Eu estou bem no início da carreira, e não tenho nenhuma experiência no mercado, isso fica difícil concorrer com outras pessoas no mercado, que ja tem resultado/projeto pra apresentar. Eu queria uma dica pra saber como me comportar.
Quando comecei, foi dificil chegar no primeiro freela, um amigo me indicou a Vinte Pila, é uma plataforma bem básica, com projetos menores e confesso que me surpreendi com a quantidade de trabalhos que peguei lá, coisas básicas mas que me ensinaram muito no meu início nesse modelo de trabalho!
Vou dá uma olhada dessa platforma. Mas conta ai sua historia pra nos como foi ter começado no freela pra inspirar mais dev como eu 😅
Cara, ahaha eu sempre fiz paralelo freela e CLT, hoje ainda faço.
Quando comecei eu não fazia ideia de coisas sobre como eu iria fazer a análise de requisitos, como seria o processo de aprovação, e principalmente sobre como precificar um trabalho.
Me inscrevi em várias plataformas e todo dia procurava por algo que entrasse no meu know-how. Meu primeiro projeto (na vinte pila e não é jabá) ja pude ganhar pouco mais de dois mil reais e era junior ainda, claro que não tem todo dia projetos assim, peguei muitos mais baratos e rápidos, mas de vez em quando aparecia algo bom. Já me encantei com essa realidade, mas lembrando que é um percurso, existem eventos fora da curva mas é tudo uma progressão.
A partir daí fui aprendendo analisar, precificar, estimar prazo (muito importante) e parece que fui meio que "perdendo o medo" sabe, migrei pra outras plataformas como UpWork, Workana, 99Freelas e continuo mediando Freelancer e CLT, tem funcionado pra mim, espero muito que funcione pra ti também!
Lembrando, não existe melhor linguagem, nem framework nem nada assim pra se iniciar nos freelancers, a melhor linguagem hoje é a que você sabe, entenda elas como ferramentas de trabalho, quanto mais ferramentas você tiver mais trabalhos poderá pegar, mas você precisa saber usar essas ferramentas, então procure projetos e faça uma análise antes de fazer uma pergunta ou proposta.
No início pensei que tinha que fazer uma proposta rápido, me candidatar antes dos outros, quando na verdade o melhor as vezes é enviar perguntas ao solicitante, tirar dúvidas e ter uma análise mais precisa, pra então aplicar e ser mais acertivo.