Executando verificação de segurança...
6

A IDEIA DE SER MULTITAREFAS

“Fazer muita coisa ao mesmo tempo é meramente a oportunidade de estragar mais de uma coisa ao mesmo tempo.”
-Steve Uzzell

Toda vez que tentamos fazer duas ou mais coisas simultaneamente, estamos dividindo nosso foco e prejudicando todos os resultados no processo. Abaixo, apresentamos uma lista mostrando como fazer muitas coisas de uma vez nos causa curto-circuito:

  1. Existe um limite para a capacidade cerebral em determinado momento. Divida-a quanto quiser, mas haverá um preço a ser pago, em tempo e efetividade.

  2. Quanto mais tempo você gasta focado em outra tarefa, menor é a possibilidade de retornar à tarefa inicial. É assim que se acumulam arestas por aparar.

  3. Alterne entre uma atividade e outra, e você vai perder tempo conforme seu cérebro se reorienta para a tarefa nova. Esses milissegundos se acumulam. Pesquisadores estimam que perdemos 28% de nosso tempo num dia normal de trabalho devido à ineficácia de multitarefar.

  4. Multitarefeiros crônicos desenvolvem um senso distorcido de quanto tempo levam para fazer as coisas. Quase sempre, eles acreditam que as tarefas levam mais tempo para ser feitas do que o realmente necessário.

  5. Multitarefeiros cometem mais erros do que as demais pessoas. Costumam tomar mais decisões equivocadas porque favorecem novas informações em detrimento das antigas, mesmo quando estas são mais valiosas.

  6. Multitarefeiros passam por mais estresse, que reduz a expectativa de vida e esmaga a felicidade.

Sabemos que multitarefar pode ser até fatal quando há vidas em jogo. Na verdade, esperamos que pilotos e cirurgiões dediquem foco total ao que fazem, excluindo qualquer outra coisa. E esperamos que qualquer profissional dessas áreas que seja pego fazendo o contrário seja severamente punido. Não aceitamos argumento algum e não temos tolerância alguma para qualquer coisa que não seja a concentração total desses profissionais. E, no entanto, aqui estamos todos nós – fazendo o oposto. Não valorizamos nosso trabalho ou não o encaramos com seriedade? Por que toleraríamos fazer várias coisas ao mesmo tempo quando estamos executando nosso trabalho mais importante? Mesmo que nosso emprego não envolva cirurgia invasiva, isso não significa que o foco é menos crítico para nosso sucesso ou para o sucesso dos outros.

Seu trabalho merece o mesmo respeito. Pode não parecer agora, mas a conectividade de tudo o que fazemos significa, no fim das contas, não somente que cada um de nós tem algo a fazer, mas que esse algo merece ser bem feito. Pense assim: se realmente perdemos quase um terço de nosso dia de trabalho para as distrações, qual é a perda acumulada ao longo da nossa carreira? Qual é a perda para outras carreiras? Para os negócios? Se você pensar nisso, talvez descubra que, se não encontrar um jeito de resolver o problema, pode acabar perdendo sua carreira ou seu próprio negócio. Ou pior, fazer com que outras pessoas o percam também.

Bom meus amigos, aqui está um trecho do livro A ÚNICA COISA que estou lendo, diariamente irei trazer trechos do mesmo para trazer reflexões para vocês referente a foco, produtividade e planejamento, espero que gostem.

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito bom, vou colocar o livro na minha lista de leitura.

Até podemos ser generalistas (vários saberes) mas não somos multitarefas, não é possível executar várias coisas ao mesmo tempo, tudo o que executamos necessita de foco, do contrário terá que ser analisado e em muitos casos refeito, o que gera perda de tempo.

1
1

Assunto bem relevante e interessante! Não conheço este livro, mas já vou pesquisar sobre ele!

Sobre a alternância de tarefas, além de perder tempo, gastamos muita energia chaveando o contexto. Imagine que estou programando com foco nas regras de negócio, regras de performance do sistema, e de repente mudo para ler sobre o impacto de uma ação política em uma notícia em uma rede social. E depois volto para o contexto do sistema que estou codando, onde tenho que relembrar as regras que precisam ser seguidas e reproduzidas no código. É um desgaste considerável.

Um exemplo que facilmente podemos lembrar para "enxergar" a perda de eficiência e eficácia em multitarefas é um garçom de restaurante que atende a várias mesas ao mesmo tempo. Quantas vezes já tivemos pedidos entregues erroneamente por erro do garçom multitarefa?

Eu mesmo, parei o trabalho que estava fazendo para ler e escrever esta resposta, estou perdendo tempo e gastando energia, tsc tsc. Talvez por isso esteja sentindo falta de foco e sofrendo com a demanda de aumento de performance em muitas coisas da minha vida!

1
1

Tempo é a moeda mais importante do mundo, e todo mundo tem as mesmas 24h; saber como usá-las de modo eficiente é o que faz a maior diferença em sua vida.

Nesse ponto penso que é muito melhor focar em uma tarefa e terminá-la, ao invés de iniciar várias e ficar oscilando entre uma e outra muitas vezes revendo conceitos, ou realizando retrabalhos.

Uma mente descansada gera muito mais frutos que uma mente ultra agitada e sobrecarregada de informações e timelines.

Retrabalho é a uma das maiores fontes de prejuízo que uma empresa pode ter e muitas vezes ignora...

1

Eu estou sempre buscando ser multitarefas, pensando que assim seria mais produtivo, passo sempre alguns minutos antes de realizar algo pensando em "o que posso fazer a mais enquanto faço tal coisa?"... Por exemplo, quando vou trabalhar ja penso em assistir alguma aula. No fim das contas eu realmente só estou sobrecarregando meu cérebro, não conseguindo nem absorver 100% da aula e muito menos me dedicando o quanto deveria para tal trabalho.
A busca pelo multitarefa é o reflexo das nossas vidas corridas, o cotidiano, e a ansiedade para mudar e se desenvolver... parece que 24 horas não são o suficiente para fazermos tudo que queríamos. Não precisaríamos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo se tivessemos mais horas no dia... e na verdade nós temos hora de sobra. Todos temos momentos de procrastinação, e essas horas que eu poderiamos estar realizando algo produtivo e não deixando tudo para última hora, e no fim tendo de fazer tudo ao mesmo tempo. Ou talvez acordando mais cedo como propõe "O milagre da manhã" que realmente me fez enxergar em como, quase literalmente, criar horas adicionais no seu dia... isso junto com um bom planejamento diário permite que realizemos tudo que queríamos sem precisar ser multitarefa, e ainda sobrando horas para você fazer o que quiser.
Acordar 5 horas da manhã é um puta papo de coach chato, mas é algo que faz sentido quando você tem objetivos a ser alcançados, e não acordar por acordar...