Fazer um adendo com mais uma dica, procure saber o maximo possivel de ingles hoje em dia, desde jovem tive um pensamento com certeza errado " para que estudar ingles se não pretendo sair do pais " e realmente depois de 15 anos concerteza sair do pais não está nos meus planos mas nessa profissão isso é necessario.
Já perdi diversas oportunidades e passei muita vergonha por ser testes e entrevistas em ingles, trabalho a 3 anos para uma agencia de São Paulo de maneira remota e nunca tive problemas com linguagem mas recentemente tive uma reunião e só no ultimo momento fui saber que o novo cliente da agencia é americano e a reunião seria em ingles, eram 3 profissionais da agencia contando comigo e 4 da empresa cliente incluindo seu proprietario, foram todas perguntas simples se feitas em meu idioma responderia em segundos mas passei 2 horas de pura vergonha naquela entrevista.
Então meus caros amigos estudem ingles, isso pode garantir uma boa oportunidade ou evitar uma grande vergonha.
Recentemento fui contatado por um hunter no LinkedIn para um vaga internacional. E como era de se esperar, não continuei o processo pela questão do idioma. Até alguns meses atrás eu tinha o pensamento que conseguir um emprego fora do país seria extremamente difícil e nunca coloquei o inglês como prioridade. Agora estou correndo atrás do prejuízo.
Mesmo se não fosse pelo trabalho, aprender pelo menos a se comunicar em inglês vai ser útil em muitos momentos da vida.
Com certeza, inglês não é obrigatório, mas não dá para dizer que não ajuda e MUITO
Claro, não se trata de algo obrigatorio, tanto é que na maioria das plataformas de emprego para desenvolvedores eles colocam ingles como " diferencial ", o ingles está enraizado na própria programação, tendo um ingles considerado avançado talvez até o aprendizado de muitas linguagens ou até o entendimento de diversas documentações se torna mais facil.