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Pré-Cálculo | Parte 1

Intro

Com certeza você já se deparou ou ainda vai se deparar com cálculo caso curse faculdade em TI.

Por isso, farei uma série de posts abordando pré-cálculo. Inclusive, cálculo é uma matéria que consegue reprovar muitos alunos logo de cara em TI. De qualquer modo, boa leitura.

Nesta primeira parte, abordarei de forma básica a história e a importância do cálculo.

O cálculo surgiu para resolver questões que a matemática não conseguia solucionar.

Parte 1 - Senta que lavem história

A invenção do cálculo surgiu como uma grande ferramenta para resolver os problemas que os matemáticos sempre criavam, além de questões que ainda nem se vislumbravam no início de seus dias.

Essas questões que existiam atormentavam as mentes dos matemáticos por 2.000 anos.

Devo ser muito matemático, nem se eu tivesse todo esse tempo esqueceria minha ex

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Um pouco sobre o Cálculo

calculation-math.gif

Primeiramente, é importante esclarecer o que se refere o cálculo. É fundamental compreender que tudo possui um significado, que é sempre construído ao longo do tempo. Mas qual é a razão para sua criação?

O cálculo oferece uma forma de medir taxas de mudança e seus impactos, permitindo uma melhor compreensão de fenômenos dinâmicos em diversas áreas do conhecimento.

Cálculo = Calculus --> vem do latim, que é de uma pedra usada para contagem
Modo ironia: Era como os antigos traficantes contavam a pedra

Pre-Calculo - rockmeme.png

Fonte da imagem: https://www.reddit.com/r/mathmemes/comments/143d70s/calculus_is_the_latin_word_for_pebble_our/

O cálculo é uma moeda de duas faces, com uma delas sendo a diferenciação e a outra a integração.

  • Consideremos que a integral é um grau superior da equação; ou seja, a integral do leite é a própria vaca.
  • Ao realizarmos a diferenciação para obter a derivada do leite, resulta em seus derivados, como o queijo.

Pre-Calculo-integral-derivada-exe.png

💡 Uma é o inverso da outra

Assim, aplicando o teorema fundamental do cálculo, se aplica a diferenciação em uma integral para retornar a expressão original e vice-versa, ou seja, uma via de mão dupla.

📝 Os dois métodos se voltam a ser para aproximação, mas procuram usar limites que fazem o erro envolvido (isto é, a imprecisão da aproximação) tender a zero.

Os fundamentos do cálculo se deram aos trabalhos de Isaac Newton, isso por volta de 1670, e não foi só Newton; também tiveram os trabalhos do polimatématico Gottfried Leibniz.

Sim, a máquina, o homem, o iluminado, o Isaacgol

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Esses dois grandes cientistas da época brigaram muito pelas glórias (prioridades e méritos) a respeito de suas descobertas, de modo que isso acabou isolando os matemáticos britânicos até o século 19.

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Impacto do cálculo

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Para calcular a velocidade de um corpo em um determinado instante no tempo, o Cálculo Diferencial seria muito útil.

Inclusive, ao estudar a queda dos corpos, Galileu precisava calcular a velocidade de um objeto em um determinado ponto no tempo e poderia ter utilizado o cálculo.

Claro que isso não foi possível, já que Galileu morreu no mesmo ano em que Newton nasceu. Talvez ele tenha até reencarnado.

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Assim, o cálculo gerou um novo ramo na matemática chamado de "análise", que se propõe a se debruçar sobre a mudança contínua.

A diferenciação pode ser utilizada tanto na modelagem de doenças epidêmicas quanto na determinação do caminho que um avião precisa percorrer para não colidir com duas torres ou em outro avião.

Fechando a primeira parte

De forma geral, isso foi um infinitesimal sobre o contexto histórico e a importância do cálculo.

Que, por sinal, é uma história intrigante e importante não apenas para os matemáticos que estão em universidades ou fazendo pesquisas, mas também para nós, meros mortais, que nos perguntamos:

Qual a beleza disso?

