Executando verificação de segurança...
3

Preciso de ajuda! Logica de Programação e algoritmos

Eu sou muito bom em escrever codigo, mas tenho uma dificuldade gigantesca em programar. nunca me dei bem com os metodos de ensino dos professores na universidade, decorei o codigo, mas nunca aprendi de fato programar, ja paguei inumeros cursos de logica, mas nunca consigo concluir. Tenho TDH e nao consigo acompanhar o metodo de ensino deles. dito isso procuro dica de pessoas que tenham problemas semelhantes ou que tenha passado pro isso no inicio para me ajudar com dicas...
Tenho certeza que muitos iniciantes também tem essa dificuldade em aprender Logíca e estão passando pelo mesmo problema que eu, pois escrever codigo realmente é facil, dificil é programar...

MUITO OBRIGADO!!!

Carregando publicação patrocinada...
1

Na minha experiência, muito mais do que assistir aulas, eu aprendi a programar "colocando a mão na massa".

Na adolescência eu mexi um pouco no RPG maker e lá fiquei encantado com a possibilidade de modificar o funcionamento de tudo "copiando e colando" uns códigos de foruns na internet, mas não entendia nada de como esses códigos funcionavam, aí eu li uns tutoriais com o básico do básico e ficava mudando umas coisas nos sistemas para ver o que acontece, muitas vezes só dava erro, às vezes eu conseguia mudar a posição de alguma coisa, etc (literalmente essa imagem https://www.bram.us/wordpress/wp-content/uploads/2016/04/ThePracticalDev_2016-Apr-13.jpg).

Com o tempo, fui pegando familiaridade e fui conseguindo desenvolver algumas ferramentas minhas e ajudar um pessoal que pedia coisas nos forums.

Em resumo, também nunca tive gosto por aulas de programação, sempre aprendi de forma bem mais prática.

Minha dica é tentar fazer alguma coisa para você (pode ser um joguinho, um aplicativo simples, um site simples), e quando travar em alguma coisa leia a documentação e procure em foruns na internet e vai progredindo assim. Com o tempo você vai acabar se aprofundando em alguns assuntos e sentir a necessidade de ver alguns livros sobre alguns tópicos, buscar referências, fazer cursos mais específicos, etc

Eu não acho que exista algo como "aprender lógica", você aprende os comandos básicos e vai desenvolvendo a lógica com a experiência. Depois pode até aprender estruturas de dados, algoritmos mais elaborados, frameworks para algumas tarefas, mas a "lógica" e a fluência só vem com a prática.

Se você tiver ideias e não souber por onde começar, vou deixar umas ideias simples aqui, espero ajudar:

  • Para desenvolver jogos simples: dá uma olhada no godotengine.org, vai na aba Learn e segue os artigos do Getting started
  • Para aplicativos simples, dá para vc fazer um app de anotações, um timer, um dado para sortear, etc. Uma ideia legal que meu irmão fez é um app que decide o que vc vai fazer. Ele tinha uma lista de exercícios para fazer, e para não ficar pensando "hoje vou treinar braço/perna/costas/etc", ele abria o app e clicava "sortear" e o app falava o q é para fazer. Acho que dá para adaptar a ideia para livros, séries, animes, várias coisas.
  • Se você trabalha com alguma coisa que mexe em planilhas ou em dados, uma boa ideia é fazer um botzinho que automatiza parte do trabalho

Bom, ideias é o que não falta, é só pegar uma e seguir em frente

Espero ter ajudado, se você se sentir perdido, pode comentar aqui que se eu tiver tempo eu tento responder

1

opa! muito obrigado por dedicar um pouco do seu tempo pra me ajudar. fico muito feliz...
vou seguir esses passos, é o que voce disse... falta pratica para desenvolver uma boa logica, gostei da ideia do aplicativo, vou tentar criar um web e vou te atualizar aqui quando eu conseguir finalizar o projeto <3

1
1

Jogos e Puzzles como xadrez e cubo mágico.

Existem alguns outros jogos cerebrais como os do site racha cuca.

Para além disso vale estudar matemática: contas básicas, tabuada e problemas simples.

Brincar e estudar para além da programação vai preparar seu cérebro para a hora de resolver problemas e exercer critividade.

