Executando verificação de segurança...
3

1 semana utilizando o Github Copilot

Olá a todos, aproveitei o periodo de teste para testar a ferramente de IA Github Copilot e quero compartilhar com vocês o meu feedback.

Primeiramente eu nunca tinha utilizado nenhuma outra IA para programar ou me auxiliar no trabalho, confesso que tentei usar o ChatGPT, mas não deu certo porque nunca conseguia resultados agradaveis.

Eu tenho 5 anos de experiência em programação com JS, acho legal compartilhar essa informação para vocês saberem que eu sei programar e queria uma ferramente somente para melhorar minha produtividade.

No primeiro dia utilizando a ferramenta Copilot eu tive alguma dificuldade, não entendi muito bem como funcionava exatamente, eu queria dar comandos a ela igual fezemos no chatgpt, tentei escrever comentários para ele criar a logica, mas não deu certo e eu desistir no primeiro dia. Na segunda semana eu tentei utilizar novamente para não acabar perdendo o teste grátis, mas dessa vez eu li toda a documentação que o github fornece e tentei entender melhor como funciona a ferramente e conseguir fazer um uso melhor. O Copilot foi pensado para funcionar parecido com um Autocomplete, então o melhor jeito de utilizar ele é ir escrevendo o código para ele entender o que você quer fazer e sugerir código para você a partir do que você já está fazendo, eles sentiram a necessidade de um chat, então lançaram o Github Copilot Chat que atualmente tá em fase de beta qualquer um pode participar entrando em uma lista e aguardando eles liberarem a ferramenta, infelizmente eu ainda não tive acesso ao chat. Para utilizar o Copilot precisa baixar uma extensão para o Visual Studio ou VS Code, não vi se tem para mais alguma IDE.

Na segunda tentavia utilizando eu cheguei a conclusão que a ferramenta é incrível, ajuda muito na questão da produtividade e você escreve menos código, no começo eu fiquei assustado com a capacidade da IA de adivinhar o que eu queria fazer, as vezes com muito contexo e as vezes com contexto nenhum. Depois de um tempo utilizando me tranquilizei um pouco, as vezes ela cometia erros, as vezes me fazia comenter erros e as vezes parecia um Autocomplete comum, só repetia código que eu tinha escrevido antes, as vezes eu copiava um trecho de código e ela só sugeria o que estava na minha area de transferencia. Para ele fazer a sugestão de código basta ir digitando e ele começa a sugerir alguns códigos na proxima linha ou ele tenta finalizar a lógica que você começou a escrever, um caso de uso bem comum era eu escrever o nome da função e ele já acertava a lógica da função e algumas vezes os parametros já tipados com TS e acertava em tudo, muitas vezes era funções simples. Você também pode escrever um comentário e apertar ctrl + enter (linux) para ele exibir 10 opções, isso funciona para as sugestões que ele dá também, mas nunca utilizei muito essa parte.

No final do teste grátis vou continuar pagando o valor da ferramente, que atualmente é 10 dolares, senti que aumentou minha produtividade e me ajudou a resolver problemas de lógicas e algumas vezes parece que leu meus pensamentos e adivinhou exatamente o que eu queria fazer. No fim acho que é mais um Autocomplete que me ajudou a escrever menos código e consegui fazer mais entregas e com a mesma qualidade porque ele mantém seu padrão de código.

Essa é só a minha opnião, não sou nenhum especialista, peço desculpa pelos erros cometidos e pelos erros de português. Obrigado.

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu estou usando há dois meses, realmente a produtividade fica muito elevada. A parte que eu mais curto é escrever testes unitários com parâmetros de descrição, o copilot entende a descrição e o teste é escrito 90% das vezes sem precisar de retoques.

No primeiro mês a empresa que estou fez o trial pra testar com todos os devs da companhia. Porém, por conta de burocracia ainda não liberou as licenças, então resolvi pagar por conta própria.

Vai ser difícil desacostumar agora rsrs.

1

Muito bom que sua empresa está tentando passar isso para os devs, eu conheço empresas que proibiram o uso de ferramentas de IA, principalmente o ChatGPT.

Tô me acostumando ainda, mas com o aumento de produtividade que tive acho que estou seguindo por esse caminho.

2

No meu caso a produtividade despencou, ele cometia muitos erros e escrevia muita coisa desnecessária. Eu tinha basicamente que escrever o código duas vezes, uma pra criar e outra para consertar o que o Copilot fazia.

Das duas uma, ou eu estava fazendo tudo errado, ou o copilot tava. Enfim, acredito que a primeira opção seja a realidade.

2

Eu tive a mesma impressão, detonou minha produtividade, atrapalhando o desenvolvimento, os códigos que sugeria, no final eu teria que ajustar eles de qualquer forma.
No questito de coisas manuais como instânciar estados, useEffect simples (atualmente trabalho com React) ele se ia bem, mas com lógicas moderadas/complexas se tornava mais um problema do que solução.

1

Minha experiência pessoal com o copilot:

Normalmente quando vou implementar algo que quero produtividade, abro uma classe parecida e deixo lado a lado. O copilot simplesmente entende tudo por assimilar o contexto da outra aba aberta no editor, assim evito muitas digitações enfadonhas e ele deixa a implementação no mesmo estilo da outra.

Para criação de lógicas complexas ele falha quando tento fazer que ele escreva tudo de uma vez. Escrevendo esse texto aqui tive a idéia de tentar particionar o "raciocínio" dele da mesma maneira que particionamos uma função grande em funções menores pra ter mais contexto do que está acontecendo. Pensei isso por que quando crio uma função e nomeio ela exatamente com o que ela deveria fazer, o copilot entende e escreve o código corretamente.

Vou tentar essa abordagem pra funções com lógica complexa, e quem sabe escrever um artigo aqui para falar como foi.

1
2
0
1

Desculpa a demora, passei o final de semana todo fazendo testes com a ajuda do Copilot. Meu feedback é que ele também aumentou minha produtividade, mas ele comete mais erros fazendo TU. Ele consegue criar Mocks muito mais fácilmente, mas na hora dos testes ele basicamente repetia os meus outros testes, então no inicio ele não ajudou muito, mas depois de um tempo ele começou a ajudar bastate. Eu cheguei a desativar ele para ver e deu muita diferença, principalmente para fazer Mock, sem o copilot eu preciso ficar trocando de arquvios, verificando tipos do TS pra conseguir fazer o mock e o copilot já fazia isso pra mim. Todos os testes que fiz, foi em componentes desenvolvidos por outros devs e não por mim.