Executando verificação de segurança...
1

Olá, Thiago.

Muito bacana seu post, comecei a seguir o @paiproduteiro.

Gostaria de contribuir com colocações sobre 2 processos citados por você.

Levantamento de hipóteses (e validação)
Esse item pode dar uma rasteira, principalmente em profissionais de produto que são mais experientes e tem maior segurança de suas ações.
É muito importante tomar cuidado com o viés de confirmação para a formulação de determinadas hipóteses e também no seu processo de validação, se é falsa ou verdadeira. Eu tive oportunidade de presenciar grandes prejuízos por hipóteses validadas com viés de confirmação, o profissional de produto pode não perceber que está sendo conduzido por um viés.

Continuous Discovery
Normalmente é esperado que, as entregas feitas, impactem de alguma forma as métricas observadas. Nesse processo de observação da métrica após entregas/melhorias para o produto, existe uma oportunidade muito grande de parceria com a área de infraestrutura operacional do produto (dependendo da forma como o software é servido). Aplicações que rodam em nuvem ou on-premise, e que sejam acompanhadas por uma equipe operacional, é um exclente exemplo, mesclar métricas de produto com as métricas operacionais técnicas da operação.

Para casos como esse, a operação sempre impacta nas métricas de produto, é muito importante ter um contato muito próximo com essas equipes para validar siutações em que alterações observadas sejam validadas se foram provenientes da alteração feita no produto ou então por conta de situações da operação de infraestrutura do produto.

Abs.

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito obrigado pela contribuição Baltazar!
Os seus pontos são justíssimos e concordo muito com a sua visão.
Sobre o ponto do levantamento de hipóteses, pretendo escrever um artigo com maior profundidade sobre isso mais a frente, vou considerar esses pontos que você destacou com certeza e espero que você possa ler também.
Grande abraço.