Executando verificação de segurança...
1

Olá, meu caro. Estou curioso para saber como você está hoje! Estou numa situação que me sinto perdido e ultrapassado. Gostaria de aproveitar o espaço para um desabafo.

Tenho 34 anos e desde 2009 (com 19 anos) trabalho para a mesma pessoa/empresa. Minha função - até hoje - é basicamente manter e suportar um sistema antigo utilizado por uma grande empresa. Somos só eu e meu chefe.

No início eu tinha muita vontade de aprender! Após 1 ano no emprego já comecei a faculdade de Sistemas de Informação com a esperança de que era aquele o caminho ideal a seguir.

Acordava às 6:00 e voltava para a casa às 18:30, corria para a faculdade e emendava no treino de jiu-jitsu às 22:00. Baita correria!

Após 4 anos concluí a faculdade e comecei a treinar às 19:30 ao invés das 22:00.
Particularmente me identifiquei muito com esportes.

Como o trabalho nunca exigiu muito, e na maioria dos dias eu ficava solitário em uma sala sem ninguém por perto, comecei a contar as horas para ir treinar. Consumia por horas conteúdo sobre jiu-jitsu e redes sociais.

Treinar era o melhor momento do dia, pois era onde eu fazia algo que me sentia bem, era desafiado, e particularmente me dava muito bem (Descobri uma predisposição para atividade física que não sabia que tinha).

Nesse ponto, já estava totalmente acomodado! Nem passava mais pela minha cabeça estudar e me desenvolver profissionalmente! Só queria receber meu salário no final do mês, treinar e curtir o final de semana com minha esposa.

Os anos foram passando e a acomodação era cada vez maior. A pandemia fez a empresa migrar para o trabalho remoto, que por um lado foi bom pois "ganhei tempo" e posso ajudar minha esposa que trabalha na cozinha de casa.

Hoje em dia, apesar de tudo, me sinto um grande perdedor ao olhar para trás e ver que "parei no tempo".

Entendo que provavelmente as circunstâncias contribuiram para isso, mas é muito difícil não me sentir fracassado profissionalmente. É frustrante, mas na minha cabeça eu não sou inteligente o bastante para ser um bom programador.

Meu dilema hoje é, apesar da idade e de tudo isso, se devo me dedicar a programação de uma vez por todas ou se desisto de vez.

O fator financeiro pesa bastante. Hoje, após todos esses anos recebo 4mil reais por mês. Acho que é pouco pelo tempo, mas é justo pelo que meu chefe pode pagar.
Infelizmente seria muito difícil receber muito menos que isso, e esse também é um dos medos que tenho de recomeçar em outra empresa, do zero.

Gostaria de saber de vocês como foi e está sendo essa parte financeira também.

Desculpem pelo desabafo.
Abraço a todos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Bom dia amigo, tudo bom?

Me desculpe pelo hiato de 8 meses pra te responder. Acabei esquecendo de ver os comentários e (não por acaso) fui ver só hoje.

Começo falando que isso NÃO é uma mensagem motivacional

Vamos lá, primeiramente obrigado por compartilhar sua história e como você se sente sobre isso. Não sei se a situação ainda se mantem ou não mas, posso te dizer com segurança que a maneira como a gente se sente emocionalmente define se a gente vai conseguir superar a questão da idade/estagnação ou não.

Sobre o jiu jitsu: provavelmente é algo que você desempenha muito bem e, naturalmente, se torna algo mais fácil de manter. Quando estamos em momentos onde psicológicamente estamos mais abalados, tendemos a buscar áreas e atividades onde nos sentimos mais confortáveis, e isso é normal, todo mundo é assim. Não acho que você tenha que parar suas atividades no esporte. Acredito que seja possível se organizar pra manter o esporte e separar tempo pra se atualziar novamente.

Sobre o trabalho: eu trabalho em uma empresa onde tenho parte do tempo livre, e confesso que as vezes é tentador ficar só navegando na internet por exigir bem menos esforço mental, mas eu decidi que iria gastar esse tempo estudando justamente porque desejo entrar na área da programação.

Atualmente eu: não tenho experiência na programação, não terminei minha graduação e tenho pouca orientação da área a seguir.
Até o momento em que você comentou vc: tem experiência na área, tem a graduação completa e sabe o caminho a seguir. Entende como você está muito mais próximo do que eu de seguir no caminho?

Recomeçar em outra empresa vai SEMPRE nos colocar medo, pois tira a gente do nosso conforto e faz a gente ser junior novamente, ser aprendiz novamente, e não tem problema nenhum nisso. Quando estamos a muito tempo fazendo algo começamos a ter dificuldades em admitir que não sabemos algumas coisas, e para quem vai começar em outro trabalho "do zero", é meio que admitir isso e encarar isso. Entenda que você não tem obrigação nenhuma de saber o que outros esperam que você saiba.

Em suma, não é tarde, mesmo. Não é uma mensagem motivacional, é um aviso.