Executando verificação de segurança...
5

Se por algum motivo qualquer eu cogitar ser o mais inteligente de uma sala qualquer, está na hora de sair.

Essa frase é muito clássica, clichê, e foi (é) bastante popular no LinkedIn.
O interesante é que ela tem uma grande contradição, que parece que as pessoas não enxergam: Alguém sempre vai ser o "mais inteligente" de um determinado grupo. Se esse alguém sair, outro passará a ser, e se este novo sair e seguirmos assim, todas "as salas" estarão vazias.

Você entrou no ambiente por ter pessoas "mais inteligentes" que você, e você queria aprender. Se agora você é o mais inteligente, podes até procurar um novo grupo, mas não simplesmente "abandone" o grupo antigo. É agora sua hora de retribuir e ensinar o que você, durante tanto tempo, apenas aprendeu.

Carregando publicação patrocinada...
2

Na verdade, essa analogia se refere ao fato de que todo mundo tem algo pra ensinar, mesmo que você seja o mais inteligente na programação deve ter outro que sabe mais sobre arquitetura, já outro que sabe mais sobre projetos e até o estagiário vai ter algo novo pra te ensinar. Isso vale para você, precisa estar disposto a ensinar e aberto a aprender mesmo que não seja algo técnico da sua área. Assim todos nós estamos aprendendo coisas novas o tempo todo.

O momento que você deve sair é quando você percebe que não tem mais nada pra aprender naquele grupo, e isso pode ser por várias razões não somente porque você é o mais inteligente, pode existir alguém super inteligente mas que simplesmente não se dá o trabalho de passar esse conhecimento seja por egoísmo ou falta de entrosamento do grupo.

1
1