Executando verificação de segurança...
1

[Dúvida] Como construir templates de e-mail html que atenda a todos os serviços de e-mail?

Opa galera!

Estou me aprofundando na escrita do html semântico para e-mails, mas encontrei alguns conteúdos simplistas pertinentes ao assunto.

A missão é entender como escrever um e-mail html que fique padronizado pelo menos para os maiores serviços de e-mail. Gostaria de dicas e conteúdos que possam ajudar obrigado!

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu utilizo como ponto de partida, repósitórios do Github criados com a finalidade de compartilhar templates de e-mail. Se você pesquisar no Google por "github html email template" você irá encontrar diversos repositórios com templates que podem servir como base para criação de novos templates ou como fonte de estudos. Alguns projetos encontrados por lá aplicam boas práticas e implementam tratamentos de particularidades para os principais serviços e clientes de e-mail pra garantir uma ampla compartibilidade do template.

Uma ferramenta que também utilizo, é o serviço Mailtrap.io. Além de fornecer um SMTP fake para realizar testes de envio de e-mail e ver na prática o resultado do seu e-mail, ele ainda tem embutido uma ferramenta chamada "HTML Check" que mostra o percentual de compatibilidade do template do seu e-mail com uma gama enorme de serviços e clientes de e-mail. Além de apresentar comentários que sugerem alterações e melhorias no seu template.

1
1

Olha, assim como alguns comentários que já vi por aqui, a proposta do React.Email é incrível, ainda mais para quem está no ecossistema do React, para integrar serviços e libs, deixa tudo mais fácil.

Mas, já usei por muitos anos o MJML.io, ele sempre salvou nessa questão de padronizar o desenvolvimento por ser um Framework. A proposta dele é modularizar e componentizar os objetos utilizados na construção dos emails. Também, ele ajuda na responsividade, que sempre é uma pedra no sapato quando estamos falando de e-mail marketing em clientes de e-mail variados. Isso ajuda e muito.

Agora, para resolver um problema em um cliente em uma versão X com um OS na versão Y, só debuggando mesmo que vai garantir que tá 100% (ou quase). Isso tudo falando que você vai construir e-mails usando código na prática, claro.

Mas vô te contar uma coisa, codando e-mail marketing há mais de 14 anos, nada como usar ferramentas que possam auxiliar e agilizar seu workflow para resolver seu problema de maneira prática, que pode até ser que não necessite de mexer no HTML de fato. Então ferramentas como o Litmus Builder e o Stripo.Email ajudam muito nesse caso, vale consultar. Até hoje, quando preciso criar uma peça rápida para um MVP/POC, uso o Stripo e em minutos já tá pronto para enviar. (:

Bom, espero que isso contribua com sua busca (;

1
1