Executando verificação de segurança...
1

É possível se candidatar a vagas júnior que exigem ensino superior mesmo não possuindo essa formação, desde que se tenha conhecimento em todas as habilidades técnicas solicitadas?

Ao procurar minha primeira oportunidade de emprego, percebo que a maioria das vagas requerem ensino superior logo de início. No entanto, ao ler as habilidades técnicas necessárias, tenho conhecimento em todas, incluindo aquelas que me destacariam. Ainda assim, sinto receio em me candidatar à vaga. O que devo fazer?

Carregando publicação patrocinada...
2
1

Curiosamente, para a maioria das pessoas que querem trabalhar com TI, eu acho que não vale a pena fazer facul.
Estamos falando de um investimento de 3 a 5 anos e no mínimo uns R$20k. Com um investimento desses é possível conseguir conhecimento e experiência sem facul.

Ademais, eu cursei Ciência de Computação e não uso nada do que aprendi no meu dia a dia.


Ao mesmo tempo, depende muito do perfil de cada um.

  • Facul vale a pena para:
    • Quem precisa de apoio de um profissional guiando os estudos;
    • Quem precisa de uma ementa bem definida;
    • Quem precisa de um contexto de estudos para se dedicar;

Quem já sabe estudar, sabe o que estudar e sabe se virar sozinho, facul não é tão indicado.

  • Nesse caso, facul vale a pena para:
    • Quem quer conhecer os fundamentos das tecnologias;
    • Quem quer conhecer a história da computação;
    • Quem quer seguir carreira acadêmica e criar coisas genuinamente novas;
      • Cursar mestrado, doutorado, pos-doc;
    • Quem quer seguir carreira pedagógica em TI;

Mesmo assim, todos os tópicos de estudo podem ser aprendidos fora da faculdade, sendo o caminho acadêmico e pedagógicos os únicos para os quais a facul é obrigatória.

1

Possível se candidatar sempre é, se a empresa vai te contratar são outros 500.

Se a empresa usar um robo para triar curriculo, e a parte de faculdade for realmente critério, seu currículo seria eliminado ali mesmo.

O RH as vezes é muito técnico com alguns setores. Por exemplo, imagina que vc precisa contratar alguém para a área Financeira, e o líder da área pediu alguém com Faculdade. Você saberia avaliar um curriculo e dizer "essa pessoa não fez faculdade, mas sabe tudo que precisa para atuar na área"? Basicamente, é o mesmo na nossa área. Mesmo que você saiba tudo, as vezes o cara do RH não sabe que a equivalência é verdadeira. Pediram faculdade, ele vai procurar por faculdade.

Melhor coisa no fim das contas é você fazer projetos e se exibir no linkedin. Com o tempo, empresas vão te procurar para trabalhar, e não mais você vai procurar por empresas.