Cara, não se empolgue tanto.
Aqui é a opinião de uma cara que está há 8 anos nessa joça de mercado brasileiro de games.
SEMPRE foi falado que o mercado de games BR está em crescimento, e isso é verdade! Mas não significa que esse crescimento seja pro nosso lado de gamedev (vou generalisar aqui, não só programadores, mas todos os profissionais da area de criação, tais como: modeladores 3D, coders, game designers e etc).
O crescimento que acontece é de CONSUMO de conteúdo ESTRANGEIRO, logo conteúdo brasileiro não é muito consumido, devo confessar que muitos estudios novos foram abertos, mas a sua suma maioria é bem pequeno ou indie(o meu por exemplo é um exemplo de estudio indie). Há alguns grandes estudios Realmente grandes no Brasil, mas bem são poucos. Sempre houve titulos sendo desnvolvidos por brasileiros localmente para o público local, mas nunca vendeu muito bem.
Sobre oq voce precisa pra programar games, NÂO indico java, C/C++, openGL, Vulkan e SDL são boas pedidas. Embora as game engines: Unity, Unreal e Cry sejam bem procuradas. No caso da Unity voce precisa saber C# pra operar nela. Embora não seja preciso um conhecimento forte da mesma.
O roadmap que voce apresentou é ótimo. Eu já conhecia, quem quiser optar por desenvolver siga o map "client", já que o map "server" é praticamente o roadmap de um dev backend web.
No mais espero que não pareça que sou pessimista, amo gamedev, mas o Brasil tá bem longe de ser um lugar bom pra desenvolver, o público aqui consome MUITO de fora e tem muito preconceito com games locais, principalmente indies, já que nos comparam com os gringos que tem mais recursos.
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