Creio que tomamos como belo aquilo que entendemos, então agora vamos esperar as próximas partes.


Fontes:

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"The truth shall make you free" - Caltech's motto


Depois do Pré-Cálculo, vem o Cálculo I, certo?

Gostaria de complementar o assunto, sugerindo uma série de 52 episódios (original em Inglês e dublada em Português) do curso de Física do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), onde o Prof. David Goodstein (*05/04/1939 - †10/04/2024) apresenta os conceitos de Cálculo I logo nos 7 primeiros episódios da série* Universo Mecânico. De forma didática, relaciona alguns dos fenômenos físicos às equações que procuram melhor representá-los e como essas equações são então aplicadas na análise de fenômenos semelhantes.

Ao longo do tempo, os cientistas observaram que ferramentas matemáticas mais adequadas eram necessárias para então descrever os fenômenos naturais que pesquisavam avaliando suas taxas de variação. Os conceitos de limite, derivada e integral começam então a surgir, estabelecidos nesse universo de "pequenos passos". Por exemplo, já tentou calcular o comprimento de um arco de circunferência? Simples, não é? Aquela equaçãozinha (C = 2 \pi \alpha), com (\alpha) em radianos representando o ângulo de abertura do arco, tem Cálculo para prová-la que é exata. E como estimar o comprimento de um arco de elipse ou seu valor exato? Bom, essas são somente algumas das diferentes perguntas que o Cálculo torna-se útil para fundamentar uma solução.

Antes de debruçar-se sobre várias folhas de teoria do seu livro texto e exemplos específicos por área, vale a pena conferir a série introdutória sugerida. Ao final de um curso completo (Pré-Calculo, Calculo I, II e além), o interessado vai então vislumbrar como o Cálculo, num todo, está presente no seu dia a dia. Para quem está iniciando na área, não o veja como um bicho de sete cabeças. Veja o Cálculo como um conceito que, por um tempo, está fora de entendimento por simplesmente não conhecê-lo, porém passível de ser entendido por meio de resolução de problemas práticos, recorrendo à teoria para entender o porque.

A forma de ensino de "raras escolas" é primeiro mostrar a teoria (abstrata) seguida então de exemplos práticos. Contudo, avaliar um problema primeiro e então buscar as ferramentas mais adequadas para resolvê-lo parece já ser um consenso utilizado por escolas técnico-profissionalizantes. Ou seja, a teoria vem para ajudar e não para dar o trabalho. Desta forma, você consolida melhor o aprendizado de algo novo, pois ela (a teoria) surgiu como sua aliada para ajudar a resolver um problema que estava complicado com as ferramentas que até então tentou aplicar. Perceba como um mecânico trabalha: ele recebe uma engenhoca quebrada, analisa a situação, faz anotações e planejamento necessários e depois, recorrendo às ferramentas certas, passa a consertá-la. Posteriormente afere o resultado contra padrões de qualidade pré-estabelecidos. Se atender, ótimo, serviço finalizado! Se não atender, reavalia o que errou e corrige. Estas correções às vezes se dão também como melhorias, atualizações sobre o processo de manutenção. A ciência como um todo, procura estruturar o conhecimento de maneira que possa generalizá-lo para solução de problemas de mesma natureza.


A série de 52 episódios "Universo Mecânico", cujos conceitos científicos permanecem atuais até hoje, foi produzida na década de 80 pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech), (dublada) e transmitida no Brasil pela TV Cultura (de São Paulo). Diferentemente das outras versoes dubladas em Português, os vídeos dessa PlayList (mantém) a mesma resolução da produção original americana (640x480p), obtendo-se com isso um ganho na qualidade do vídeo. O áudio permaneceu inalterado. Todos os créditos (encontram-se listados) no final de cada episódio. Fonte: Adaptado a partir do texto constante na descrição do canal.


