Com mais tecnologia, temos redução de custos e abertura de novos mercados, o que facilita e barateia o custo de vida.
Com mais tecnologia, temos redução de custos e abertura de novos mercados, o que facilita e barateia o custo de vida.
Pode ser verdade, mas sob algumas condições, como haver concorrência, e uma coisa que a gente observa é quebra de concorrentes menores, uma tendência a monopólios e centralização de serviços em poucas empresas. A diminuição dos custos, por exemplo no caso do Uber e iFood, vem de subsídios dados pela empresa para fazer com que criemos o hábito de utilizar o serviço. Em algum momento a empresa precisa começar a dar lucro e esses subsídios diminuem, diminuição quase sempre associada a precarização do trabalho dos fornecedores, como motoristas de uber e entregadores de iFood, e aumento de preços. E agora que concorrentes menores foram eliminados, nós temos menos opções de escolha.
Estou postando essa ressalva mas achei bacana sua postagem e a discussão que gerou aqui de um tema "meio fora" da tecnologia (deixei meu UpVote!).
O problema é que não se apura esse resultado na prática. Na vida real a habilitação de motoristas é feita 'a toque de caixa' e esse é um problema que vemos em quase todas BigTechs (eu não sei nenhuma que não tenha, mas não posso dizer que são todas rs) São empresas grandes e globais demais e para ter um suporte, serviço e controle de qualidade seriam bilhões que nenhuma delas querem (ou podem) gastar.
Como sempre, no mundo real são problemas complexos, que tem dezenas de facetas e impactam em todos os setores da sociedade... temos que avançar nos controles e tecnologias para que não paremos o progresso e nem deixemos o lado ruim da tecnologia 'tomar conta'.