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Por que você não deve estudar a biblioteca Flet em Python!

Bom, como um pedido do meu último post Crie GUIs modernas e bonitas com Python!, eu decidi falar sobre o Flet. A biblioteca é bastante interessante e possui uma versatilidade absurda, incluindo a capacidade de compilar para Android, iOS, Desktop e Web.

Meu objetivo é apresentar esta biblioteca, explicar seus diversos pontos positivos e negativos e por que não a recomendo.


O que é o Flet?

A biblioteca Flet em Python se resume em transformar o framework Flutter em códigos não suportados como o Go e C#.

Um dos exemplos que mais me chamou atenção foi esse:
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Pontos Positivos

  • Possui um site e documentação de fácil entedimento.
  • Tem a possibilidade de desenvolver os aplicativos mobile diretamente no navegador ou SDK do Flet.
  • Multiplataforma.
  • Possibilidade de criar algo complexo com Python.
  • Diversos widgets como no Flutter.

Pontos Negativos

  • Está em beta.
  • Passível de bugs e erros.

Por que eu não recomendo?

Agora vou começar a desenvolver meu raciocínio. Como vocês podem ver, existem muitos mais pontos positivos do que negativos. A biblioteca é muito boa e bem desenvolvida. A seguinte dúvida fica pairando sobre a minha cabeça: o que vale mais a pena?

Estudar Flet e não ganhar uma nova experiência real de desenvolvimento, ou estudar diretamente o Flutter e ganhar uma nova experiência no mercado mobile?

Sinceramente, acho muito mais fácil e eficaz estudar a linguagem em si.


Conclusão

Não quero desmerecer quem fez a biblioteca, só estou querendo enfatizar esse certo ponto: você pode estudar a documentação para fazer projetos pequenos, entre outras coisas, só não se aprofunde demais na biblioteca.

Agradecimento

Espero que tenha gostado da leitura e, principalmente, que tenha entendido. 😁

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Gostei bastante do tom do artigo e concordo plenamente com a conclusão apresentada. Compartilho dessa ideia e sempre tento explicar às pessoas que, ao considerar o uso de uma biblioteca, há muitos fatores a serem analisados. Uma ferramenta pode ser tecnicamente perfeita em todos os aspectos, mas se não tiver um suporte adequado, por exemplo, pode ser um fator de eliminação nesta decisão, especialmente em projetos importantes.

Como o post mencionou, é ótimo experimentar novas bibliotecas em projetos menores, aprender a usá-las e explorar seu funcionamento interno. No entanto, para software de produção, devemos ser muito críticos em relação a cada biblioteca que integramos ao projeto. Para um programador ávido por aprender, a tentação de mergulhar em tecnologias promissoras é grande. No entanto, é essencial equilibrar essa vontade com a responsabilidade de escolher ferramentas que se alinham com seus objetivos profissionais.

Apesar das ressalvas e considerações apresentadas no artigo, me deu uma certa vontade de experimentar a biblioteca Flet. Vai que em algum momento precise usar Python para criar uma interface? Tentarei me lembrar do Flet e ponderarei sua aplicabilidade. Além do suporte, outros fatores importantes a serem considerados ao decidir usar uma ferramenta incluem:

  • Maturidade: Muitas vezes, quanto mais antiga a biblioteca, melhor. Isso porque uma biblioteca com mais tempo de mercado tende a ter passado por mais ciclos de teste e correção, tornando-a mais estável e robusta.

  • Comunidade: Uma comunidade grande e ativa não só indica que a biblioteca é popular e bem mantida, mas também é um indício do mercado de trabalho.

  • Documentação: Fundamental para qualquer software. Uma boa documentação acelera o processo de integração, solução de problemas e desenvolvimento. Além disso, é um excelente indicativo da qualidade do software como um todo.

  • Performance: É crucial avaliar o impacto da biblioteca em termos de tempo de execução e uso de memória. Independentemente do cenário da sua aplicação, é importante ao menos refletir sobre esses pontos.

  • Ecossistema: É importante considerar o ecossistema como um todo. Isso inclui a ferramenta em que a biblioteca foi escrita, o formato de deploy, e como esses fatores podem afetar a organização e a infraestrutura existente.

Ao considerar esses pontos, os desenvolvedores podem tomar decisões mais informadas e garantir que a biblioteca escolhida seja a mais adequada para suas necessidades.

Lembre-se, a verdadeira inovação vem do equilíbrio entre prudência e experimentação.

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Eu sou programador python há mais de cinco anos, gosto bastante inclusive.
Uma coisa que eu não curto é necessidade de fazer tudo com a mesma linguagem. Cada uma tem seu propósito e possivelmente foi elaborada para resolver um conjunto específico de problema utilizando um paradigma específico.

Implementar algo em Flutter utilizando python me lembrou o ReactPy (React em python). E se formos procurar em outras direções, vamos encontrar várias bibliotecas/framework com implementações em python. Assim como, tabém devem ter suas versões de implementações em JS/TS, Java, etc.

Como você mesmo mencionou no post, não queremos desmerecer o criador da biblioteca, pelo contrário, deve ter sido um baita trabalho. Mas é algo que não tem mercado (principalmente para os iniciantes), não tem comunidade difundida ainda e isso tudo pode pesar na escolha.

Assim como eu fiz um hello world no ReactPy, vou fazer um com o Flet só para testar tbm.