Relato e perguntas de um jovem desenvolvedor Salesforce.
Relato e perguntas de um jovem desenvolvedor Salesforce.
Meu nome é Bassola, tenho 21 anos e trabalho como desenvolvedor Salesforce há dois anos e meio e por incrível que pareca, nunca encontrei ninguém para conversar sobre Salesforce, por isso tenho algumas dúvidas sobre carreira que nunca foram respondidas. Eu comecei a escrever esse post pelo meu relato, e quando vi ele ficou imenso, então vou colocar as perguntas aqui no topo para caso você que esta lendo isso não queira perder seu tempo lendo a história de uma pessoa que você nem conhece kkkkkkkk.
- A partir de que ponto posso me considerar um senior?
- O que é mais valorizado na área, conhecimento muito aprofundado em uma cloud, ou muito conhecimento em alguma outra linguagem(pensando em integrações)
- Qual o limite para uma carreira Salesforce? Isso em questão de cargos, e salario também
- Como fazer para não se desinteressar por Salesforce(principalmente quando estamos trabalhando com programação declarativa)?
- Posso parar de ter medo de o Salesforce sumir do mapa do nada?
Relato
Comecei a programar com 15 anos por pura curiosidade e por isso já "brinquei" com algumas linguagens, comecei aprendendo Java em um curso de desenvolvimento de jogos da Danki Code, depois me interessei por Python, JavaScript que até hoje e a linguagem que mais gosto de desenvolver. Até que em setembro de 2019 comecei a pesquisar sobre cloud e me deparei com um anúncio enorme do Salesforce, comecei a pesquisar um pouco sobre e logo de cara achei o Trailblazer com vários cursos gratuitos sobre Salesforce, que tinham uma didática bem simples e que por algum motivo me prendiam.
No começo de 2020 comecei a faculdade de ciência da computação presencial, e já estava muito desanimado com o curso logo de cara, tenho muita dificuldade de aprender coisas que não me interessam, e na faculdade eu tinha que aprender algumas matérias básicas como física e matemática, e as aulas sobre computação mesmo eram muito chatas para mim, porque eu já sabia oque estavam ensinando. Até que começou a pandemia e eu decidi sair do curso, porque o ensino à distância da minha faculdade era muito ruim, e então decidi mergulhar de cabeça no Trailblazer, até porque na época eu não tinha dinheiro e nem vontade de comprar outro curso porque estava bem desanimado com programação por conta da faculdade.
1 ano se passou, e quando fui contratado no meu primeiro emprego como dev junior em uma consultoria americana de Salesforce, na época fiquei muito feliz, mas como era muito inocente, e não sabia nada sobre a área fui contratado como contractor, recebendo a bagatela de 2060 reais no mês. Ou seja, meu chefe gringo devia pagar mais caro na conta de água da casa dele, do que com meu salário. Eu recebi esse salario durante um ano, e depois eles mesmos reajustaram para um salário de aproximadamente 5000 reais, acredito eu que por puro peso na consciência, porque até aquele ponto para mim eu tava feliz com meu salário antigo kkkkkkk.
Eu trabalhei nessa empresa por dois anos, fiquei um ano desenvolvendo Salesforce "puro", e no meu segundo ano na empresa desenvolvi do zero, dois projetos que nos ajudaram muito, e com certeza continuam sendo utilizados na empresa até hoje. O primeiro foi um framework de testes automatizados usando Robot Framework, que cortou o tempo de entrega da nossa consultoria quase que em 40%, já que a gente raramente precisava testar alguma coisa "manualmente". E o segundo projeto começou como uma API de transformação de dados que fiz usando NodeJS, e no fim se transformou em uma ferramente que basicamente transformava qualquer CRM em uma organização Salesforce, era só fornecer os dados para API, que mesmo se eles fossem de um objeto que nao estava na org Salesforce, a API já criava o objeto e os campos por meio de metadados.
Depois desses dois anos eu decidi começar a fazer algumas entrevistas de emprego, para ver se recebia alguma proposta melhor, e me surpreendi. No primeiro mês buscando vagas no LinkedIn já fiz 8 entrevistas técnicas, sendo 4 delas para empresas brasileiras, e 4 delas para empresas americanas. Duas dessas empresas americanas me fizeram propostas exatamente iguais, eu iria trabalhar na modalidade de contractor, sem tempo de permanência predefinido, ganhando 3000 dólares por mês(trabalhando ainda como Junior).
Eu acabei escolhendo uma das empresas, e me ferrei de fato. Logo quando cheguei na empresa já senti que tinha alguma coisa de errado, nas minhas 2 primeiras semanas de trabalho eu vi uma project manager e um arquiteto Salesforce serem mandados embora, e ninguém foi contratado no lugar. Eu fiquei 6 meses trabalhando tendo contato só com o managing partner(literalmente meu chefe) da minha empresa, dava para ver que tinha algo de errado, porque era nítido que meu chefe fazia tudo na empresa, e que eu era o único desenvolvedor Salesforce da consultoria. Nisso se passaram 6 meses e o nosso cliente decidiu contratar 3 desenvolvedores Salesforce, e aí já não fazia sentido mais ter um dev Salesforce na nossa consultoria.
Fui demitido faz umas 3 semanas, e a notícia não causou literalmente nenhuma emoção em mim, era horrível trabalhar na minha empresa, eu ficava dias sem ter nada para fazer, os requisitos do cliente sempre chegavam "crus" para mim, então às vezes eu tinha que sozinho assistir mais de 2 horas de reunião, e montar os requisitos para mim desenvolver alguma coisa, também sozinho. Nada era documentado, isso mesmo, não existia nenhuma documentação. E ainda por cima meu chefe era extremamente mal-educado, por incrível que pareca ele nunca me tratou mal, mais eu vi ele sendo muito desrespeitoso com alguns admins do nosso cliente.
Nessas 3 semanas ja fiz algumas entrevistas, e acredito que tenha ido muito bem em uma delas, meu nível foi avaliado como pleno para sênior, se tudo der certo vou conseguir meu primeiro emprego CLT, que financeiramente e muito pior, mas de qualquer forma, pelo menos vou estar ganhando alguma coisa.