante,mas a forma que publiquei foi intencional dei control C e V de um read.me, o objetivo era levar o pessoal pro github pq lá o conteúdo já tava super estruturado e eram mais de trocentos links).
Então ensinar como criar o conteúdo, a estrutura, como devem escrever seus pots, dicas de SEO, são interessantes.

Cria uma documentação e deixa fixado em algum lugar, pode ser do lado do botão de criar "novo Conteúdo", assim que for escrever algo já vai ter uma noção de como fazer algo bem feito.

Uma opção de estrutura de conteúdo é criar um sistema fixo de tags ou estrutura por cores para as categorias e tópicos que ficaria visivel no título, exemplos:

  • Dúvidas
  • Ferramentas
  • Novidades
  • Etc
  • Etc

Eu acho que a galera usa o [Assunto ]

Se criar um padrão de estrutura , onde os contedudos são classificados por assunto, fica mais fácil para o usúario ver e decidir se faz sentido acessar e ler ou não, evitando o cara entrar no conteúdo e fazer um texto de chatisse que não gostou ou dar deslike por puro ego, pois ficou irritadinho com o conteúdo que leu e não gostou.

Creio que outra coisa que facilita a vida de quem tá aqui e ajudaria a evitar muito post repetido perguntando a mesma coisa, é criar a barra de busca, mete um Algolia, ou um Google Search e já era, kkk isso vai ajudar muita na qualidade e quantidade de conteúdo/perguntas irrelevantes sendo publicado duplicados.

Outra coisa que talvez faria sentido, revendo seria criar algo semelhante ao Quora, em questão de UX, pode ser um boa pensar em questões assim, pois sabemos que essa rede, o TabNews é sucesso, e creio que pode ou se já não é a melhor rede de conteudo DEV.

Bom, eu não sou dev, apenas um entusiasta em tecnologia e por mais que eu não vá desenvolver, aqui tem sido um lugar de muito aprendizado, aqui me atualizo e me ajuda a aplicar os conteúdos em outra área de atuação, que no caso é a comercial de tecnologia.