Executando verificação de segurança...
56

Alertpix: 1 ano tocando um SaaS de 30k/mês

E aí gente, tudo certo?

Há exatamente um ano eu lançava o meu primeiro produto que deu certo a Alertpix e inclusive fiz um post aqui também [PITCH]: Plataforma de doações Pix para streamers

Hoje venho trazer atualizações sobre a plataforma e algumas coisas que aconteceram no caminho:

Outubro a Dezembro de 2023: Aplicava técnicas de growth hacking e SEO para conseguir espaço no mercado e todo dia ouvia feedbacks e soltava versões novas em média 7 vezes no dia.

Dezembro de 2023 O daniellimae entra no time pra me ajudar a dividir o tempo entre codar, fazer mkt, obter feedbacks, produto, etc e dá uma dica valiosa (que não aproveitamos). Ele disse,

Imagina se os streamers pudessem receber donates do Neymar? Ou do Faustão?

Achamos genial mas não implementamos a ideia.

Janeiro de 2024 O nathandev_ entrou no time para ajudar a melhorar o produto como um todo. Como um bom product designer ele foi um grande aliado pra nos ajudar a criar uma boa marca.

Fevereiro de 2024 O daniellimae e eu começamos a ir em podcasts e a DO NADA o números de donates sair de cento e poucos reais para 3.000 e depois pra 5.000

Março de 2024 A viderotulo entrou pra ajudar a gente no roadmap do produto e organizar o tanto de coisa que a gente tinha guardado só nas nossas cabeças. E ajudou em várias questões legais como termos de uso e principalmente a evitar uns processinhos hehe.

Abril de 2024 A beatrizbottino cola com a gente mais vezes pra ajudar a termos a visão dos streamers. Aqui batemos mais de 500 usuários e a gente já planejava soltar a v2 da plataforma.

Maio de 2024 BRAZIL MENTIONED!
O fountai entrou pra nos ajudar na nossa IA.

Colocamos a farda, conhecemos o theprimeagen e ainda lançamos a v2 da nossa plataforma que ficou linda demais!

Aqui aconteceram 4 coisas importantes:

  • não conseguimos mais streamers pois o PJ não estava certo ainda, só passamos a usar o nosso no mês seguinte e algumas pessoas perguntavam DEMAIS porque aparecia meu nome no Pix kkkkkk
  • migramos todo o back end pra usar filas pois tínhamos mais transações
  • nossos competidores lançaram voz de narradores com inteligência artificial
  • na volta do evento sofremos um ataque Denial of Wallet na Vercel e ficamos fora por 2 horas

Junho de 2024
Soltamos nossa voz de IA finalmente. Batemos os primeiros 20.000 em doações.

Julho de 2024
Mantivemos os 20.000 em doações porém com número maior de doações e muita gente perguntava como fizemos nossa voz de IA.

Ficamos fora do ar várias vezes pela IA não aguentar a quantidade de áudios gerados.

Agosto de 2024
Os bancos começaram a xingar a gente pelo volume de transações. Derrubamos mais contas que a média para garantir a saúde da plataforma.

Ficamos um tempo sem subir atualizações planejando os próximos passos.
Batemos os primeiro 30.000 em doações.

Setembro de 2024
O banco parceiro nos chutou pra fora e tivemos que migrar. Logo em seguida esse outro banco também chutou a gente pra fora.

Pelo menos já estávamos negociando com um BaaS que nos atenderia.

Da nossa voz de IA saiu outro produto paralelo, o vozpravideo.

Outubro de 2024
BaaS novo e tudo debaixo de feature flag pra sair em breve.
Já temos traçada toda a cadência de lançamentos e o que queremos lançar em breve.

Resumo

Construir esse produto trouxe muito aprendizado pra mim e pra todo o time. O mais interessante é que, hoje, não trabalhamos na Alertpix mais que 1 hora por dia.

Tem dias em que nem fazemos tarefa alguma.

O produto já virou renda passiva e isso é muito interessante já que no começo eram mais de 12h por dia de puro indie hacking dedicados pra conseguir entrar no mercado.

