Executando verificação de segurança...
1

Não necessariamente alguém lucra na pirataria. Eu, por exemplo, já assisti muito filme pirata, sem consumir nem publicidade de site, então não houve nenhum tipo de receita gerada na minha transação.

Open source é o famoso trabalho em grupo. Código aberto, todo mundo pode ver, mexer, dar pitaco. O OP avalia o que entra em produção ou não, mas nada impede alguém de copiar o código e subir uma nova versão com as alterações "não aprovadas" do código original.

Pirataria é roubo, é crime. É uma coisa completamente diferente.

Carregando publicação patrocinada...
1
2

aínda tem uns que acham que ambos são ilegais

Então diga pra eles não usarem mais internet (assumindo que eles são contra a pirataria). Dois dos webservers mais usados (Apache e Nginx, que juntos tem mais da metade do market share) são open source.

Linux? A porcentagem exata é difícil de saber, varia de acordo com a fonte consultada, mas uma parcela significativa dos servidores da Internet roda em Linux.

Algum deles usa Firefox? Já o Google Chrome não é open source, mas a base dele (o Chromium) é, e além disso também é a base do Edge, Opera e muitos outros.

E só estamos arranhando a superfície. Muita coisa que roda por trás da Internet é open source. E não tem nada de ilegal (ao contrário da pirataria).

1

Ilegal é o q fere a lei e não o gosto pessoal de alguém. O código aberto tem uma licença q permite justamente q seja distribuído, ou seja, qdo vc distribui ñ está cometendo crime, está fazendo o q a licença permite.

A licença me permite instalar e usar para o q eu bem entender, ver e modificar o código de acordo com minhas preferências, repassar a outras pessoas, é tudo legal e previsto na licença, quem faz isso com cód fechado, por outro lado...