A IDEIA DE SER MULTITAREFAS
“Fazer muita coisa ao mesmo tempo é meramente a oportunidade de estragar mais de uma coisa ao mesmo tempo.”
-Steve Uzzell
Toda vez que tentamos fazer duas ou mais coisas simultaneamente, estamos dividindo nosso foco e prejudicando todos os resultados no processo. Abaixo, apresentamos uma lista mostrando como fazer muitas coisas de uma vez nos causa curto-circuito:
-
Existe um limite para a capacidade cerebral em determinado momento. Divida-a quanto quiser, mas haverá um preço a ser pago, em tempo e efetividade.
-
Quanto mais tempo você gasta focado em outra tarefa, menor é a possibilidade de retornar à tarefa inicial. É assim que se acumulam arestas por aparar.
-
Alterne entre uma atividade e outra, e você vai perder tempo conforme seu cérebro se reorienta para a tarefa nova. Esses milissegundos se acumulam. Pesquisadores estimam que perdemos 28% de nosso tempo num dia normal de trabalho devido à ineficácia de multitarefar.
-
Multitarefeiros crônicos desenvolvem um senso distorcido de quanto tempo levam para fazer as coisas. Quase sempre, eles acreditam que as tarefas levam mais tempo para ser feitas do que o realmente necessário.
-
Multitarefeiros cometem mais erros do que as demais pessoas. Costumam tomar mais decisões equivocadas porque favorecem novas informações em detrimento das antigas, mesmo quando estas são mais valiosas.
-
Multitarefeiros passam por mais estresse, que reduz a expectativa de vida e esmaga a felicidade.
Sabemos que multitarefar pode ser até fatal quando há vidas em jogo. Na verdade, esperamos que pilotos e cirurgiões dediquem foco total ao que fazem, excluindo qualquer outra coisa. E esperamos que qualquer profissional dessas áreas que seja pego fazendo o contrário seja severamente punido. Não aceitamos argumento algum e não temos tolerância alguma para qualquer coisa que não seja a concentração total desses profissionais. E, no entanto, aqui estamos todos nós – fazendo o oposto. Não valorizamos nosso trabalho ou não o encaramos com seriedade? Por que toleraríamos fazer várias coisas ao mesmo tempo quando estamos executando nosso trabalho mais importante? Mesmo que nosso emprego não envolva cirurgia invasiva, isso não significa que o foco é menos crítico para nosso sucesso ou para o sucesso dos outros.
Seu trabalho merece o mesmo respeito. Pode não parecer agora, mas a conectividade de tudo o que fazemos significa, no fim das contas, não somente que cada um de nós tem algo a fazer, mas que esse algo merece ser bem feito. Pense assim: se realmente perdemos quase um terço de nosso dia de trabalho para as distrações, qual é a perda acumulada ao longo da nossa carreira? Qual é a perda para outras carreiras? Para os negócios? Se você pensar nisso, talvez descubra que, se não encontrar um jeito de resolver o problema, pode acabar perdendo sua carreira ou seu próprio negócio. Ou pior, fazer com que outras pessoas o percam também.
Bom meus amigos, aqui está um trecho do livro A ÚNICA COISA que estou lendo, diariamente irei trazer trechos do mesmo para trazer reflexões para vocês referente a foco, produtividade e planejamento, espero que gostem.