Como eu devo fazer um projeto atômico e lidar com frustrações no meio do desenvolvimento?
Olá pessoal!
Recentemente eu estive codando um projeto que antes possuia um escopo simples. Acontece que no meio do caminho muita coisa foi acontecendo. Eu aprendi muitas outras coisas que não sabia, muitas das quais seriam úteis para a construção desse projeto. E nisso, o que era para ser algo simples escalou para algo que mesmo caminhando a curtos e generosos passos, ainda é algo complexo.
Acho que talvez eu não tenha planejado os primeiros esboços muito bem e acabei alimentando um SCOPE CREEP. E isso é um problema, além do spaghetti code, é claro. Toda vez, ao abrir o código, eu me sinto bombardeado por emaranhados de sintaxe, sem nenhum sentido aparente. Diante disso, mesmo cortando ou aparando algumas Heras venenosas, algumas pontas sempre tornam a ficarem soltas.
Minha ideia seria parar completamente com o projeto, mas eu ainda acho que seria uma atitude bem extrema, já que eu estou praticamente na metade pro final do desenvolvimento.
Aliás, esse é um dos meus primeiros projetos "serios", já que foi nele que decidir por meus conhecido sobre UI à prova, o que se provou bastante efetivo, pois me fez estudar e aprender ainda mais sobre o assunto.
Enfim, acho que de alguma forma essas fase pode ser solucionada, mas devido a alta gama de possibilidades acho conveniente buscar a ajuda apropriada.
O que devo fazer ao começar um projeto átomico? Para manter focado mediante as frustrações, o que é preciso? E ao terminar um projeto desses, como continuar?
Obrigado,
boa tarde,
e até breve!