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🕹️ Construindo uma carreira na indústria de jogos

Fala turma, tudo bom? Me chamo André, sou engenheiro de software, e trabalho como desenvolvedor de jogos há alguns anos. Hoje vou falar um pouquinho sobre como ingressar nessa indústria e como funciona a dinâmica de trabalho nela, de um ponto de vista empírico, a partir da minha experiência pessoal.

Tipos de trabalho

Existem diversos tipos de cargos que exigem conhecimento de programação na indústria de jogos, como por exemplo:

  • Gameplay Programmer: Pessoa que realmente desenvolve os requisitos funcionais do jogo, como fazer um personagem andar, atirar, pular, interface de usuário, entre diversas outras coisas.
  • Porting Programmer: Pessoa responsável por garantir que o jogo alcance uma série de requisitos para entrar em plataformas como PlayStation, XBox, Nintendo Switch, entre outras...
  • Tech artist: Pessoa que trabalha na inersecção entre programação e arte, desenvolvendo o "feel" do jogo através de Iluminação, efeitos visuais, implementação de animações, entre outros requisito visuais.

Sobre o trabalho

Como dito anteriormente, pretendo ter uma abordagem empírica aqui, então vou falar mais detalhadamente sobre a minha experiência, que é a de um Gameplay Programmer.

Na maioria das vezes, nesse cargo, você vai estar, junto de artistas, designers e outras pessoas, desenvolvendo um produto de tecnologia DO ZERO. Isso significa que seu principal objetivo é a iteração constante das funcionalidades do produto.
Consequentemente, para que seja gasto tempo com coisas não relacionadas as funcionalidades do produto, como documentação e testes automatizados, necessita-se haver uma justificativa além da frase "É uma boa prática".
Além disso, os requisitos são extremamente voláteis, já que o objetivo do produto é ser divertido, e suas funcionalidades podem mudar para que esse objetivo seja alcançado.

Sobre a carreira

No Brasil, os salários da indústria de jogos costumam menores que os da indústria de software tradicional, no entanto, ao menos para mim, a ascensão de carreira aconteceu surpreendentemente rápido.

A tabela abaixo mostra minha progressão de carreira:

CargoSalárioTempo
HobbistaR$0,001 ano
Bolsista universitárioR$400,008 meses
Engenheiro de jogos JrR$2800,0010 meses
Engenheiro de jogos PlenoR$4800,0011 meses
Engenheiro de jogos SeniorR$7000,003 meses

Obs: Essa foi a minha realidade, e não necessáriamente reflete o padrão da indústria.

Quais as habilidades necessárias no dia-a-dia de trabalho?

A lista abaixo ilustra algumas Hard Skills super bacanas para ser um bom GameDev:

  • Álgebra Linear.
  • Física mecânica.
  • POO (SOLID).
  • Padrões de projeto.
  • Estruturas de dados.

Você não precisa dominar plenamente, apenas encontrar uma maneira de saber como e quando aplicar cada um desses conceitos já é suficiente.

Eu por exemplo, nunca decorei padrões de projeto. Sempre que preciso implementar algum, busco referências no Refactoring Guru

Além disso, existem duas SoftSkills super necessárias:

  • Comunicação: Muitas vezes, nessa área, trabalha-se com pessoas criativas e com personalidades fortes, que vão diferir na definição da diversão do produto. É super bacana conseguir ter uma comunicação não violenta para não tornar o ambiente de trabalho um local hostil.
  • Autodidatismo: Essa é a habilidade mais valiosa que alguém pode desenvolver. A capacidade de aprender com recursos didáticos por conta própria, e desenvolver as habilidades para desempenhar uma tarefa.

Buscando sua primeira vaga de juninho

E aí, ainda quer ser um desenvolvedor de jogos ?
Então aqui vão algumas dicas!

Onde buscar vagas?

Aqui vai uma lista de estúdios brasileiros que sempre estão em busca de profissionais, e geralmente de maneira remota/hibrida:

  • DX Gameworks
  • Kokku
  • Spaceship
  • Fanatee
  • WildLife
  • Gixer
  • Aquiris
  • Lumen Games
  • QuByte
  • Gazeus
  • Flux
  • Petit Frabrik
  • Bitcake
  • VRMonkey
  • Monomyto
  • Mad Mimic

Mas ATENÇÃO: Sempre pesquise sobre a empresa em sites como o Glassdoor, para ver se o salário, cultura e benefícios oferecidos pela empresa condizem com suas expectativas.