1

De TDAH pra TDAH, acho que pra mim o que mais "facilitou" o aprendizado foi programação ser algo que eu sempre gostei muito, que me dava muito prazer conseguir finalmente ver algo que eu estava tentando fazer funcionar, e sempre ter sido muito persistente no que eu queria fazer. Já tive momentos que passei semanas tentando resolver 1 único problema ou tentando aprender alguma coisa, e não importava o que eu fazia, não saía de jeito nenhum (nesses casos fazer algo totalmente diferente por uns dias e voltar geralmente ajuda bastante).

Mas voltando ao assunto: para ser bem sincero, não sei dizer se o TDAH ajudou ou atrapalhou no meu processo de aprendizado, já que fui diagnosticado e só aprendi sobre o transtorno no ano passado (btw, já faz quase 20 anos que desenvolvo), então o que eu digo aqui são coisas que eu percebi depois de fazer algumas retrospectivas já entendendo o problema. A propósito: o principal é fazer o tratamento adequado com o seu psiquiátra, pois muitas vezes é necessário entrar com medicamento e etc.

Já dentro das minhas retrospectiva, eu acho que o TDAH possa ser uma faca de dois gumes, e vai depender muito do seu perfil. No meu caso, eu sempre tive muita dificuldade e falta de atenção com coisas totalmente desinteressantes pra mim, como por exemplo na época da escola em que eu sempre fui muito mal mas ao mesmo tempo chegava em casa na hora do almoço e já começava estudar programação até de madrugada quando não aguentava mais, ou até minha mãe me descer o sarrafo e/ou desligar a energia da casa.

E quando eu digo "estudando", eu quero dizer "tentando um monte de coisa, falhando milhares de vezes, mas persistindo até alguma coisa funcionar", pois sinceramente, até hoje eu não consigo ler um material, ver tutorial ou sequer fazer um curso até o fim sem fechar na metade ou parar e procurar mais informações em outro local. Nunca consegui aprender desse jeito, então o sofrimento é bem real, pois tudo vem com muito mais dificuldade já que tu tá aprendendo com o seus próprios erros e não com os erros dos outros. Você acaba tomando na cara e gastando muito mais tempo e energia do que uma pessoa que consegue fazer um curso por exemplo.

Eu sinceramente achava que isso era péssimo, já passei muita raiva de querer fazer algo rápido e simplesmente não conseguir, mas hoje eu vejo que eu tenho muito mais flexibilidade e facilidade pra resolver qualquer problema que aparecer.

Agora, uma coisa que eu acho que ajudou quando eu comecei a estudar programação, é que eu lembro de sempre ter alguns projetos em mente ou coisas que eu queria "replicar" ou "melhorar". Um exemplo bem bobo, mas bem familiar à epoca, era eu encanar que sei lá, precisava criar um "clone" do tabnews, pq tinha algo super irritativo no modo que você digitava o seu post por exemplo. Aí eu ia lá, fazia só a parte que me irritava, ficava super orgulhoso e imediatamente perdia o interesse pelo projeto, achava algo super mais interessante e desafiador pra eu aprender e nunca mais tocava nele (obrigado TDAH, shiny ball syndrome, ou sei lá como as pessoas gostam de chamar isso).

Por mais que pareça perda de tempo, esses projetinhos que eu fui acumulando ao longo do tempo sempre me trouxeram muita bagagem e me ajudaram demais a aprender muita coisa diferente (várias linguagens por exemplo).

Não sei quanto ao seu caso, onde exatamente está sua dificuldade maior, mas procura entender o que pra você é "escrever código" e "programar", já que você se diz bom em uma coisa mas dificuldade em outra. Se questiona também se é algo que você gosta de fazer, algo que você quer fazer ou se é algo que você se vê obrigado a fazer, e tenta achar problemas.

Como você mesmo diz, escrever código é fácil, ainda mais se você está copiando e colando (ou digitando) de outros lugares. Tem que parar pra tentar entender o que diabo você tá fazendo, e o pq vc está escrevendo o código que você está escrevendo. Isso é claro se eu entendi a sua diferenciação entre "escrever código" e "programar", daí eu imagino que você não tá fazendo o principal que é parar pra entender como as coisas funcionam, e esquecer um pouco da linguagem em sí e partir pra algo mais conceitual.

