Executando verificação de segurança...
2

Estou na área a 2 anos como fullstack, ainda vale a pena fazer graduação em computação?

Atuo como desenvolvedor fullstack pleno a 2 anos. No final desse ano termino minha graduaçao em engenharia mecatrônica e estou na dúvida do que seguir. Queria a opnião de vocês sobre o que fazer daqui em diante, so estudar, fazer MBA , fazer graduação em computação, etc... O que vocês fariam?

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu investigaria bastante sobre e faria várias reflexões.

  • Ninguém sabe da sua vida, não sabem seus objetivos, suas dificuldades, nada.
  • Ninguém terá ganhos ou perdas com o que você fizer, o papel aceita tudo que a pessoa colocar.
  • Haverá diferentes opções, em quem confiará? Quem realmente teve aquela experiência? Quem está trollando? Quem está sabotando? Quem realmente se deu bem? Quem está só amargurado? Quem está ingenuamente tentando ajudar com algo ruim e nem sabe? A pessoa consumiu todas as opções? Ela tinha condições de avaliar no momento que consumiu? Qual a realidade dela onde vive? A lista de perguntas poderia continuar. Você não sabe nem sobre a sanidade mental da pessoa.
  • "Ah, mas são muitas dizendo a mesma coisa" - tem tanta coisa que a maioria está errada, imagina em uma reunião de terraplanistas (e muitos sites são assim).
  • Se você fizer o que falaram, será diferente do que eles fizeram e o resultado será bem diferente.
  • Você tenderá "ouvir" aquilo que lhe agrada mais, o que já queria fazer, mesmo que seja a pior opção, o ser humano costuma ser assim.
  • Se você pesquisar e for obter informações de fontes primárias de forma mais objetiva já estará treinando para trabalhar na área. Nossa área é focada em resolver problemas de forma científica usando computadores como ferramenta. Você quer ser pago para fazer isso para outras pessoas? Que tal começar treinar para o seu problema?
  • Se realmente não consegue achar uma solução, não seria o caso de pagar alguém que teoricamente é mais comprometido com seu sucesso para ajudar de forma estruturada? Ou acha que a loteria de perguntar para pessoas aleatórias na internet é melhor? Pode ser até psicólogo e afins.
  • Já se avaliou pessoalmente? Tem vocação? Tem habilidades básicas educacionais para exercer uma função na área? Se não, consegue resolver isso?
  • Já se perguntou se está entrando por modinha ou porque prometem que a área é maravilhosa? E que há chance de não ser verdade, como vemos todos os dias as pessoas reclamando em todo lugar?
  • A vida é difícil, faça o seu melhor, se dedique muito para obter a melhor resposta por conta própria e assuma a responsabilidade por isso.
  • Dê um passo de cada vez, não pule etapas, não pegue atalhos, faça o atual bem para decidir o que fará depois.
  • Você terá que estudar muito, com afinco e profundidade. Ignore qualquer pessoa que diga o contrário. E muitos dirão.
  • Cuidado com o ciclo: aprende errado, treina-o, recebe validação, ensina errado, briga pelo erro.
  • O mercado precisa muito de excelentes profissionais. O mercado está quase saturado dos ruins. Quem você quer ser?
  • Se está pedindo ajuda sobre curso, saiba que o título não define o que ele é, até a época muda um curso, quem se formou ou está fazendo um curso, quando você for entrar já pode ser outro curso, muita gente nem sabe disso, indicações de outros quase sempre mais prejudicam que ajudam, por mais que a pessoa esteja bem intencionada.

Ajudei? Era o meu desejo.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui).

2
1

A discussão que mencionou ajudou bastante e seu comentário também. Eu gosto muito de estudar e gosto de entender as coisas a fundo, acredito que a faculdade va me dar uma boa base de conhecimento para eu conseguir fazer o que eu quiser (pretendo fazer federal) além de tirar diminuir esse desconforto na minha cabeça de não saber realmente o que está acontecendo quando estou fazendo qualquer coisa em um computador, também tenho medo de isso impactar nos cargos em que eu posso ocupar no futuro por ter ou não uma graduação na area. Realmente fico muito em dúvida se essa sede que tenho de fazer outra faculdade é insegurança da minha parte, uma vontade genuína de entender as coisas ou eu jogando meu tempo fora (+4 anos). Eu quero ser bom de verdade

1

Ninguém contrata baseado na sua formação academica, nem no Brasil nem nenhum outro lugar do mundo.

