Executando verificação de segurança...
3

Eu vejo que no cenário de programação, ajudar um individuo a resolver um bug e explicar o que aconteceu ja é uma mentoria valiosa. Quando meu lider me da um feedback, uma mentoria sem preço.

No programador.tv temos a visão de que mentoria está intimamente ligada com amizade e olhar individual, sem isso é um curso, não importa se ao vivo ou não.

Também vemos que se o processo é pautado em uma relação voluntária não precisa necessariamente ser remunerado. De forma que em breve quem se julgar apto para cobrar por isso podera fazer uma consultoria, que seria uma mentoria paga ;D

E mais ainda, acredito que esse senso de comunidade real pode "estourar a bolha" onde a opnião de muitos deixa de ser formada por poucos.

Convido você que tem entre 2 e 100 anos de experiência com programação para se voluntariar não para se consagrar como mestre, não para sintetizar toda sua experiência de uma vez mas simplesmente para ajudar alguem a dar o próximo passo :))

video: ProgramadorTv para mentores

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu acho que as pessoas estão confundindo mentoria com ajuda que são coisas totalmente diferente. Um estagiário pode muito bem ajudar um sênior, mas o estagiário não pode mentorar um sênior, ela não pode mostrar os caminhos, acertos como evitar erros por não ter experiencia necessária. Mentoria pra mim, é vc compartilhar da sua experiencia e ajudar pessoas mais novas, a não evitar consequentes erros, como trilhar caminhos, o que fazer o que não fazer e como ela pode buscar o sucesso profissional.

Pq eu vejo que mentoria deve ser dada por pessoas mais velhas da área, simplesmente por ter mais bagabem, mais experiencia, mais conhecimento, mais vivencia e isso é ser mentor. Na área de TI é aunica que não leva os "velhos" tão a serios. Ai faço a pergunta: se você precisa fazer uma cirurgia no coração, vc deixaria um médico de 2 anos de experiencia com um ano de residencia fazer ou vc optaria por fazer com um médico de 20 anos ou mais de experiencia?

2

Concordo com a perspectiva de que uma pessoa menos experiente pode ajudar uma mais experiente mas não é a regra.

Discordo que apenas pessoas com muito tempo de experiencia podem ajudar outras a dar o próximo passo, além de uma simples ajuda.

Você acha que o isac newton ia ter paciencia de mentorar um aluno do primeiro ano do ensino fundamental?

É necessário ter pessoas durante toda a cadeia de aprendizado. um estágiario não pode mentorar um senior mas pode mentorar um aluno do ensino médio, o conhecimento fica mais facil de ser passado pois não estão tão distantes.

O ponto é que de que adianta ter alguem com 20 anos de experiencia se um individuo ainda está absorvendo os primeiros passos, é desperdicio.

De que adianta um jr esperar 18 anos pra que a sociedade o aprove como conhecedor magnanimo se ele pode ensinar pros vizinhos e parentes e transformar vidas de onde ele está agora.

1