Tenha um Portfólio

Minha dica é: Tenha diversos projetos pequenos que mostrem os desafios técnicos que você já enfrentou, e sua capacidade de superar esses desafios.

Quando eu fui tentar minha primeira vaga como JR, eu tinha um portfólio com 5 jogos:

  • Omlet: Meu primeiro jogo, um platformer 2D, publicado na PlayStore.
  • Advenuture Tales: Uma releitura do jogo do dinossaurinho da google para celular, com história, compras no app, customização de personagem, e chefões.
  • Back to the Promotion: Um jogo educativo para ensinar engenharia de requisitos para alunos do curso de engenharia de software.
  • Sistema hídrico: Um app em realidade aumentada para simular inundações e mostrar a necessidade de desocupação habitacional em alertas de enchente.
  • Sistema Geografia: Um app em realidade virtual para mostrar as camadas do solo.

Você pode conferir alguns desses projetos clickando aqui

Consegui uma entrevista, e agora?

Minha dica é: Você é o maior representante de você mesmo no momento da entrevista. Não menospreze sua experiência, e não faça pouco de si mesmo.
Se prepare antes, estude o histórico da empresa, e tente mostrar que você vai agregar ao entrar para o time.

Eu particularmente gosto de montar uma apresentação (Power point) que mostrem os requisitos da vaga que batem com coisas que eu já fiz. Isso mostra pro recrutador(a) que:

  1. Você está com vontade de entrar na empresa.
  2. Te ajuda a não dispersar para assuntos aleatórios na entrevista.
  3. Deixa extremamente evidente para a pessoa recrutadora as qualificações que você possui em relação à vaga.

Depois disso, geralmente existe uma etapa de desafio técnico, que varia de empresa para empresa, mas costuma ser bem tranquila.

Também é importante ressaltar que, se você não passar na entrevista, nem sempre o problema está em você. O processo de recrutamento é muito mais complexo que um checklist habilidades e diversos fatores internos também afetam as escolhas do recrutador. O importante é não desistir.

Conclusão

Espero ter ajudado ajudado, pelo menos um pouquinho, a entender como funciona e como ingressar nessa indústria. Qualquer dúvida que tenha ficado, comenta aqui!

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Que Top! Eu sempre quis migrar para área de game dev. Porém eu fico me perguntando quanto a specs de uma boa maquina para começar. Qual você indicaria ?

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que bom que curtiu!

Vou presumir que você gostaria de usar a unreal, que é a engine mais pesada. Se você conseguir fazer ela rodar bem, as outras não vão ser problema.

Eu trabalho com um notebook com as specs:

  • um I7 bastante antigo.
  • placa de videl GeForce Mx150.
  • 16 GB de ram.
  • SSD de 1TB

Eu só sinto que minha placa de video deixa um pouco a desejar.

O pessoal que travalhs ns epic games usa as seguintes specs:

Procedsador Intel ou Amd que tenha pelo menos 4 núcleos.
Windows 10 64-bit
64 GB RAM
256 GB SSD (OS Drive)
2 TB SSD (Data Drive)
NVIDIA GeForce GTX 970

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Que incrível! Quando eu comecei a programar, foi com o intuito de desenvolver jogos. Depois de um tempo, cheguei à conclusão de que era algo muito distante no Brasil e foquei minha carreira no desenvolvimento web. Pelo visto, me faltou a sua visão 😅

Quanto às tecnologias utilizadas, quais são as mais importantes? Unity?

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Valeu!
Depende muito do seu objetivo.

Para fazer jogos 2D, e projetos mais independentes, em equipes pequenas Unity e C# vão ser mais importantes.

Para projetos AA (tipo rocket league) ou AAA (como rainbow six), em equipes de médio e grande porte é mais normal encontrar Unreal engine com C++ (ou até engines próprias, mas o padrão é o c++).