Executando verificação de segurança...
4

Estou querendo transformar uma empresa com dados físico para arquivos digitais salvo na nuvem, mas estou perdido por tanto conteúdo. Podem me ajudar?

Esse será o meu primeiro post aqui, estarei melhorando nos próximos, pretendo postar sobre o desenvolvimento de alguns projetos e sistemas que serão desenvolvidos de aplicações reais. Estarei aberto para qualquer melhoria. Fico feliz por esse projeto do tabnews e acredito muito nele!

INTRODUÇÃO

Estou pesquisando sobre armazenamento nas nuvens para um escritório que tem dados para serem salvos e acessados por alguns computadores diariamente, o objetivo é transformar esses dados armazenados fisicamente em digitais. Entretanto, na internet, tem muito conteúdo que acaba não indo direto para o objetivo principal, não conseguindo progredir no assunto. Estou aqui para contribuir com meus conhecimentos e aprender também! Fica à vontade para responder.

DESENVOLVIMENTO

Alguns pontos interessantes para abordar aqui que serão necessários para esse projeto.

  1. Segurança - Precisar estar seguro para pessoas que estão de fora não terem o acesso;
  2. Acesso offline - Para ser acessado caso não tenha internet;
  3. Realizar backup diariamente;
  4. Caso possível, gerenciamento de conta tipo e-mail de usuário.
    Seria necessário esses pontos. Estive pesquisando sobre a nuvem da Google, Microsoft e outras menos conhecidas. Mas tenho dúvida entre eles. Meu objetivo aqui é ter um note, onde posso pesquisar para adquirir conhecimento nesse mar da internet.

CONCLUSÃO

Esses pontos seria interessante para essa transformação, mas tenho dúvidas dos passos necessários para aprender e conseguir ter uma visão sobre o assunto. Fico muito feliz de qualquer pergunta ou esclarecimento aqui. Agradeço pela sua atenção!

3

Eu curto bastante a nuvem do Google pq usei por um bom tempo no meu último emprego, mas no geral eu indico a nuvem da Microsoft, pq maioria dos escritórios utilizam Office e as pessoas geralmente tem preferência em usar os programas do Office tbm (lá a galera odiava usar as ferramentas do Google, sendo que são iguais ou até superiores a do Office).
E ambas tem os requisitos que vc citou, e não são dificeis de configurar, então no geral eu indico ir de Microsoft One Drive mesmo.

1

Muito obrigado pela sua dica! Realmente, eu estava em dúvida entre eles dois, mas no da Microsoft eu fico em dúvida na questão de qual plano escolher, se o plano família atenderia ou teria que escolher um plano empresarial para essa questão. Meu objetivo é colocar documentos sensíveis na nuvem, tirando de um servidor local. Para ser acessado remotamente várias vezes no escritório. Obrigado por compartilhar sua experiência!

2

Google Drive (minha preferência) e o One Drive da Microsoft voce deixa os dados en nuvem, faz controle de acesso, e de acordo com a escolha do usuário que está usando o drive no desktop ou mobile pode deixar arquivos offline. o backup nao é necessário já que esses serviços se responsabilizam pela integridade. em relação aos custos, você só precisa comprar espaço de armazenamento. no caso do Google, você pode usar o Google Workspace (para empresas), que voce paga por conta de usuário. voce tambem pode optar pelo Google One (para pessoas e familias).

vou levantar uns pontos para você analisar e ver se aplica no seu caso.

  • capacidade da busca de arquivos levar em consideração o conteúdo do PDF
  • você vai ter um HD virtual no dispositivo, a estrutura de pastas é essencial para não virar bagunça
1

Obrigado pela dica! Realmente, o Google Drive tem muitas facilidades e preço interessante, entretanto, como é um escritório, seria interessante o Microsoft pela questão do Office 365 que já vem com o drive. O primeiro ponto é muito interessante, é necessário ter uma fluidez na pesquisa dos arquivos salvos. O segundo ponte é crucial, pois vira uma bagunça kkk. Estarei começando com uma conta gratuita para e estar salvando os arquivos e configurando e depois comprar um plano pago. Muito obrigado pela sua resposta!

1

Eu criei um sistema de armazenamento em nuvem para uma empresa de contabilidade. Antes eles usavam o google drive, mas reclamavam muito pela lentidão ao procurar arquivos e navegar nas pastas.

o que fiz ficou nas seguintes características e funcionalidades:

Tecnologias:
php+ laravel + vuejs3
indexDb com framework jsStore

funcionalidades:
Sincroniza e armazena no navegador do usuário as pastas,criando uma navegação ágil.
sincroniza os arquivos e salva no navegador do usuário, assim o arquivo que ele abriu ja fica salvo offline.

integração com o sistema atual, permitindo o compartilhamento e controle de accesso.

armazenamento em nuvem: a primeiro momento o arquivo é salvo na hospedagem, em seguida é upado para um storage da digital ocean.

a leitura do arquivo é acessado com segurança na geração do link e assinatura da url.

1

Rapaz, que interessante essa sua aplicação, gostei! Penso futuramente em realizar um sistema no mesmo escopo. Para início, eu estarei fazendo de forma simples mesmo usando o drive da Google ou da Microsoft que já vem com o Office 365 junto. Incrível que pareça, o escritório é uma contabilidade que estou realizando esse projeto. Mas fiquei em dúvida em qual plano escolher para essa questão inicial, o objetivo seria salvar na nuvem e ter o acesso aos documentos de forma digital, ainda no caso da Microsoft de lucro utilizar o Office. Penso em começar utilizando de forma gratuita para utilizar o drive e depois partir para um plano pago. Muito obrigado pela sua resposta! Caso tenha alguma sugestão, estou à disposição!

1

Recomendo estudar um pouco sobre docker e VPS não da pra definir algo concreto pois não sei exatamente oq está tentando armazenar e nem a quantidade de vezes que esses itens armazenados vão ser consultado os manipulados etc então por isso no geral voce precisa mais do que tudo é saber fazer as perguntas certas e quebrar esses problemas em questões menores. No geral aprenda docker e como manipular esses conteiners, assine algum VPS e configure da maneira que precisar.

1

Muito obrigado pelo seu feedback! Realmente, não consegui detalhar a dúvida ou quebrar esse problema em partes pequenas, ficou abstrato a dúvida. Sim, já tenho um pouco de conhecimento do funcionamento do Docker, entretanto meu objetivo é simplista, até posso usar futuramente usar em um servidor nessa questão. Entretanto, o objetivo era armazenar dados sensíveis de um escritório na nuvem, para os funcionários de 8 a 10 pessoas acessarem essas informações, seria pdf de documentação de pessoas físicas, contratos e etc. e podendo ter o controle de acesso desses funcionários, diminuindo a necessidade de um servidor local. Pretendo futuramente criar um sistema que fará o acesso, salvamento e criação desses dados automaticamente. Fico grato pela sua resposta, caso queira tirar alguma dúvida específica desse problema, estarei disponível para responder!