Pré-Cálculo | Parte 1
Intro
Com certeza você já se deparou ou ainda vai se deparar com cálculo caso curse faculdade em TI.
Por isso, farei uma série de posts abordando pré-cálculo. Inclusive, cálculo é uma matéria que consegue reprovar muitos alunos logo de cara em TI. De qualquer modo, boa leitura.
Nesta primeira parte, abordarei de forma básica a história e a importância do cálculo.
O cálculo surgiu para resolver questões que a matemática não conseguia solucionar.
Parte 1 - Senta que lavem história
A invenção do cálculo surgiu como uma grande ferramenta para resolver os problemas que os matemáticos sempre criavam, além de questões que ainda nem se vislumbravam no início de seus dias.
Essas questões que existiam atormentavam as mentes dos matemáticos por 2.000 anos.
Devo ser muito matemático, nem se eu tivesse todo esse tempo esqueceria minha ex
Um pouco sobre o Cálculo
Primeiramente, é importante esclarecer o que se refere o cálculo. É fundamental compreender que tudo possui um significado, que é sempre construído ao longo do tempo. Mas qual é a razão para sua criação?
O cálculo oferece uma forma de medir taxas de mudança e seus impactos, permitindo uma melhor compreensão de fenômenos dinâmicos em diversas áreas do conhecimento.
Cálculo = Calculus --> vem do latim, que é de uma pedra usada para contagem
Modo ironia: Era como os antigos traficantes contavam a pedraFonte da imagem: https://www.reddit.com/r/mathmemes/comments/143d70s/calculus_is_the_latin_word_for_pebble_our/
O cálculo é uma moeda de duas faces, com uma delas sendo a diferenciação e a outra a integração.
- Consideremos que a integral é um grau superior da equação; ou seja, a integral do leite é a própria vaca.
- Ao realizarmos a diferenciação para obter a derivada do leite, resulta em seus derivados, como o queijo.
💡 Uma é o inverso da outra
Assim, aplicando o teorema fundamental do cálculo, se aplica a diferenciação em uma integral para retornar a expressão original e vice-versa, ou seja, uma via de mão dupla.
📝 Os dois métodos se voltam a ser para aproximação, mas procuram usar limites que fazem o erro envolvido (isto é, a imprecisão da aproximação) tender a zero.
Os fundamentos do cálculo se deram aos trabalhos de Isaac Newton, isso por volta de 1670, e não foi só Newton; também tiveram os trabalhos do polimatématico Gottfried Leibniz.
Sim, a máquina, o homem, o iluminado, o Isaacgol
Esses dois grandes cientistas da época brigaram muito pelas glórias (prioridades e méritos) a respeito de suas descobertas, de modo que isso acabou isolando os matemáticos britânicos até o século 19.
Impacto do cálculo
Para calcular a velocidade de um corpo em um determinado instante no tempo, o Cálculo Diferencial seria muito útil.
Inclusive, ao estudar a queda dos corpos, Galileu precisava calcular a velocidade de um objeto em um determinado ponto no tempo e poderia ter utilizado o cálculo.
Claro que isso não foi possível, já que Galileu morreu no mesmo ano em que Newton nasceu. Talvez ele tenha até reencarnado.
Assim, o cálculo gerou um novo ramo na matemática chamado de "análise", que se propõe a se debruçar sobre a mudança contínua.
A diferenciação pode ser utilizada tanto na modelagem de doenças epidêmicas quanto na determinação do caminho que um avião precisa percorrer para não colidir com duas torres ou em outro avião.
Fechando a primeira parte
De forma geral, isso foi um infinitesimal sobre o contexto histórico e a importância do cálculo.
Que, por sinal, é uma história intrigante e importante não apenas para os matemáticos que estão em universidades ou fazendo pesquisas, mas também para nós, meros mortais, que nos perguntamos:
Qual a beleza disso?
Creio que tomamos como belo aquilo que entendemos, então agora vamos esperar as próximas partes.
Links:
Fontes: