🕹️ Construindo uma carreira na indústria de jogos
Fala turma, tudo bom? Me chamo André, sou engenheiro de software, e trabalho como desenvolvedor de jogos há alguns anos. Hoje vou falar um pouquinho sobre como ingressar nessa indústria e como funciona a dinâmica de trabalho nela, de um ponto de vista empírico, a partir da minha experiência pessoal.
Tipos de trabalho
Existem diversos tipos de cargos que exigem conhecimento de programação na indústria de jogos, como por exemplo:
- Gameplay Programmer: Pessoa que realmente desenvolve os requisitos funcionais do jogo, como fazer um personagem andar, atirar, pular, interface de usuário, entre diversas outras coisas.
- Porting Programmer: Pessoa responsável por garantir que o jogo alcance uma série de requisitos para entrar em plataformas como PlayStation, XBox, Nintendo Switch, entre outras...
- Tech artist: Pessoa que trabalha na inersecção entre programação e arte, desenvolvendo o "feel" do jogo através de Iluminação, efeitos visuais, implementação de animações, entre outros requisito visuais.
Sobre o trabalho
Como dito anteriormente, pretendo ter uma abordagem empírica aqui, então vou falar mais detalhadamente sobre a minha experiência, que é a de um Gameplay Programmer.
Na maioria das vezes, nesse cargo, você vai estar, junto de artistas, designers e outras pessoas, desenvolvendo um produto de tecnologia DO ZERO. Isso significa que seu principal objetivo é a iteração constante das funcionalidades do produto.
Consequentemente, para que seja gasto tempo com coisas não relacionadas as funcionalidades do produto, como documentação e testes automatizados, necessita-se haver uma justificativa além da frase "É uma boa prática".
Além disso, os requisitos são extremamente voláteis, já que o objetivo do produto é ser divertido, e suas funcionalidades podem mudar para que esse objetivo seja alcançado.
Sobre a carreira
No Brasil, os salários da indústria de jogos costumam menores que os da indústria de software tradicional, no entanto, ao menos para mim, a ascensão de carreira aconteceu surpreendentemente rápido.
A tabela abaixo mostra minha progressão de carreira:
Cargo | Salário | Tempo |
---|---|---|
Hobbista | R$0,00 | 1 ano |
Bolsista universitário | R$400,00 | 8 meses |
Engenheiro de jogos Jr | R$2800,00 | 10 meses |
Engenheiro de jogos Pleno | R$4800,00 | 11 meses |
Engenheiro de jogos Senior | R$7000,00 | 3 meses |
Obs: Essa foi a minha realidade, e não necessáriamente reflete o padrão da indústria.
Quais as habilidades necessárias no dia-a-dia de trabalho?
A lista abaixo ilustra algumas Hard Skills super bacanas para ser um bom GameDev:
- Álgebra Linear.
- Física mecânica.
- POO (SOLID).
- Padrões de projeto.
- Estruturas de dados.
Você não precisa dominar plenamente, apenas encontrar uma maneira de saber como e quando aplicar cada um desses conceitos já é suficiente.
Eu por exemplo, nunca decorei padrões de projeto. Sempre que preciso implementar algum, busco referências no Refactoring Guru
Além disso, existem duas SoftSkills super necessárias:
- Comunicação: Muitas vezes, nessa área, trabalha-se com pessoas criativas e com personalidades fortes, que vão diferir na definição da diversão do produto. É super bacana conseguir ter uma comunicação não violenta para não tornar o ambiente de trabalho um local hostil.
- Autodidatismo: Essa é a habilidade mais valiosa que alguém pode desenvolver. A capacidade de aprender com recursos didáticos por conta própria, e desenvolver as habilidades para desempenhar uma tarefa.
Buscando sua primeira vaga de juninho
E aí, ainda quer ser um desenvolvedor de jogos ?
Então aqui vão algumas dicas!
Onde buscar vagas?
Aqui vai uma lista de estúdios brasileiros que sempre estão em busca de profissionais, e geralmente de maneira remota/hibrida:
- DX Gameworks
- Kokku
- Spaceship
- Fanatee
- WildLife
- Gixer
- Aquiris
- Lumen Games
- QuByte
- Gazeus
- Flux
- Petit Frabrik
- Bitcake
- VRMonkey
- Monomyto
- Mad Mimic
Mas ATENÇÃO: Sempre pesquise sobre a empresa em sites como o Glassdoor, para ver se o salário, cultura e benefícios oferecidos pela empresa condizem com suas expectativas.
Tenha um Portfólio
Minha dica é: Tenha diversos projetos pequenos que mostrem os desafios técnicos que você já enfrentou, e sua capacidade de superar esses desafios.
Quando eu fui tentar minha primeira vaga como JR, eu tinha um portfólio com 5 jogos:
- Omlet: Meu primeiro jogo, um platformer 2D, publicado na PlayStore.
- Advenuture Tales: Uma releitura do jogo do dinossaurinho da google para celular, com história, compras no app, customização de personagem, e chefões.
- Back to the Promotion: Um jogo educativo para ensinar engenharia de requisitos para alunos do curso de engenharia de software.
- Sistema hídrico: Um app em realidade aumentada para simular inundações e mostrar a necessidade de desocupação habitacional em alertas de enchente.
- Sistema Geografia: Um app em realidade virtual para mostrar as camadas do solo.
Você pode conferir alguns desses projetos clickando aqui
Consegui uma entrevista, e agora?
Minha dica é: Você é o maior representante de você mesmo no momento da entrevista. Não menospreze sua experiência, e não faça pouco de si mesmo.
Se prepare antes, estude o histórico da empresa, e tente mostrar que você vai agregar ao entrar para o time.
Eu particularmente gosto de montar uma apresentação (Power point) que mostrem os requisitos da vaga que batem com coisas que eu já fiz. Isso mostra pro recrutador(a) que:
- Você está com vontade de entrar na empresa.
- Te ajuda a não dispersar para assuntos aleatórios na entrevista.
- Deixa extremamente evidente para a pessoa recrutadora as qualificações que você possui em relação à vaga.
Depois disso, geralmente existe uma etapa de desafio técnico, que varia de empresa para empresa, mas costuma ser bem tranquila.
Também é importante ressaltar que, se você não passar na entrevista, nem sempre o problema está em você. O processo de recrutamento é muito mais complexo que um checklist habilidades e diversos fatores internos também afetam as escolhas do recrutador. O importante é não desistir.
Conclusão
Espero ter ajudado ajudado, pelo menos um pouquinho, a entender como funciona e como ingressar nessa indústria. Qualquer dúvida que tenha ficado, comenta aqui!