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Fonte: https://imgs.xkcd.com/comics/newton_and_leibniz.png

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Vale a pena conferir, se possível, a versão em inglês cujos vídeos estão com boa qualidade. Inclusive, no canal da Caltech tem uma playlist complementar com outros videos

Quando assisti a série, maravilhei-me com os avanços gráficos da década de 80, comparando aquelas animações produzidas nos computadores do JPL Computer Graphics Laboratory com as atuais. Hoje temos em mãos muito mais recursos computacionais para produzí-las no microcomputador/notebook e "em casa"! Por exemplo, com a biblioteca Python manin originalmente criada por Grant Sanderson do canal no Youtube 3Blue1Brown você consegue produzir excelentes animações para conceitos da Matemática. Da ideia, surgiu, inclusive, uma comunidade para continuar a mantê-la e estendê-la com novas funcionalidades.

A propósito, falando no canal 3Blue1Brown, lá também há alguns cursos introdutórios. Indico abaixo os links para as playlists e, entre parênteses, o número de vídeos até o presente momento. Aos poucos novos complementos vão sendo acrescentados:

Quando chegar a estudar Equações Diferenciais vai perceber o mundo de outra maneira 8-)! Até as Redes Neurais Artificiais fazem uso de conceitos do Cálculo!!

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Sempre gostei das aulas de cálculo na faculdade, achava super interessante aprender a fazer aquelas contas doidas de deriviada e integral, mas a maior parte da galera não curtia

a turma quase toda reprovando e tals o_O

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Acaba que fomos criados a não gostar de matemática tanto pelos professores terriveis que tivemos como por outras questões como familia, logo disciplinas focadas em exatas puramente acabam se tornando um escarnio, vejo que é uma construção social e ecônomica também

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DevPunkDaSilva, não estou lembrado se foi sobre sua postagem ou outra que estava com várias imagens e um leitor deixou uma crítica porque percebeu que o texto estava muito carregado (quem lê as postagens do Tabnews em modo dark é um Sol na vista pela manhã! :) ). Ao ler a observação dele/dela em algum lugar no Tabnews, fui conferir o que já escrevi, percebendo então que poderia melhorar ocultando tudo aquilo que não fosse relevante. Aprendi um recurso markdown com o rafael num comentário que ele fez em uma postagem. Veja um exemplo sobre o que estou tratando, ao clicar na setinha preta a seguir.

Aqui você escreve um pequeno texto de chamada...

Aqui você inclui o contéudo que gostaria de ocultar. Pode ser, por exemplo:

Um texto qualquer

Uma citação ipsis litteris, por exemplo.

Um texto descrevendo a imagem gigantesca (imagine se fosse animada!)

image
Fonte: worldhistory.org

Outro exemplo bem simples:

"The School of Athens"

por Raffaello Sanzio da Urbino (1511) - Public Domain
The School of Athens

Parece útil, não? Bom, aqui deixo o código fonte markdown que usei. Tente copiar o bloco de texto destacado abaixo (botãozinho no canto superior direito) e colar numa postagem/resposta para experimentar.


<details>
    <summary>Aqui você escreve um texto de chamada...</summary>

Aqui você inclui o contéudo que gostaria de ocultar. Pode ser, por exemplo:

Um texto qualquer
    
> Uma citação _ipsis litteris_, por exemplo.

Um texto descrevendo a imagem gigantesca (imagine se fosse animada!)

![image](https://www.worldhistory.org/uploads/images/18023.png?v=1729152365-1697135717)
Fonte: [worldhistory.org](https://www.worldhistory.org/image/18023/the-scientific-revolution-in-europe)
    
</details>

E esse aqui é do segundo exemplo

<details>
    <summary>Não clique aqui!</summary>

Mais um curioso clicou aqui!

</details>

Essas tags podem ser um pouco chatas para aprender. Porém, com a prática você "pega" o jeito, respeitando as identações, linhas entre elementos, dominando-as. Tornam-se suas "amigas" para deixar o texto bem estruturado.