Normalmente se contrata pelo seu histórico profissional. Se o medo é que a faculdade vai te impedir de ter um cargo alto lá na frente, pode ficar tranquilo, não vai.

O que conta normalmente é o que você fez nas empresas que trabalhou e sempre estar estudando eng de software de uma maneira geral

1
1
1

Olha acredito firmemente que vale a pena investir, até porque se algum dia você pretende trabalhar fora do país, os outros países na grande maioria exige o ensino superior mesmo com a defasagem de profissionais na área. Outro ponto que ainda vale a pena investir no seu aprendizado é saber a base teórica ainda mais sólida pois vai existir cenários que a base teórica vai te ajudar a achar a solução. O que recomendaria como curso seria Engenharia de Software/Ciência da computação pois são bem focados em matemática e na solução de problemas o que de fato nossa área faz, além de abordar outros aspectos como escalabilidade, distribuição, segurança e etc. Enfim, pense sempre que você está investindo em sua carreira pois aprendizagem nunca é uma perda de tempo ou dinheiro.

1

Excelente a resposta do maniero aqui. Muito importante levar em consideração todas as questões levantadas por ele.

Agora, colocando apenas a minha experiência pessoal como fonte pro meu conselho, vou listar meus pontos:

  • Graduação: vale a pena fazer ciência da computação ou engenharia de computação por causa daquela "base da programação" que todo mundo fala, mas ninguém sabe dizer ao certo o que é. Esses cursos te dão essa base. Vale a pena se quiseres fazer um concurso público. sei que a maioria dos devs não gosta de concurso, mas existem muito boas vagas e talvez seja a melhor forma de entrar no mercado (fora a indicação);
  • MBA: excelente fazer se você procura uma vaga mais de gestão, como um techs leão, por exemplo (não é o meu caso, mas entendo quem quer essas vagas);
  • Especialização: essas, só faria se estivesse muito dentro dos meus planos, tipo uma vaga que exija, ou o conhecimento nessa área é tão específico que vale o investimento. Especialização, pra mim, é igual certificação.
  • Mestrado/Doutorado: só faça se quiser seguir carreira acadêmica.

Finalizo enfatizando que essa é a minha opinião, baseada exclusivamente na minha experiência.

1

Na minha opinião sempre vale fazer uma graduação na área que você atua dentro do mercado. Tu não vê dentista ou enfermeiro fazer pós em medicina certo? Se ele quiser atuar na área, precisa fazer uma nova graduação. A nossa área por outro lado é bem liberal, sendo uma Ciência Exata normalmente tu que já tem uma formação em Engenharia, pode facilmente se manter com essa formação e tudo certo. Mas uma graduação na área te dá uma base teórica muito importante, que nunca vi curso algum fornecendo. Abre algumas portas que podem ficar fechadas se não tiver uma formação na área e ainda por cima, concede uma autoridade muito maior para você sobre qualquer assunto, afinal você estudou aquilo, por quatro anos!

1

Fica aqui minha opinião:

Uma grande parte dos melhores devs que eu conheci (gente que trabalha na Apple, Google empresas super grandes) normalmente fez a graduação em alguma coisa de exatas (eng elétrica, mecanica...) e depois que começou no mercado só continuou e estuda sempre por conta própria.

Uma graduação vai te consumir 4 ou 5 anos sendo que você já ta formado em engenharia... também vai te atrapalhar na sua carreira porque você vai gastar um tempo enorme com as aulas, provas em vez de estudar para aplicar no que você tá fazendo.

A base você consegue aprender por fora, é só saber onde procurar (não é em bootcamp super prático) e também com os seus colegas mais seniores.

A universidade é só uma instituição, você pode aprender de mil maneiras...

Mas claro, no final das contas, quem sabe o jeito que funciona melhor pra você é... você! Cada um tem o seu jeito de aprender e talvez no sei caso a universidade vai ser a melhor escolha possível. Boa sorte na jornada!