Executando verificação de segurança...
8

Força de vontade, você sabe usar?

Pense na força de vontade como a bateria de seu celular. Toda manhã você começa com a carga total. Conforme o dia passa, sempre que você a emprega, ela diminui um pouco. Então, conforme a barrinha do celular vai diminuindo, o mesmo acontece com sua determinação, e quando ela fica totalmente vazia, você já era. A força de vontade tem carga limitada, mas pode ser recarregada com um pouco de descanso. É energia limitada, porém renovável. Como seu estoque tem limites, cada atitude que você toma e que dependa do poder de sua força de vontade deve ser bem avaliada: ganhar numa situação imediata por meio da força de vontade o torna mais perto de perder depois, quando estará com menos energia. Passe o dia cruzando trincheiras e a tentação dos lanchinhos noturnos pode se tornar um problema na sua alimentação

Todo mundo entende que recursos limitados devem ser manejados. No entanto, em geral falhamos em reconhecer que a força de vontade é um deles. Agimos como se nosso estoque de força de vontade não fosse acabar nunca. Como resultado, não a consideramos um recurso a ser controlado, como a alimentação ou o sono. Isso nos coloca repetidamente em situações difíceis, visto que, quando mais precisamos de nossa força de vontade, ela pode não estar lá.

Estudos concluíram que a força de vontade é um músculo mental que não volta à forma rapidamente. Se você o empregar em uma tarefa, haverá menos energia disponível para a seguinte, a não ser que você o reabasteça. Para dar nosso melhor, temos que, literalmente, alimentar nossas mentes, o que confere todo um novo crédito para o ditado “digerir as ideias”. Alimentos que elevam o nível de açúcar de forma equilibrada por longos períodos, como carboidratos complexos e proteínas, tornam-se o combustível preferido de grandes empreendedores, prova evidente de que “você é o que você come”.

Pense nisto: há níveis de força de vontade. Como o indicador de bateria que vai diminuindo, existe a força de vontade e a “fraqueza” de vontade. A maioria das pessoas traz fraqueza de vontade para seus desafios mais importantes, sem

nem perceber que isso os deixa ainda mais difíceis de resolver. Quando não pensamos na determinação como um recurso que se esvai, quando falhamos em reservá-la para as coisas mais importantes, quando não a reabastecemos se ela está em baixa, estamos, provavelmente, nos colocando no caminho mais complicado em direção ao sucesso.

Então, como colocar a força de vontade para funcionar? Pense nela. Preste atenção a ela. Respeite-a. Torne prioritário fazer o que é mais importante quando sua força de vontade estiver no máximo. Em outras palavras, dê-lhe a hora do dia que ela merece.

Quando se trata de força de vontade, o momento certo é tudo. Você vai precisar dela em capacidade total para garantir que, quando estiver fazendo a coisa que realmente precisa fazer naquele momento, nada vai distraí-lo. Depois, será preciso força de vontade suficiente durante o restante do dia para sustentar ou evitar sabotar o que você fez. Isso é tudo de que você vai precisar para ter sucesso. Então, se quiser aproveitar o máximo do seu dia, faça o trabalho mais importante – a ÚNICA Coisa – mais cedo, antes de gastar sua força de vontade. Visto que seu autocontrole será enfraquecido ao longo do dia, use-o quando estiver em capacidade total no que mais importa.

Não brigue com sua força de vontade. Construa seus dias em torno de como ela funciona, e deixe que ela faça a parte dela para construir sua vida. A força de vontade pode não estar sempre à disposição, mas, quando você a emprega primeiro no que é mais importante, pode sempre contar com ela.

Bom pessoal, esse foi mais um pequeno resumo de uma parte do livro A única Coisa sobre a Força de Vontade, espero que gostem.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Excelente relato, eu apenas adicionaria que a disciplina (e não a motivação) é parte fundamental pra construção desse processo de "construção" dessa musculatura, esse ímpeto (força de vontade) pode as vezes não existir durante longos períodos de tempo e são bem comuns em períodos de stress/sobrecarga, nossos ciclos de baixa, e a disciplina de "fazer o que precisa ser feito" é de suma importância.

Como meu professor de JJ me ensinou: "O peso mais pesado da academia é a porta, depois que você entra, tudo é leve"