É normal. E a senioridade não vem assim. A senioridade demora para vir. Muitas vezes nunca vem. Em 40 anos de profissão eu não sei se sou sênior (de verdade), não apenas ter o título, esse eu já tive quando eu tinha 20 e poucos anos de idade.
Senioridade virá se trabalhar por muitos anos, em diversos projetos diferentes, com bastante variedade, com equipes boas e diversas, com alguma complexidade, for exposto a muito problema, criar cicatrizes aos montes, aproveitar tudo isso muito bem, evoluir em todos os aspectos, aprender as melhores formas de fazer e não fazer em todos os contextos. Muitas pessoas nunca atingem a senioridade porque a atitude de como evoluem não é a correta.
Sabe porque eu acho que não sou sênior, mesmo tendo um monte de conhecimento e experiência? Porque eu trabalhei em poucos projetos. Trabalhei em coisas inovadoras, em projetos que rodavam em milhares de empesas, provavelmente milhões de usuários e cuidando de vários bilhões de dólares de PIB. Eu posso dizer que sou sênior em alguns desses projetos, até porque é raro alguém ficar anos no mesmo projeto, ou seja, ela nunca consegue ser sênior no projeto. Mas no geral eu não sei se sou. Eu acho uma vantagem enorme o que eu sou. Mas não sei se funciona para todo mundo. Eu prefiro assim. Eu sou uma pessoa de produto e não de projeto.
Um dos erros que impedem as pessoas e evoluirem é elas não ambicionarem essa evolução, mesmo que o discurso diga que sim. Eu tinha 14 anos e já queria criar meu compilador, e criei logo depois, mesmo que fosse uma merda. Hoje vejo muita gente dizendo "não sei o que fazer" e desde de adolescente, sem internet, sem ter outras pessoas para perguntar, tinha como problema ter coisas demais para fazer. Precisa virar a chave nisso.
Aproveite o que tem, faça seu melhor, estude muito, faça mais que esperam de você, peça ajuda, mostre que quer evoluir, peça mais desafios, mostre que é capaz, e quando o local estiver te limitando você vai para outro desafio, com cuidado e que te ajude abraçar outras coisas.
Não tenha pressa. Só não perca tempo. Depois de 40 anos eu tenho um monte de coisa para aprender e fazer. Meu problema é não ter condições de fazer tudo o que gostaria.
Espero que isso sirva de referência e inspiração para ver as coisas de outra forma, batalhar e alcançar seus objetivos.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).