Recentemente o danielimae e eu saímos do Twitter onde a gente fazia nosso build in public e passamos a compartilhar dicas por lá.

Se você pensa em construir um SaaS, pode ter certeza que vai dar certo a primeira coisa que você precisa fazer é começar

Carregando publicação patrocinada...
4
2

Existem várias coisas que podem acontecer:

  • O banco pode ver que vc é um competidor
  • Pode achar que é fraude/lavagem de dinheiro
  • Ou simplesmente achar que você não é o cliente ideal

Todos podem encerrar o contrato a qualquer momento (por lei) e por contrato que geralmente tem uma clausula que diz que eles podem encerrar a sua conta sem dar motivos

O que mais faz sentido pra fintech é conseguir um contrato direto com o banco ou usar um Baas que já é pra isso

3
2
1
2

Você, o Daniel e o Nathan são inspirações gigantes! Sempre pego algum insigh valioso dos conteúdos de vocês!

Principalmente falando de comunidade, comunicação e networking, que sempre foram meus pontos fracos.

2

Valeu meu querido!

Essa parte é difícil pra todo dev. Na verdade, é por isso que no time tem pessoas de areas diferentes pq daí todos se juntam e aprendem juntos.

Sem isso a Alertpix ainda seria um pet project. Basta pegar aquela força pra conseguir evoluir nesses pontos que você evolui rápido

2

Muito Bom! Te assiti recentemente em uma live comentando dos SaaS que tem feito. Fui na aletpix buscar dos outros produtos (estava buscando o de texto para voz BR - que no texto acima lembrei ser vozpravideo - para fazer uma aplicação "Beba Água" mais persuasiva) mas não achei no rodapé da aplicação.

Cara! Teus produtos são muito uteis e merecem ser divulgados entre si (ao menos em letras pequenas no rodapé) ou com um link para uma publicação (tipo essa) mostrando o portifólio

1

Valeu demais meu querido! Vamos passar a linkar os produtos entre si em breve

So validando os próximos SaaS e em breve vai estar tudo interligado

2
1

Eu gostaria mano. Mas na verdade é muita burocracia, tempo e grana pra bancar. A regulamentação pra virar IP agora é muito mais ajeitada do que aontes

Se eu pudesse subiria uma stripe BR com uma taxinha bacana pra indie hackers BR

2
2

Cara são meses pra de adequar, entrar no processo de homologação e rodar hns meses nesse período.

Tem o custo de infra que nao deve ficar barato pela necessiadade de IP fixo, firewall, etc

Eu diria que de um ano a um ano e meio é o processo completo. Custo é infra mais seu tempo e com certeza ter um saldo pra bancar a operação (geralmente 1 milhão)

2

Acredito que vocês estão sendo uma inspiração para todos os desenvolvedores que pensam em criar um produto, principalmente por compartilhar um pouco da jornada de vocês conosco. Não no começo mas quando vocês sentiram que precisavam de ajuda para desenvolver o negocio como um tudo? E voces chamaram conhecidos/amigos? Vou perguntar pela curiosidade, se puder responder, quando chamaram a primeira pessoa para ajudar, o projeto ja lucrava o suficiente para "pagar" essa pessoa, ou ainda não tinham decidido sobre.

1

Boa pergunta! Quem esta no time é quem quis ajudar e quem acreditou no projeto desde o começo.

Depois disso tiveram varias pessoas mas decidi não aceitar mais pois nós dividimos os lucros e não temos uma margem tão alta. Então não seria justo diluir tanto o que já é pequeno

2

30k de faturamento bruto?
Vi que a plataforma fica com 2% então o lucro é de R$ 600? Isso paga os custos de manter no ar? ou estou errado?

