Executando verificação de segurança...
0

Tem como se tornar um desenvolvedor frontend júnior em 6 mês?

Para ajudar a responder essa pergunta, vamos primeiro dar uma olhada no roadmap para se tornar um desenvolvedor frontend júnior:

✨ Aprender GIT;

✨ Aprender o tripé da web, HTML, CSS e Javascript;

✨ Colocar esse conhecimento em prática criando pequenos projetos;

✨Se aprofundar no Javascript, estudando a fundo a linguagem e criando uma boa base para dar os próximos passos;

✨ Criar projetos maiores com interfaces mais dinâmicas, utilizando Javascript puro;

✨ Aprender alguma estrutura de criação de interface como React, Angular e Vue;

✨ Criar projetos simples, colocando em prática os fundamentos da estrutura selecionada;

✨Aprender SASS e Typescript;

✨ Criar projetos maiores e mais complexos utilizando conceitos avançados da estrutura de sua escolha.

Pela minha experiência como desenvolvedor, acho muito difícil conseguir aprender e fazer tudo isso em 6 mês de forma efetiva, considero que 1 ano seja o tempo mínimo para conseguir aprender e passar por todo esse processo, sem pular etapas, colocando em prática e validando cada aprendizado.

Essa é minha opinião e você o que acha? Comenta aqui e vamos trocar uma ideia sobre esse assunto.

Carregando publicação patrocinada...
2

Meu ponto de vista é que "ser desenvolvedor" não tem uma métrica, qualquer um que se coloca na frente de um editor de código e começa a bater cabeça já pode ser considerado um dev.

O ponto é que o MERCADO interpreta, o que eu vejo geralmente é que uma pessoa sem experiência prévia de TRABALHO geralmente ingressa como ESTAGIÁRIO (principalmente quando está cursando nível superior, pois é obrigatório o estágio). Pode acontecer de um dev sem experiência entrar como júnior por indicação ou talvez por fazer um projeto pessoal bem interessante, porém, ingressam recebendo o piso da vaga de JR.

O mercado JS ta sendo disputado a tapas e ficando cada vez mais barato (oferta e demanda), se me permitem, minha sugestão é que ao longo dos anos vão encaminhando aos poucos para o darkside do desenvolvimento, o desenvolvimento Backend (tudo menos JS e Python), são vagas sólidas e raras no mercado (que irão demorar mais tempo para a IA tomar o lugar contém ironia)

1
1

Principalmente não dá porque para a pessoa ser júnior ela precisa ter experiência, não só aprendizado. Por iso quase sempre que ver um júnior com menos de 2 ou 3 anos de experiência real e qualitativa, não de aprendizado, tem alguma coisa errada. E por isso que algumas pessoas ainda são júniores depois de 30 anos de experiência.

Agora imagina uma pessoa ter aprendido tudo isso, não importa em quanto tempo, e não ter aprendido todo o resto que é necessário para fazer bons softwares (não estou falando de avançados, complexos, perfeitos) e não apenas essas ferramentas citadas, que é a parte mais fácil e ponta do iceberg. Júnior não é que sabe quase nada. Quem sabe quase nada é aprendiz.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

0

Não concordo que um junior precisa ter anos de experiência para ter uma oportunidade no mercado.

Algumas pessoas em sua primeira experiência vão se sair muito bem e outras vão parecer totalmente despreparadas, acredito que iniciativas como o Union Developers , ajuda a minimizar isso preparando para os desafios que irão encontrar no mercado.

Você aprende a criar um bom software, trabalhando em aplicações reais. Longe do mercado você não vai conseguir isso.

2

Ok, é sempre um direito de todo mundo discordar. Todas as pessoas que eu conheço que estão na área comigo há décadas, que já viram todas fases, que tem todas as experiências, que são referência para muita gente e até premiados, concordam comigo, e são as pessoas que cuidam das melhores vagas, que orientam os projetos mais high profile.

Na verdade eu não disse o que você afirma e por isso discorda, então o problema é até outro.

Aqui tem uma postagem de agora a pouco que fala muito como está o estado do mercado e a deterioração cada vez maior: https://www.tabnews.com.br/whoisdon/o-ego-do-desenvolvedor. Outro que pode ajudar: https://www.tabnews.com.br/marceloaxs/curiosidade-como-e-a-estrutura-de-desenvolvimento-na-empresa-que-voce-trabalha.