Bom dia amigo, tudo bom?
Me desculpe pelo hiato de 8 meses pra te responder. Acabei esquecendo de ver os comentários e (não por acaso) fui ver só hoje.
Começo falando que isso NÃO é uma mensagem motivacional
Vamos lá, primeiramente obrigado por compartilhar sua história e como você se sente sobre isso. Não sei se a situação ainda se mantem ou não mas, posso te dizer com segurança que a maneira como a gente se sente emocionalmente define se a gente vai conseguir superar a questão da idade/estagnação ou não.
Sobre o jiu jitsu: provavelmente é algo que você desempenha muito bem e, naturalmente, se torna algo mais fácil de manter. Quando estamos em momentos onde psicológicamente estamos mais abalados, tendemos a buscar áreas e atividades onde nos sentimos mais confortáveis, e isso é normal, todo mundo é assim. Não acho que você tenha que parar suas atividades no esporte. Acredito que seja possível se organizar pra manter o esporte e separar tempo pra se atualziar novamente.
Sobre o trabalho: eu trabalho em uma empresa onde tenho parte do tempo livre, e confesso que as vezes é tentador ficar só navegando na internet por exigir bem menos esforço mental, mas eu decidi que iria gastar esse tempo estudando justamente porque desejo entrar na área da programação.
Atualmente eu: não tenho experiência na programação, não terminei minha graduação e tenho pouca orientação da área a seguir.
Até o momento em que você comentou vc: tem experiência na área, tem a graduação completa e sabe o caminho a seguir. Entende como você está muito mais próximo do que eu de seguir no caminho?
Recomeçar em outra empresa vai SEMPRE nos colocar medo, pois tira a gente do nosso conforto e faz a gente ser junior novamente, ser aprendiz novamente, e não tem problema nenhum nisso. Quando estamos a muito tempo fazendo algo começamos a ter dificuldades em admitir que não sabemos algumas coisas, e para quem vai começar em outro trabalho "do zero", é meio que admitir isso e encarar isso. Entenda que você não tem obrigação nenhuma de saber o que outros esperam que você saiba.
Em suma, não é tarde, mesmo. Não é uma mensagem motivacional, é um aviso.