5

30k bruto. Nós cobramos 2% mas ate o mês passado dividíamos metade com o banco

Pra sacar a taxa era de 0,20 onde a gente lucrava os 0,20

Não temos custo de infra (a não ser de IA que ja virou outro produto e se paga com a assinatura dos clientes e geralmnete dava 0,90 centavos de dólar)

Temos somente o imposto pago pelo que fica pra gente

Em resumo, tiramos entre 150 a 170 líquido todo mês. Não é muito, mas preferimos que a taxa seja baixa mesmo e que compense a longo prazo

A meta é bater 100k em doações/mês pra começar a ter um retorno líquido maior que 1.000

2

Cara, deixa eu aproveitar e te perguntar sobre essa parte do Imposto.

você mencionou que só pagam imposto sobre o que fica com vocês, minha dúvida é, teoricamente no Simples e Lucro Presumido, o valor do imposto é calculado sobre o faturamento total, Como é feito então? Vocês fazem um split payment e esse dinheiro não chega na conta bancária ou não é necessário passar uma nf sobre as doações e eu estou totalmente enganado? Queria entender um pouco isso.

1

Claro! A gente atua com intermediação, um CNAE próprio. Então, a gente paga imposto somente do que a gente ganha em cima de cada transação. Se de todos os 30k que intermediamos e de taxa ficarmos com 1k, a gente paga o imposto em cima desse 1k.

É questão de achar uma boa contabilidade que vai entender a operação da empresa e ajudar a pagar menos imposto kkkk

2
2

Cara parabéns, mas eu queria mais conhecer tuas falhas nesse projeto do que o projeto em si. Pra mim a tua dor é mais valiosa, entende? Até pra que eu possa evitar na vida. Obrigado por compartilhar!

1
2

top demais mano!
você acha que sua abordagem conseguiu seguir alguma metodologia como lean startup, usando MVP, validando,etc... que acaba fazendo muita experimentação ou vc foi mais na fé mesmo de desenvolver o negócio e ver oq acontecia?

1

Lean total! Eu sou muito adepto do Lean.
Todo dia era:

  • feedback
  • corrigir
  • subir pra prod
  • repetir

Eu fazia o mínimo possível, recebia o feedback e depois incrementava a feature aos poucos. Sempre fazendo mini lançamentos todos os dias também

2

Meus parabéns pelo projeto e pela trajetória da sua startup, porém eu só não entendi uma coisa. Por que alguém usaria uma plataforma pra intermediar o Pix se a pessoa pode simplesmente criar o QR Code com uma chave aleatória ou de e-mail e compartilhar nas lives, site etc?

Achei interessante a sua solução, mas sinceramente não entendi o motivo pra um streammer pagar por algo que ele tem de graça.

1

Boa pergunta!

Bom, primeiro que streamers querendo ou não são pessoas "públicas". Um pagamento Pix exibe as informações de quem vai receber e aí mora o perigo de sofrer vários tipos de ataque somente por poder ver o nome e CPF do streamer.

Outra questão é que existem vários tipos de streamers e a maioria gosta de interagir com o público e uma forma disso acontecer é com widgets de alerta, meta, maratona, etc. Então só do streamer receber a doação direto na sua conta não ajuda nisso, eles precisam de integração entre o pix e esses elementos

2
1

Exatamente, existem vários TTS por aí.

A diferença é que a nossa IA faz:

  • Censura
  • Lê o texto com voz de personagens e de famosos e não de um modelo padrão da google/azure,etc
  • Sotaques diferentes

Todos os TTS sempre tem uma qualidade absurda em inglês mas em português nem tanto. Temos vários sotaques dentro do país, então mesmo se a gente usasse algum TTS desses já diponíveis como base e a voz clonada fosse de um carioca, era claro perceptível que aquela voz falando com sotaque do interior de SP não combinava.

A gente focou em ter um TTS próprio, treinar um modelo próprio, pra ter um TTS base que fosse muito bom no português. Tanto que disso, saiu outro produto, o voz pra video onde a gente visa ser uma Elevenlabs brasileira

2

Entendi, o desafio era o idioma falado em portugues, sotaques, vozes de famosos e etc... Show demais, parabéns por terem construido algo fora do que se via no mercado!

1
1