O voto no Brasil é mesmo auditável?
Olá Devs!
Venho trazer esse tema polêmico e uma proposta para vocês.
Sou aluno do curso.dev e para colocar em prática os ensinamentos do nosso querido Felipe dos Campos, pensei em criar um projeto open source no qual todos aqui terão a oportunidade de contribuir. E para seguir uma parte dos conhecimentos que aprendi no curso, criei um repositório com uma issue.
Segue um detalhamento do que você vai achar na issue acima. (Percebi que as pessoas não estavam entrando na issue para entender a proposta.)
# Origem da necessidade
Nos últimos anos houve um acirramento político muito grave levando as coisa para as extremidades, e um dos problemas levantados neste acirramento é o questionamento da "confiabilidade" da urna eletrônica usada nas votações.
Me lembro que, até poucos anos atrás, esse não era um tema, pois existia muita confiança nas urnas, logo não se questionava os resultados, porém isso mudou. Hoje existe uma desconfiança tão grande que foi necessário que fossem feitos vídeos como [esse](https://youtu.be/B0uHjMzveHo?si=gn3uwW2kD9M6zScY).
Para já deixar claro minha posição, eu *confio* nas urnas eletrônicas, mas você que desconfia, fica aqui, não sai ainda não. Você vai ver que poderá ter um papel importante no que faremos.
# Objetivo
Com isso, eu pensei em criar uma plataforma na qual vamos poder fazer a auditoria das urnas eletrônicas.
## Mas como isso funciona?
A ideia inicial é, nós deixarmos com que os usuários consigam fazer uploads das fotos dos *Boletins de urna*, que são impressos no final das eleições. (Não sabe o que é boletim de urna? Vê o vídeo que indiquei ali em cima).
A partir dessa informação, nosso sistema deve fazer o seguinte:
- Ler os dados do boletim usando OCR
- Possibilitar que as pessoas possam validar os dados do boletim.
- Possibilitar que uma equipe interna audite os dados dos boletins.
- Guardar os dados do boletim em um banco de dados
- Fazer a apuração dos dados dos boletins de urna
Isso no primeiro momento, depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começar a disponibilizar os dados de apuração das urnas, ainda podemos fazer
- Comparação individual, urna a urna dos dados coletados pelos boletins e publicados pelo TSE
- Apontamentos de divergências, poderemos apontar erros de contagens de votos, caso existam.
Com isso, esse sistema pode servir como prova de que as urnas eleitorais são auditáveis e seguras, mas, também pode provar que o sistema é corrupto e que existe sim fraude nas urnas eletrônicas. Tudo dependerá dos resultados das comparações dos dados dos boletins de urna com os do TSE.
Nessa issue vocês vão poder entender sobre o que é o projeto e se você tem interesse em participar.
Então, entra lá, comenta e vamos juntos fazer esse projeto dar certo!