Executando verificação de segurança...
3

Terminar ADS ou largar e iniciar CC?

Meu sonho sempre foi cursar Ciências da Computação na grande faculdade próxima de casa. Embora eu não tenha conseguido esse ano, acredito que consegui passar na Fatec e cursar Análise de Sistemas.
Obviamente tentarei CC dnv, mas até lá posso ter completado 1/3 anos de ADS.
O que acham disso? Cursar os 2 anos restantes ou iniciar um novo curso com 5 anos?

Carregando publicação patrocinada...
5

Cara, eu sigo um pouco a linha do que o GabeGQA citou aqui nos comentários, eu também fiz ADS (inclusive na Fatec) e também tenho essa visão da importância da base de programção que é mais abordada no curso de ciência da computação, através principalmente das inúmeras matérias de matematica que o curso tem, porém isso é uma visão que eu fui ter somente hoje...

Trazendo para a minha experiência eu julgo que eu não teria a maturidade na época para enfrentar o curso de CC e ter um bom proveito, assim como eu teria caso o fizesse hoje. A experiência na área trabalhando como desenvolvedor me mostrou isso e me despertou o interesse de dar esse passinho para trás e agora complementar meus conhecimentos com uma base matemática mais sólida. Na época eu não veria muita relação deste monte de matemática com a prática de ter que programar sistemas, mas é como disse, a minha mentalidade e experiência naquele momento era completamente diferente.

Ainda na minha trajetória, eu não me arrependo do ADS (inclusive na época eu estava na mesma situação que você, com foco em outras faculdades, mas iniciei ADS mesmo pois foi a que eu havia passado), na verdade isso me colocou no mercado muito mais rápido, então acho que visando iniciar logo a carreira, pode ser um bom percurso a ser traçado, até mesmo porque nos primeiros passos no mercado, você será mais cobrado por ser eficiente e ter entregas do que ter um conhecimento super sólido na base de programação, porém, em paralelo a esse ingresso no mercado eu aconselho entrar nestes tópicos de estudo sim, pois são de extrema importância, mesmo que não seja através do curso de CC em si. O bom desta estratégia é que a medida que você ganha experiência de trabalho, você evolui para dar mais consistência a sua base e ser um programador mais completo e não só um "utilizador" de framworks para criar sistemas.

Agora ainda temos um ponto muito importante, eu fiz estes comentários todos utilizando o lado racional e batendo com minha trajetória, então é importante que entenda consigo mesmo se a formação em CC é realmente um sonho seu e se for, manda bala, nem todas as decisões precisam ser 100% racionais. Sendo que neste caso ainda dá um pouco mais de tranquilidade pois estamos falando para escolher entre duas boas opções, então não vejo risco de perda em nenhum dos dois caminhos.

4

Tem pressa de trabalhar? Se sim termina os 3 de ADS e faz CC com experiência já, podendo estar empregado.

Porém se não tem pressa pode ir direto pra CC

3

Também já tive estes mesmos questionamentos durante a minha trajetória acadêmica/profissional.
Não vou responder a tua pergunta, mas vou compartilhar o que eu fiz.

2012 - Fiz um curso técnico em informática por recomendação de um primo meu que havia feito, e me mostrou o que ele aprendeu. Acabei curtindo o curso, pois era mais focado em programação e menos em suporte (hardware e servidores).

2014/1 - Precisei pegar um estágio na área para concluir o curso técnico (nessa época era obrigatório), tentei áreas com suporte e manutenção, mas no fim consegui pegar um estágio como programador (muito raro naquela época).

2014/2 - Conclui o técnico, mas para seguir no estágio, precisava iniciar uma graduação. Foi a primeira vez que precisei pensar sobre ADS ou CC. Escolhi uma universidade bem grande, mas optei por ADS, pois a mensalidade era metade do valor de CC, e tinha varias cadeiras que eu estudaria com os alunos de CC e pagando menos.

2015/1 - Por ser uma universidade muito boa, mesmo o curso de ADS, no fim se tornou caro para um estagiário/júnior manter (pois, ainda tinha deslocamento entre cidades e outros gastos), e com isso iria demorar muito tempo para me formar, pois, fazia apenas 3 cadeiras por semestre.

