Executando verificação de segurança...
-1

Devo aprender Rust?

Com essa postagem venho buscar orientação a fim de saber se Rust pode ser uma boa linguagem para aprender no momento. Planejo adentrar no backend. No momento tenho conhecimento de Node.js e um pouco de c++ (o suficiente para resolver exercícios, não é nada tão profundo)

Carregando publicação patrocinada...
1

Só você sabe.

Eu acho que qualquer aprendizado é válido. Mesmo que nunca vá usar uma tecnologia ela pode te ensinar algo para usar melhor a outra efetiva para seus trabalho.

Rust não é tão fácil porque introduz conceitos diferentes, é diferente do que as pessoas estão acostumadas e algumas coisas são bem complicadas de fazer.

O mais importante é que a esmagadora maioria das pessoas nunca precisará usar Rust. As pessoas estão na modinha Rust. Ou seja, como tem muita gente falando de Rust, então mais gente resolve falar de Rust. E aí as pessoas se sentem compelidas a usar, mesmo que quase todas elas não tenham um cenário para pensar nela, até porque ela é bem de nicho.

De maneira geral as pessoas que precisam de Rust sabem que precisam, ninguém precisa ajudar. As pessoas que não precisam tendem a achar que precisam por causa do burburinho. A comunidade de Rust está de parabéns pelo excelente trabalho de divulgação, mas atrair pessoas inadequadas para a tecnologia não ajuda ela em nada.

Se você não tem casos para usar C ou C++, nem cogite Rust para uso. Novamente, para aprender é ok, eu recomendo. Se você nunca gostou e não quis passar perto dessas duas linguagens, Rust não será bom para você, por mais que as pessoas digam o contrário.

E não, você não conseguirá vagas. Quase ninguém está contratando para Rust, e quando aparece algo já tem muita gente muito boa na linguagem para ficar com a vaga. Claro que você pode mudar isso, mas terá que remar muito, nem deveria estar perdendo tempo perguntando aqui.

Rust  é um dos melhores exemplos do que eu sempre falo que as pessoas precisam ser engenheiras, e não dar bola para marketing, para modinhas riadas. Nossa área (talvez outras sejam iguais) é pródiga em criar mitos, queria que uma junta de filósofos, psicólogos e sociólogos estudassem porque isso acontece. E reforça a necessidade de aprender bem os fundamentos da computação, assim pode decidir qualquer coisa com cabeça de engenheiro. O que, aliás, facilitará bastante entrar em Rust.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Sim e Não.

Não.
Se aprofunde no que já sabe Node.js e C++.
Ficar pulando de galho em galho, você será um programador genérico.
Vire um especialista.


Sim. Se está com tempo sobrando e programa por diversão, vá em frente, será uma boa conhecer muitas linguagens, poder compará-las e quando surgir um problema resolver com a melhor delas.

1

Meus dois centavos, Rust é uma linguagem legal, eu mesmo estou estudando ele. Porém eu já trabalho a uns bons 17 anos com desenvolvimento mas, ai vem uma coisa, depende.

Tu quer aprender Rust para entrar no mercado eu diria que não seria a melhor, tem vagas mas, não vejo muito no Brasil ai o caso investir mais em Node tu tem mais mercado.
Agora se tu quer aprender Rust pensando em conhecimento incialmente e não está pensando em mercado a curto prazo ai eu diria que sim.