Executando verificação de segurança...
1
DJon
1 min de leitura ·

Preciso de Dicas e Conselhos ; Obrigado a Todos .

Boa tarde; Trabalhei oito anos no exército como temporário ( soldado ) na área de informática, o que eu mais gostava era achar soluções para resolver instalação de programas e etc, hoje ,iniciei minha jornada em engenharia da computação, quero realmente seguir a área da programação, front e back, não descartando a data sciencia e hardware. No momento estou apenas vendo cursos básicos de HTML, css e js, fui atrás também dos site com todas as documentações de cada , mas eu queria saber um "norte" para que eu possa inicialmente me tornar dev Júnior desenolrolado que resolva problemas e ir adiante?. De já eu agradeço a todos!

Carregando publicação patrocinada...
1
0
1
0
1

Então DJon, pelo que eu entendi você está indo para a área de engenharia da computação. A engenharia da computação tem coisas mais voltadas a hardware do que ciência da computação e engenharia de software.

Na Engenharia da Computação, você vai aprender muito sobre arquitetura de computadores na parte de Hardware mesmo em paralelo com coisas relacionadas a Ciência da Computação. Vejo que existe dois caminhos para ser seguidos.

  1. Começar pela parte alto nível aprendendo front-end e back-end, assim você já vai começar a aprender coisas mais palpáveis para desenvolvimento web.

  2. Começar pela parte baixo nível para aprender C/C++, estrutura de dados, algoritmos, etc.

Se você começar pelo caminho 1, é a forma mais natural que alguém entra na area de desenvolvimento. Você começa com conceitos básicos de programação e consegue desenvolver um ou dois projetinhos que você vai se sentir orgulho de ter feito.

Se você começar pelo caminho 2, é a forma como estudantes de Ciência da Computação geralmente começa. É um caminho mais doloroso porque você aprende conceitos mais abstratos e dificilmente vai conseguir fazer algo bonitinho como um site ou aplicativo.

Vendo que você está fazendo um curso voltado para a área de eletrônica e ciência da computação, acredito que você vai ter mais matérias relacionadas ao caminho 2. Sabendo disso, acredito que o caminho 2 lhe trará uma base mais sólida para o curso que você está fazendo. Mas lembre-se que tudo o que comentei sobre o caminho 2, será visto no teu curso também, portanto eles darão essa base para você.

Lendo sobre o que você falou:

o que eu mais gostava era achar soluções para resolver instalação de programas e etc (...)
quero realmente seguir a área da programação, front e back, não descartando a data sciencia e hardware

Eu vejo que Engenharia da Computação vai te dar base suficiente em Hardware, mas não é o foco do curso coisas relacionadas a front, back e data science. Não sei qual é seu objetivo final e também não quero te desmotivar a fazer o curso, mas percebi uma incongruência na escolha do curso e nos objetivos que você citou.

Engenharia da Computação na Wikipedia

Sua atuação ocorre na fabricação de computadores, de hardwares, de sistemas embarcados, robótica (sistemas robotizados digitais e computadorizados), gerenciamento de rede de computadores, desenvolvimento de software e aplicativos, marketing e venda (planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos), processamento digital de sinal, telecomunicações (interligação entre redes de telefonia), etc.

1

Murilo, obrigado pela ajuda, escolhi engenharia da computação exatamente por poder seguir os dois caminhos, quero pegar a base do que eu puder , programação, desenvolvimento e a criação de softwares e hardwares , durante o curso vou me aprofundar nas matérias do curso e sempre aprender pra levar comigo e o que nao tiver no curso vou estudando durante o curso também, creio que front e back podem me ajudar de varias formas estou tentando bolar um planejamento, como estudar vom a ajuda do roadmap como o comentario do colega abaixo para o front end e deixar uma base solida de html , css e javascript e no curso solidificar a base de programação para o software pelo que estou vendo entender um pouco de cada linguagem tem uma grande vantagem seja no fullstack ou em softwares, cada dica de vocês so fortalece isso, como engenheiro posso atuar em diversas áreas e meu ponto é, solidificar minha base e estudar muito por isso pedi ajuda por onde começa , muito obrigado por suas dicas pode yer certeza que vou ver o básico c / c++ assim como ja estou vendo básico da dica do item 1.

1

Aconselho você a ir com calma. Apesar das duas terem relação muito forte devido o uso de computadores, ambas as áreas são completamente diferentes em vários aspectos.

Sou formado em Engenharia Elétrica e atualmente trabalho com desenvolvimento de software embarcado. Aqui na empresa tem um time de desenvolvimento web e mobile. As duas equipes trabalham com coisas completamente opostas. Enquanto eu trabalho com embarcados (chips, microcontroladores, sensores, etc) eles trabalham com front e back. A Engenharia da Computação é bem mais voltado ao que eu faço.

Não estou dizendo isso pra te desmotivar a estudar coisas relacionadas a web, muito pelo contrário apoio muito isso. O que estou dizendo é que você está no começo ainda, tente ir com calma e focar em uma coisa de cada vez pra não acabar atropelando. A curva de aprendizado é muito alta em ambos os casos, existe muita tecnologia diferente. A abstração de hardware/software nessas duas áreas são bem diferentes.

Eu também sou igual a você, que quero saber tudo "do led a web" mas me perdi algumas vezes por estar estudando coisas completamente diferentes.

Melhor caminho, na minha opinião, é: aprenda um e depois o outro, vai ficar muito mais fácil.

1

Muitíssimo obrigado, resumindo quero programar e resolver problemas, criar aplicativo que tenha web voltada a banco de dados e tudo isso relacionado assim como senhor quero ir do "led a web", tendo isso em mente obque senhor quis dizer aprenda um depois o outro ?

1

Quando disse do led a web, quis dizer que existe uma ponta baixo nível (hardware, embarcado) e outra ponta alto nível (web, mobile). Eu recomendo você aprender uma ponta primeiro e depois a outra, ao inves de fazer os dois ao mesmo tempo.