2015/2 - Com isso, peguei 1 cadeira só na faculdade, comprei um curso de redação, e o cursinho preparatório do Descomplica, para me preparar para o ENEM de 2015, e tentar um ProUni/Sisu/Fies no ano seguinte.

2016/1 - Passei no ENEM, mas fui selecionado apenas para o Fies. Então, segui estudando ADS, e não peguei o Fies, pois, queria ganhar uma bolsa.

2016/2 - Passei no ProUni em outra faculdade bem grande, mas um pouco mais longe, contudo, mesmo gastando mais com transporte, a bolsa era de 100% em ADS.

2019/1 - Com até 70% do curso concluído, eu tinha a possibilidade de trocar para CC e manter a mesma bolsa de 100%. Isso era bem comum, e alguns colegas trocaram de curso. Eu fiquei bem em dúvida, pois, iria adicionar mais 2 anos de graduação.

2019/2 - Com isso, fui conversar com o coordenador do curso e pedir orientação. Ele me deu a seguinte letra: finaliza ADS em 2020 e em 2021, começa uma pós graduação. Em 2022 os teus colegas vão estar concluindo CC (ou não, pois o TCC de CC é bem mais puxado que o de ADS) e você já vai ser pós-graduado.

2020/2 - Me formei em ADS.

2021/1 - 6 meses para descansar e focar no trabalho (nessa época já era Pleno em uma empresa melhor do que a do estágio).

2021/2 - Voltei para a primeira universidade que estudei e comecei uma Pós-graduação em Engenharia de SW, pois tinha mais condições financeiras.

2022/2 - Agora pós-graduado em Eng. SW e com 8 anos como programador, comecei a aplicar para vagas Senior, enquanto alguns colegas estavam se formando em CC, e alguns buscando uma posição junior/pleno como dev.

Enfim, durante o percurso eu não tinha noção, mas agora olhando em retrospecto, fiz boas escolhas, por mais que não época pareciam difíceis, me trouxeram onde estou hoje.

Desejo-lhe sucesso na sua jornada CVinicius.

2

Interessante essa trajetória, valeu por compartilhar aqui nos comentários do meu post. Realmente pareceu a decisão correta no seu caso, ainda metendo uma pós-graduação. Irei ainda analisar como as coisas vão se desenrolar na minha vida e vou vendo o melhor para mim no momento, obrigado.

2

E aqui vc tem vários caminhos em relação a qual Pos Graduação fazer. Pode ser a de Eng Software, pode ser algo voltado a algoritmos, etc. Uma infinidade de opções. Além disso, você pode estudar de forma auto didática alguns assuntos de Ciência da Computação que você queria ter aprendido.

Para o mercado, o curso em si não importa. Geralmente dão mais relevância se tem ou não graduação/pós graduação (indiferente de qual foi).

E para você como profissional, não fique para trás porque não aprendeu assunto X ou Y pq é assunto de outro curso. No GitHub tem muitos conteúdos livres a respeito de ciência da computação que inclusive eu as vezes uso para revisar.

Eu fiz ciência da computação, me lasquei todo, mas gostei bastante do que aprendi no curso.

2

Por experiência própria (fiz ads), acredito que ads só seria bom para entrar logo no mercado. Porém, a base de programação, que julgo ser mais importante, é bem mais abrangida em ciência da computação. No começo dá para pensar que eh mais matemática do que o necessário, mas tudo que é visto são conceitos de extrema importância posteriormente

1

Ah sim, eu já tinha uma ideia pra isso, já ouvi muita gente falando que cálculo ou álgebra eram inúteis e etc, mas mesmo sendo ignorante no assunto eu sempre acreditei que pra algo elas serviam. Além de que matemática sempre foi algo que gostei, então não é algo que eu vá reclamar do curso, realmente meu sonho era fazer CC, mas passei apenas em ADS esse ano, mas não é como se eu fosse desistir de CC. Obrigado pelo comentário.

2

Termina ads e só. Trabalhe com programação se é o que tu quer.

Ninguém Nunca me perguntou qual faculdade eu fiz, só se tinha diploma vá montando portfólio e essas coisas, mas não troque de faculdade

2

se quer trampar com desenvolvimento, termina ads enquanto vai se aprofundar na linguagem/framework escolhido e, por último, codar/montar portfólio.

  • se conseguir um estágio em desenvolvimento durante o período cursando, melhor ainda!

gogogo!