Acho que os exemplos que deixei são suficiente para começar. Essa dica pode te ajudar para esconder aqueles elementos que tiram a atenção do leitor ou interrompem a fluidez de leitura do texto, por exemplo, ao surgir uma imagem muito grande. Outra utilidade é remover elementos que não devem ir para a impressão se estiverem recolhidos.

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Algumas correções importantes:

Embora a relação vaca, queijo e leite possa expressar de forma simples o conceito do teorema fundamental do cálculo, não é uma forma correta de se exemplificar. Por muito tempo os matemáticos se preocuparam em problemas de calcular áreas, como, por exemplo, Arquimedes, com a quadratura da parábola, futuramente a quadratura da hipérbole e vários outros métodos para obter áreas de superfícies. Esses métodos, em sua maioria eram de exaustão e não eram nem um pouco práticos. Mas enfim, o conceito de Derivada e Integral é puramente matemático:
Enquanto a derivada expressa a variação de uma quantidade, a integral expressa uma área.

Diferenciabilidade

O formalismo de Newton e Leibniz ainda era muito rudimentar, muito do desenvolvimento de ambos é completamente errônio nos dias de hoje e muito complicado. Newton, por exemplo, costumava expressar todas as funções como uma série de potência, pois julgava que sempre podia fazê-lo, contudo, não imaginava que essas séries poderiam ser divergentes, algo que invalida muitos dos seus resultados.

A forma com que, trabalhando em problemas completamente diferentes ambos chegaram aos mesmos resultados é algo realmente facinante e evidencia de como uma boa construção lógica da matemática pode levar a muitos avanços (algo ainda mais visível com os trabalhos de Hilbert, Dedekind e Couchy). Colocando a parte histórica um pouco de lado, diferenciabilidade significa o seguinte:

Uma dada função f, em um dado ponto a é dita diferenciável se, e somente se, f(x) = f(a) + (x-a)f(x) + r(x), onde r(x) tende a 0 muito mais rapidamente que x-a. O que isso tudo significa em termos matemáticos?

Perceba que, a menos da expressão r(x), o valor da função f em x é dado pela reta f(a) + (x+a)f'(x). Isso significa que, quando x está muito próximo de a, localmente a função se aproxima muito de uma reta. É aí que está o pulo do gato, quando x = a, f(x) = f(a), portanto, f(a) + (x+a)f'(x) é uma reta tangente a f(a). Ainda mais: quando x está muito próximo de a, podemos rearranjar a expressão para f(x) = [f(a)-af'(x)] + xf'(x), evidenciando aida mais que f'(x) é o coeficiente angular da reta, ou seja, quando x está próximo de a, f(x) varia f'(x). Como pode perceber, Newton e Leibniz estavam, na verdade, trabalhando no mesmo problema, mas com aplicações diferentes.

Teorema fundamental do cálculo

Primeiro precisamos de um bom conceito de integral, por isso vamos utilizar a integral de Riemann (a mesma que você aprendeu no cálculo 1).

Se f: [a, b] \rightarrow \mathbb{R} é diferenciável em [a,b] com f' integrável à Riemann em [a,b], então
\int_{a}^{b} f'(x) \,dx = f(b) - f(a)

prova:

Vamos expressar f(b) - f(a) = f(x_N) - f(x_{N-1}) + f(x_{N-1})-f(x_{N-2}) + ... + f(x_2)-f(x_1)+f(x_1)-f(x_0)

Assim, pelo Teorema do Valor Médio:

f(b) - f(a) = \sum_{j=1}^{N} f'(\xi_j)(x_j-x_{j-1})

E, pela definição da integral de Riemann:

f(b) - f(a) = \int_{a}^{b} f'(x) \,dx

O que Newton e Leibniz perceberam, foi exatamente essa relação, que é basicamente de operações inversas.

O maior impacto do cálculo

Simplesmente os objetos mais importantes da matemática moderna: equações diferenciais.