Executando verificação de segurança...
4

[CONSELHO] Fazer a mesma coisa por tanto tempo é normal?

Opa! sou estagiário com 6 meses de experiência (mas estudo programação há 3 anos) em uma startup e desenvolvo com django. O nosso time de dev é bem pequeno, tem eu, o CTO (não sei o nível) e um sênior. No geral eles não acompanham o que eu escrevo, só validam se o que eu fiz funciona.

Estou fazendo a mesma coisa há mais ou menos os 6 meses; Corrigindo bug da produção, fazendo novas features e algumas consultas no banco. Raramente eu faço algo que eu já não sabia antes e sinto que só estou fazendo coisas repetitivas.

Eu até sugeri fazer algumas coisas diferentes que eu venho estudando por fora, mas para a empresa em si não faz muito sentido, pois foge totalmente das tecnologias que nós utilizamos.

Alguem tem algum conselho/sugestão de algo que eu poderia fazer? ou isso é normal e assim mesmo que a "senioridade" vem?

Carregando publicação patrocinada...
4

É normal. E a senioridade não vem assim. A senioridade demora para vir. Muitas vezes nunca vem. Em 40 anos de profissão eu não sei se sou sênior (de verdade), não apenas ter o título, esse eu já tive quando eu tinha 20 e poucos anos de idade.

Senioridade virá se trabalhar por muitos anos, em diversos projetos diferentes, com bastante variedade, com equipes boas e diversas, com alguma complexidade, for exposto a muito problema, criar cicatrizes aos montes, aproveitar tudo isso muito bem, evoluir em todos os aspectos, aprender as melhores formas de fazer e não fazer em todos os contextos. Muitas pessoas nunca atingem a senioridade porque a atitude de como evoluem não é a correta.

Sabe porque eu acho que não sou sênior, mesmo tendo um monte de conhecimento e experiência? Porque eu trabalhei em poucos projetos. Trabalhei em coisas inovadoras, em projetos que rodavam em milhares de empesas, provavelmente milhões de usuários e cuidando de vários bilhões de dólares de PIB. Eu posso dizer que sou sênior em alguns desses projetos, até porque é raro alguém ficar anos no mesmo projeto, ou seja, ela nunca consegue ser sênior no projeto. Mas no geral eu não sei se sou. Eu acho uma vantagem enorme o que eu sou. Mas não sei se funciona para todo mundo. Eu prefiro assim. Eu sou uma pessoa de produto e não de projeto.

Um dos erros que impedem as pessoas e evoluirem é elas não ambicionarem essa evolução, mesmo que o discurso diga que sim. Eu tinha 14 anos e já queria criar meu compilador, e criei logo depois, mesmo que fosse uma merda. Hoje vejo muita gente dizendo "não sei o que fazer" e desde de adolescente, sem internet, sem ter outras pessoas para perguntar, tinha como problema ter coisas demais para fazer. Precisa virar a chave nisso.

Aproveite o que tem, faça seu melhor, estude muito, faça mais que esperam de você, peça ajuda, mostre que quer evoluir, peça mais desafios, mostre que é capaz, e quando o local estiver te limitando você vai para outro desafio, com cuidado e que te ajude abraçar outras coisas.

Não tenha pressa. Só não perca tempo. Depois de 40 anos eu tenho um monte de coisa para aprender e fazer. Meu problema é não ter condições de fazer tudo o que gostaria.

Espero que isso sirva de referência e inspiração para ver as coisas de outra forma, batalhar e alcançar seus objetivos.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Isso fez todo o sentido... Muito obrigado mesmo cara, de coração.
Vou levar todas essas considerações para a minha vida profissional kkkk. Guardar em um arquivo e sempre que eu me sentir balançado ou desmotivado olhar para você.

ps: ansioso para aprender a programar corretamente kkkk

3

Seis meses não é muito tempo. E qual o motivo de você considerar "novas features" como a mesma coisa? Se a feature é nova, então são coisas novas, não?

1
2

Compreendo. De qualquer forma, considero que este período é curto, principalmente para um time pequeno, é possível que nem tenha dado tempo de surgirem demandas mais complexas ou que o seu time acredite que você ainda não está pronto pra assumir alguma delas, se seu contrato de estágio for de um ano, siga estudando e demonstrando que você está disponível para qualquer atividade, se aparecer alguma coisa nova, ótimo! Se não aparecer, o mercado estará aberto pra te receber já como alguém que tem experiência profissional por um período razoável.

2

Tem gente trabalhando com mainframe até hoje... Mainframe estão trabalhando até hoje...

Gosta do faz?
Tem condições de fazer bem feito?
Ganha o suficiente/é reconhecido?
Tem boas perspectivas?

Então só se preocupe quando uma ou mais respostas acima forem não.

2

Acredito que todos os profissionais de TI passam por esses períodos. Mas o importante é o que você faz sobre.

Programação é uma habilidade prática, quanto mais você pratica melhor você fica, inverso também é verdade, quanto menos você pratica pior fica.

A empresa dificilmente vai mudar simplesmente para fazer que você de desenvolva como programador.

O que recomendo é você estudar por fora as tecnologias que são importante para seu desenvolvimento, pegar projetos freelancers para por em prática e ganhar uma grana extra, não dependa apenas da empresa para se desenvolver.

Quando esse período chega, acredito que esta na hora de conseguir uma nova oportunidade.

Já tive períodos que passei por isso, o que me fez não desclinar na carreira foi estudar por fora o que o mercado exige e desenvolver projetos freelancers.

1

6 meses e vc não consegue aprender mais nada novo tem algo muito errado ai...

não tem nenhum código para refatorar, melhoria de performance, nenhum débito técnico pra resolver?

1

Talvez o meu CTO (o cara que passa as tasks para mim) tenha me subestimado um pouco por conta de ser um emprego de estágio.
90% do que eu aprendi foi tudo no primeiro mes pq não conhecia mt bem o framework (django), desde então eu basicamente só continuiei aplicando o que aprendi nesse mês, isso levando em conta conhecimentos prévios que eu já tinha de front e back.

1

VI UM VIDEO DO LUCAS MONTANO A POUCO TEMPO, NÃO ME RECORDO QUAL, MAS FALA EXATAMENTE DESSE SEU QUESTIONAMENTO, A CONCLUSÃO NA QUAL ELE CHEGOU E DE QUE VOCE DEVE PROCURAR FAZER PROJETOS PESSOAIS FORA DO SEU ESCOPO DE TRABALHO E QUE VOCE REALMENTE ESTEJA DISPOSTO A APRENDER.
ALGO QUE TE TRAGA DESAFIOS DIFERENTES DA QUAL VOCE ENFRENTA NO DIA A DIA MAS AO MESMO TEMPO TE DIVERTE

Percebi depois que publiquei, tudo em caixa alta fica dificil de ler kkk

1