Uso Neovim há mais de 1 ano como editor padrão e antes disso já tinha tentado usar Vim algumas vezes, mas ter que configurar as coisas em vim script sempre me fazia voltar para o VS Code. Aqui vai alguns pontos que eu acho importante (não vejo conteúdo BR tirando Akita e Filipe, então talvez sejam coisas comentadas, mas não tenho conhecimento):
- Se quer um editor de texto que faça as coisas do VS Code, você quer um VS Code e não outro editor de texto. Não tem sentido mudar sua ferramenta para outra se quer que a outra seja a igual a sua atual. Se está mudando, espera-se, pasme, mudanças.
- Se não quer perder tanto tempo configurando Neovim, mas quer aproveitar as keybinds, é só usar um emulador no seu editor atual. Acho o do VS Code podre, mas o da JetBrains é bom. Se realmente quiser o Neovim, existem as chamadas distros (ex.: LazyVim), que já vêm com várias coisas instaladas por padrão e deixam adicionar outras por fora.
- O propósito de um editor de texto é justamente ter poucas funcionalidades, infelizmente, por algum motivo, o editor mais conhecido é VS Code, mas vendo Sublime e Notepad++ é possível perceber como são simples e com uma barreira menor que (Neo)Vim. Eu mesmo não uso uma distro, configurei do zero, lendo documentação e tudo mais, porque eu tenho no meu editor apenas o que eu sei que preciso/quero. O VS Code vem com um monte de funcionalidades e para se tornar "funcional" ainda tem que colocar mais plugins. É um intermédio de IDE e editor de texto horrível, sendo ruim nos dois casos: não é leve e mínimo como um editor e nem tem todas as funcionalidades de uma IDE especializada em alguma linguagem.
- Minha mudança de VS Code para o Neovim teve muito a ver com o fato do LSP de C ser extremamente lento.
- Depois que entrei nesse buraco de Vim, comecei a usar as keybinds para tudo e acho muito gostosinho. Uso Vimium para mexer no navegador e a maioria dos programas ou sites focados em escrita tem o modo vim possível de ativar nas configurações (ex.: LeetCode, Obsidian).
- Usar Neovim me fez realmente aprender a usar meu editor, saber os atalhos e como as coisas estão funcionando. Você precisa usar Neovim para aprender essas coisas? Não, mas também não existe estímulo de aprender quando você usa editores que deixam tudo abstraído, mesmo sendo possível.
No fim das contas o importante é escrever código, independente do meio que você prefere.
Todas as minhas opiniões são baseadas no meu uso de Neovim em Linux e não posso afirmar se em Windows é tão bom quanto.