Pra mim, existem três coisas que fazem toda a diferença no desenvolvimento de um sistema ou aplicação (e isso deveria ser uma regra geral).
1 - O simples funciona (tanto no codigo quanto na logica;
2 - Eleve a complexidade logica e sintática do código de acordo com o grau de complexidade do projeto;
3 - Sempre que possivel, use a sintaxe fde fundamento da linguagem. Quando a sintaxe prólogo da linguagem apresentar muitos ruidos logicos, repetiçao de código e poluiçao visual no arquivo, é hora de considerarmos o uso de algo que faz o mesmo trabalho, mas de forma simples em termos sintáticos (e aqui tambem podemos encaixar o ponto 2). Entao, podemos considerar usar essas outras sintaxes: expressoes lambdas, API stream, por ai vai.
Inventar moda nao vai levar ninguem a nada.
É mais facil apertar um parafuso usando uma chave de fenda do que com uma chave inglesa ou de griffe.
Voce pode saber o que cada ferramenta faz, mas o que importa nao é somente isso. É tambem saber quando usar cada uma dessas ferramentas.
ArrayList ou lists em Java nao podem ser aplicados em todo caso.
Existem casos que um grande armazenamento de arrays faz sentido, e arrayslists sao otimos em recuperar e armazenar esses dados das arrays para ediçao. Ou, se alguem julgar o contrario, tambem pode usar dessa forma, de acordo com o que o projeto requer.
Voce ter vergonha de usar um for, enhanced for, if-then-else, ternarios... so mostra que voce esta renunciando ao conhecimento base da linguagem, que podem te salvar ate em situações de alta complexidade.
É lamentável ver que existem pessoas que nao sabem de nada influenciando outras pessoas que passam a nao saber de nada, e ver ambos os tipos de pessoas bostejando inverdades e contradições pela internet.
Toda ferramenta é essencial. E toda linguagem de programaçao é uma ferramenta. Isso engloba ate a sintaxe, a logica, etc.
O ChatGPT, uma IA criada com ferramentas (limguagens) por outras pessoas, deve ser usado, tambem, como uma ferramenta, uma soluçao frente a ambiguidades que surgem em nossa vida durante nossos estudos ou outros setores que temos duvidas. Mas as pessoas sao burras. Usam uma tecnologia criada por humanos pra substituir elas mesmas.
As pessoas precisam parar de pensar que a maquina é superior. Na verdade, um ser humano criou a maquina e sua inteligência. Sem o fator humano, isso nunca seria possivel. Seguindo essa logica, vemos que esses tipos de pessoas sao burras. E sao esses mesmos tipos que se declaram programadores e desenvolvedores meio mundo à fora, e que posteriormente sao contratadas achando que vai ganhar 10 mil por mes usando ChatGPT pra fazer tudo + essas regrinhas que voce citou, e quando ve a verdade, chora e fala que "a escravização deve acabar".
Novamente, Lamentavel...