Como usar OneDrive como uma CDN de alta performance gratuita
O que, e por quê?
Se você hoje trabalha na internet, ou já teve algum projeto que precisou de entrega de conteúdo em grande escala, sabe que é difícil encontrar serviços de hospedagem que suportam uma demanda repentina e pesada. Planos de hospedagem de sites hoje, geralmente tem uma limitação entre 100Mbps até 1Gbps de banda, que de acordo com a velocidade média da internet do Brasileiro (113.55 Mbps) suportaria 10 pessoas fazendo o download de um conteúdo em uma velocidade reduzida.
A velocidade média da internet do brasileiro evoluiu muito com o tempo, entretanto, os planos de hospedagem parecem ter parado no tempo, com os mesmos limites de banda, até mesmo quando se compra em empresas conhecidas por serem mais atualizadas com a realidade, como a OVH, onde vários de seus servidores Bare Metal possuem uma conexão máxima de até 1Gbps.
Pensando nisso, foram criadas as CDNs (Content Delivery Network), elas server para entregar um conteúdo de alta demanda para o seu usuário sem as limitações comuns dos serviços de hospedagem hoje em dia, entretanto, elas podem ser um pouco caras 😬
Pensando nisso, decidi compartilhar o meu método de compartilhar arquivos totalmente legal, gratuito e super mega hiper rápido para os seus clientes.
Depois de toda essa introdução, bora pro tutorial?
Vá para o seu OneDrive (https://onedrive.live.com/) e envie um arquivo para ele, se não tiver uma conta, é só criar.
Agora que você enviou, clique com o botão direito nele e aperte em inserir, como na imagem
Na aba que ele abrir no lado direito da tela, clique no botão azul "Gerar" e você receberá um código Iframe, nós não iremos utilizar esse código, na verdade vamos extrair uma informação dele e alterar, então copie ele e cole em um bloco de notas.
Esse é o meu:
<iframe src="https://onedrive.live.com/embed?cid=D3A14AD9A72B3132&resid=D3A14AD9A72B3132%211587&authkey=AFgXU-hlwERth3U" width="98" height="120" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>
Agora, o que eu quero que você faça é o seguinte, presta atenção nessa bagunça de letras, dentro dele tem um LINK, e eu quero que você apague tudo que tem antes e depois desse link, dessa forma:
https://onedrive.live.com/embed?cid=D3A14AD9A72B3132&resid=D3A14AD9A72B3132%211587&authkey=AFgXU-hlwERth3U
Agora, você extraiu o link do código, mas esse link ainda não está pronto para ser utilizado, antes, você precisa mudar um argumento especifico dentro desse link, e o argumento em questão é o "embed"
Troque esse "embed" por um "download", dessa forma:
https://onedrive.live.com/download?cid=D3A14AD9A72B3132&resid=D3A14AD9A72B3132%211587&authkey=AFgXU-hlwERth3U
Pronto! Você tem seu link direto, ilimitado tanto em velocidade quanto em quantidade de downloads e pode usar e abusar, até a Microsoft decidir que chega.
Para imagens o processo é mais de boa, já que ele já te entrega o link direto quando você clica em inserir lá no OneDrive, inclusive, você pode até escolher o tamanho da imagem no link que é entregue para você, e a imagem é automaticamente modificada para caber no tamanho que você solicitar:
Mas lembrando galera!
Isso é permitido pela Microsoft pois por todos esses anos não houve mau uso extremo, então vamos cuidar para não perdermos isso, o Google Drive também tinha essa funcionalidade, hoje ela foi retirada por conta do pessoal usando o Google Drive para hospedar filme! O google drive ainda tem essa funcionalidade, esse comentário fala sobre isso: https://www.tabnews.com.br/natanael755/0674c26a-a975-441c-94cd-c7e5d2b1135a
A feature de inserir do OneDrive é incrível e devemos tratar ela bem, se você for usar ela de forma MUITO EXTREMA, dá uma olhadinha no serviço de CDN do CloudFlare, eles possuem um serviço extremamente barato e eu recomendo muito :)
Obs: As imagens desse tutorial foram entregues pela CDN do OneDrive 😉