BTW: Se você não entendeu nada que eu escrevi, acha que não tem continuidade nenhuma o texto, que eu repeti a mesma coisa várias vezes, ou pulei de maçã pra banana do nada, blame it on my ADD baby.

ref: https://www.youtube.com/watch?v=tgIqecROs5M

;)

Good luck com os estudos

2

Boa noite! muito obrigado por dedicar um pouco do seu tempo pra me ajudar. pelo visto estou tendo a mesma dificuldade pela qual vc já passou um dia e se deu certo pra você talvez dê certo pra mim também. Eu tenho uma dificuldade imensa de resolver problemas lógicos, talvez tenha sido por priorizar códigos e nao o fundamental. Atualmente desenvolvo front-end, e quando preciso criar um projeto completo e um pouco mais complexo com front e back-and acabo nao dando conta e acabo desistindo de dar continuidade, mas vou conseguir, só preciso encontrar uma forma mais intuitiva de aprender...

1
1
1

Comecei meu aprendizado ainda adolescente, no tempo que você tinha que ter acesso a revistas especializadas para apresentar a "tunar" o PC para jogar... a partir dai, seguindo minha curiosidade fui buscar na época livros e revistarias com tutoriais sobre planilhas e QBasic... Comecei entendo as abstrações como na matemática e depois buscando resolver problemas das aulas de matemática e física, nessa época ja entrei no curso de Técnica em Eletrônica... No início as revistas despertaram a curiosidade mas os livros ajudaram muito pois traziam uma bagagem mais profunda dos assuntos... Recomendo também ir com calma, não ver conteúdos resumidos, se não entendeu determinado conceito, volte um passo atrás e aprenda o básico e quando tiver uma base bem estruturada o próximo nível será mais fácil... Como indicação de vídeo para buscar um caminho deixo esse do Fábio Akita... https://www.youtube.com/watch?v=HEaIsKm-pao

1

opa! vlw pelo conselho e pelo video, gosto muito do conteudo do Fábio Akita, mas ainda nao tinha visto esse. realmente livros contém ótimos ensinamentos, melhor que video aulas onde a maioria sao conteudos resumidos.

1

Cara isso pode acontecer por não ter uma razão forte para desenvolver tal aplicação, para mim funcionou desenvolvendo projetos para pessoas próximas de grátis por exemplo

Meu pai é barbeiro e eu fiz um site de barbearia para ele, tinha um cliente real e um problema real e um razão para entregar e isso instigava minha curiosidade fixando o conteudo que eu aprendia

1

Com relação ao "programar" de fato é dificil dizer como proceder, ja que cada pessoa tem um meio. Mas o modo mais simples que eu aprendi foi fazendo métodos simples (o famoso HTML, CSS e JS). A estrutura básica deles é bem intuitiva de se pegar, principalmente com a quantidade de conteudo pra testar na net. Com relação a logica de programação, tem um aplicativo chamado SoloLearn que mostra de modo facil como os principais algoritmos funcionam e como implementar eles, além de te direcionar pra uma espécie de "perfil" gamificado ,pra que voce possa evoluir pro caminho que faz mais sentido pra voce. De uma olhada nele e veja se consegue engajar :)

1

blz !@thierry! brigado pela dica, com certeza vou dar uma olhada no app, espero que me ajude! se eu conseguir seguir com o meu aprendizado com o app volto aqui pra te dar o feedback vlw

1

ja deu uma olhada nos videos de logica de progamação do gustavo guanabara?? um pessoal de um grupo de javascript no facebook me indicou os videos dele... la tem varios cursos gratuitos no youtube... https://www.youtube.com/watch?v=8mei6uVttho&list=PLHz_AreHm4dmSj0MHol_aoNYCSGFqvfXV&ab_channel=CursoemV%C3%ADdeo ta aqui o link pro video 1... aconselho a tentar absorver coisas do youtube... principalmente nesse canal que mandei... pq aii tem varios cursos de js,python,css,html... int esse canal é bem completinho... espero ter ajudado.

1

Opa! obrigado @Pena404.
conheço os videos do pai Guanabar, aprendi muita coisa com os videos dele, apesar de ajudar muita gente, não consegui acompanhar o curso de logica dele. mas muito obrigado pela dica!