Executando verificação de segurança...
2

Quero sua opnião sincera sobre Golang para iniciante na programação

Olá, tudo bem?

Andei pesquisando um pouco sobre a linguagem da gigante Google, o Go. Achei ela bem interesssante e consegui entender alguns códigos que li, confesso que gostaria de aprender ela, mas as dúvidas são as seguinte:

  • É recomendada para iniciantes?
  • Tem boa oportunidade de emprego?

Meu objetivo é me tornar um desenvolvedor web backend.
Desde já, agradeço sua opnião!

Carregando publicação patrocinada...
3

Seguindo a resposta do maniero, depende!

Trabalho com Go desde 2019 e sou muito feliz usando essa linguagem.

Breve resumo

  • Go é fácil de escrever, de entender, de aprender e de fazer algo do zero que, rapidamente, pode se tornar algo útil;
  • Foi desenvolvida voltada para processamento concorrente. Por isso continua leve e com alto desempenho mesmo quando processando várias rotinas simultâneamente;
    • É, possivelmente, a melhor linguagem que há no mercado hoje em dia para processamento concorrente;
  • O binário é leve e roda sem necessidade do código (todas são assim? 🤔 não sei...)
  • Brilha muito no desenvolvimento de APIs, seja Rest, GraphQL ou gRPC;
  • Brilha muito no desenvolvimento de CLI (command-line interface). Docker e Kubernetes são os melhores exemplos de ferramentas CLI criadas em Go;

Prós

  • A procura por desenvolvedores está alta;
  • A alta procura eleva a remuneração 🤑;
  • Empresas do mundo todo estão adotando, mesmo que seja só para experimentar;
    • Várias empresas gringas e brasileiras já usam go na stack principal. Exemplos: Nubank, Mercado Livre, Globo, Stone, Uber, Pinterest, Coinbase, Google;
    • Aos entusiastas como eu: é muito utilizada em produtos que envolvam Web3 (cryptos e blockchain);
    • Abre portas para aqueles que têm fluência em inglês e a pretensão de trabalhar para empresas gringas e receber em USD/EUR.

Problemas do Go

Poderíamos dizer que o garbage collector é um problema, mas vai depender muito do uso e só conheço o exemplo do Discord que migrou um de seus serviços para Rust por causa do GC.
O real problema na verdade não está na linguagem em si, mas no fato de que as empresas, em geral, não procuram iniciantes para trabalhar com a linguagem. Na melhor da hipóteses vi vaga para pleno.
Para freelancers: o universo de freelancing tem pouco espaço para Go. A maioria dos contratantes aparece com a stack escolhida e não adianta argumentar as vantagens que Go pode oferecer ao projeto.


Fique a vontade para perguntar algo mais específico sobre a linguage.
Espero ter ajudado.

2

Se Golang é boa? Sim, é sensacional. Se golang é indicada para iniciantes em programação? Nem sonhando! (minha opinião)

Quem diz que é fácil programar em go provavelmente já possui uma boa bagagem com programação em outras linguagens e, portanto, já está muito familiarizado com APIs, serviços, enfrentou dificuldades em uma arquitetura MVC etc.
Sou adepto da ideia que o iniciante tem que estudar de tudo um pouco e ir se aprofundando aos poucos. Então, se você começar com GO(somente) não vai entender nem metade do porque essa linguagem de fato existe. Vai parecer uma linguagem como todas as outras, com o desafio de não ter padrões de projeto bem definidos e bagunçar completamente sua cabeça por não ser orientada a objetos e ter uma sintaxe muito concisa, isto é, pouca verbosidade.
Eu acho que orientação a objetos, padrões de projeto e um pouco de verbosidade é bem vinda para um iniciante, por isso, ainda acho que vale a pena iniciar com Java ou C# ( Python também, desde que você estude muito bem sobre estruturas de dados). Estudaria golang em segundo plano, até porque você provavelmente vai encontrar mais oportunidades para outras linguagens.
Sobre a questão salarial da golang, isso também tem haver com o tempo de experiência. Não espere ganhar bem como júnior só porque programa em golang.

1

Não respondendo diretamente seus pontos, mas o meu contato com Golang foi acompanhado de uma necessidade/vontade de aprender também alguns conceitos que acredito que são implícitos ao estudar Go.

Paralelismo e Concorrência.

Assim como Rust, que traz uma carga de aprendizado sobre memória muito grande.

1

Nem é a melhor opção, nem é ruim. Eu diria que é melhor que boa partes das opções. Obviamente que depende do seu objetivo. Pode ser a ideial, ou pode ser bem ruim.

Go tem poucas oportunidades de emprego atualmente, mas está melhorando. Mas em qualquer linguagem sempre tem vagas para quem tem boa qualificação.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Não trabalhei e não fiz projeto pessoal, dei uma olhada por cima.
Pelo tipo de pergunta, parece que você quer arrumar emprego rápido.
Se você não tiver preconceito com linguagem alguma, Java, C#, Node é uma boa. Elas tem comunidade grande, estão bem presente no mercado. Vagas para trainee, estagio e junior é bem presente porque muitas empresas ja possuem seu produto criado e tal. (Citei algumas linguagens, posso estar enganado quanto ao Go claro.)

1

Acho que para iniciantes eu indicaria uma linguagem com um maior mercado, geralmente as oportunidades de Go são para empresas grandes e sendo plenos ou sêniors... Acho que temos outras linguagens que podem te trazer uma primeira oportunidade com maior facilidade como PHP, Java ou C#