Executando verificação de segurança...
6

# Do Excel ao Python: Uma breve introdução

Sabemos que o Microsoft Excel é o software de planilha mais popular do mundo. É um programa extremamente poderoso que é usado por milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, o Excel tem suas limitações. Em determinado momento da sua carreira quando estiver trabalhando com grandes volumes de dados, o Excel pode se tornar lento e difícil de usar.

Por que migrar para o Python?

Python é uma linguagem de programação extremamente popular que pode ser usada para processar dados em massa. Além de ser mais rápido que o Excel, ele também é muito mais flexível. Com o Python, você pode escrever scripts para automatizar tarefas repetitivas e complexas, automatizando grande parte das suas necessidades

Migração do Excel para o Python não é tão difícil quanto pode parecer. Se você souber o básico da linguagem Python, você poderá aprender a usar o Python para processar seus dados em pouco tempo, existem algumas coisas que o Python pode fazer que o Excel simplesmente não pode. Por exemplo, o Python pode ser usado para criar gráficos em 3D e animações. Ele também pode ser usado para processar dados em tempo real, o que é impossível de fazer no Excel.

Python também é muito mais fácil de aprender do que o Excel. Se você está apenas começando a usar o Python, existem muitos recursos online que podem ajudá-lo a aprender a linguagem. Além disso, existem muitos livros e vídeos sobre Python disponíveis na internet.

Se você está pronto para migrar do Excel para o Python, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

Dicas que utilizo em minha jornada

  1. Comece com um curso básico de Python.
    Parece obvio, mas a pressa faz com que pulemos etapas importantes de aprendizagem, e existem muitos cursos online gratuitos que podem ensiná-lo a programar em Python. Depois de concluir um curso básico, você estará familiarizado com a sintaxe da linguagem Python e com algumas das principais bibliotecas.
    Para aprender gratuitamente aconselho o canal do Curso em Video no Youtube, e no Coursera, que possuem excelentes cursos gratuitos.

  2. Encontre um tutorial de Python para processar dados.
    Existem muitos tutoriais disponíveis na internet que ensinam como usar o Python para processar dados. Esses tutoriais geralmente usam exemplos para mostrar como o Python pode ser usado para manipular dados em massa.

  3. O Principal que você precisa saber.
    É comum quando queremos migrar do Excel para o Python, pensar, -se fosse no excel eu já teria terminado, ou que seria muito mais fácil, esse é nosso primeiro limitador, a forma que eu encontrei para facilitar esse processo, foi listar as principais funções que utilizo no Excel, e pesquisar como faze-las em Python, seja utilizando uma biblioteca ou uma função nativa, e isso tem me ajudado bastante, principalmente a não ficar me sabotando, talvez isso ajude você tambem.

  4. Procure um projeto no GitHub que utilize o Python para processar dados.
    O GitHub é uma plataforma online que permite que você visualize e compartilhe códigos-fonte. Muitos desenvolvedores compartilham seus projetos no GitHub, incluindo muitos projetos que usam o Python para processar dados.

  5. Aqui vão três dicas para qualquer linguagem de programação: Praticar, praticar e praticar!
    Saber a teoria é ótimo, mas você só vai aprender mesmo, quando colocar a mão na massa, pois só se aprende a programar progrmando.

Conclusão

Essa transição não será fácil e muito menos rápida, é necessario estudar muito, pesquisar, ler documentações, praticar com problemas reais, mas Python é uma linguagem de programação extremamente poderosa e versátil. Ele pode ser usado para fazer coisas que o Excel simplesmente não pode. Se você estiver pronto para migrar do Excel para o Python, existem muitos recursos disponíveis online que podem ajudá-lo a aprender a linguagem.

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito legal seu tab Fabio.
Fiquei com uma duvida, de quem nunca pensou em substituir o Excel por Python. Haha.
Serve pra tudo?
Por exemplo; voce recebe uma planilha financeira em XLSX, usa algum calculo, processa, gera graficos sei lá e salva de volta em XLSX e envia pra alguem?

1

Olá dkmillares.
Deixa eu contextualizar,kkkk
É que escrevi baseado na minha dor ou no meu problema, eu sou Analista de Controladoria, e sempre trabalhei com analise de dados, conheço muito pouco quase nada de programação(cada dia um pouco mais), e ao longo do tempo conheci algumas pessoas com o mesmo sentimento e as mesmas dificuldades,

agora sim para a pergunta, eu acho que sim python pode ser utilizado em tudo, mas de verdade em casos pequenos/médios o Excel por si só é uma excelente ferramenta e resolve,

o que aconteceu trabalhando na industria, assim como aconteceu em todo lugar, é que a quantidade de dados estão aumentando exponencialmente, e ter ferramentas eficazes faz muita diferença, um excemplo: eu tinha uma planilha para construção da DRE por produto que tinha quase 1gb, e quando abria, ela ficava pelo menos uns 20 minutos carregando, fora q qualquer alteração em tabela dinâmica era no minimo uns 10 minutos, no fim meu tempo analisando era muito baixo, pois passava muito tempo esperando,

hoje com Python, eu faço o tratamento dos dados os calculos e deixo um CSV pronto para importação, direto no Power BI, a planilha q eu levava o dia inteiro e não conseguia distribuir, hoje eu atualizo em 20 - 30 minutos e faço a distribuição para cada responsável,

Acho que me alonguei de mais na resposta,..kkkkk

mas resumindo se não quiser ler textão, sim serve para tudo, mas não é eficiente em tudo, as vezes o Excel é mais pratico.

2

Ahh entendi Fabio.
Que fiquei viajando nas possibilidades já. Hahah

Imagina cara, muito obrigado pela paciencia de explicar ai tbm, valeu mesmo. 🤗