Executando verificação de segurança...
1

Upgrade no Computador Acer Aspire 3 A315-53-34Y4

Sou desenvolvedor FullStack e tenho um Notebook que utilizo para tudo (trabalho, estudos, afazeres, armazenamento etc) durante no mínimo 10 horas por dia.

Instalei o HTOP para ver como está o processamento de tarefas enquanto eu utilizo o Notebook e reparei que apesar de ter 20 GB de memória RAM, ele sempre utiliza no máximo 6 GB de RAM enquanto o processamento fica na casa dos 100% quando faço build ou crio projetos (ou jogo o Team Fortres 2).

No momento, queria um MacBook para fazer build para IOs, mas estou sem condições de comprar um Notebook novo, então queria saber se tem como melhorar mais alguma coisa nele...

Se tiverem recomendações de Notebook do mercado de usados para indicar eu agradeceria muito, pois apesar de não comprar vai servir como orientação do que eu devo buscar para melhorar o meu desempenho.

Configuraçẽos de fábrica:

  • Modelo: A315-53-34Y4
  • Processador: Intel i3-8130U (8ª geração)
  • Memória RAM: 4 GB (1 x 4 GB soldados) tipo DDR4 -
  • Armazenamento: 1 TB de HDD
  • Tela: não funciona mais
  • Placa de vídeo do tipo integrada Intel HD Graphics 620
  • S.O.: Windows 10 Home

Upgrades:

  • Armazenamento: tirei o HDD e coloquei 240 GB SSD Kingstom
  • Memória RAM: Expandido a 20GB (1 x 4 GB soldados + 1 x 16 GB no slot extra)
  • Tela: monitor auxiliar pois o do notebook pifou
  • S.O.: Ubuntu 22.04
Carregando publicação patrocinada...
4

Neste caso pode jogar fora os 14GB de RAM restantes (risos)...

Você pode verificar a questão do aquecimento talvez, levar numa asistência técnica para uma limpeza preventiva, troca de pasta térmica ou thermal pads. Não vejo qualquer outro tipo de atualização neste notebook.

Recomendação? Olha só: https://benchpromos.com/promocao/notebook-samsung-galaxy-book2-intel-core-i51235u-windows-11-home-8gb-256gb-ssd-156-full-hd-led/cludi2fj200lvb70ib67v9vvk

Pode ser o suficiente!

3

Boa noite chefe! Por se tratar de uma CPU soldada no PCB o upgrade de processador é impossível, e você já fez upgrade de RAM e trocou o HDD por um SSD, então não tem muito pra onde correr. No máximo você poderia trocar a pasta térmica, caso já não tenha feito, pra tentar extrair um pouco mais do limite do processador antes do thermal throttling, e ainda sim não tenho certeza se traria algum ganho de desempenho significativo. Tenho um i3-6006U e troquei a pasta dele recentemente (desde 2016 não fiz uma única troca), e ele saiu de 70° em idle pra no máximo 61° em carga de trabalho. Posso dizer que a diferença de desempenho é perceptível, não tenho mais engasgos mas também não ganhei frequência e núcleos a mais rsrsrs. Siga a dica dos colegas, opte por um processador sem o sufixo U para não ter limitação nas frequências. Como você trabalha com desenvolvimento e arrisca um TF de vez em quando, já fica de olho na linha i5. Core i3 hoje em dia, ainda mais pra notebook, não dá muito caldo nas gameplays e trabalhos de carga, o meu leva 2 minutos pra buildar um app Android simples.

1

Processador: Intel i3-8130U

aqui está seu problema, processadores terminados em U sacrificam o maximo de desempenho para ter economia de energia.

esse processador é de 8 geração (uns 6 anos atrás) e tem só 2 nucleos e 4 threads.

Recomendaria esse computador apenas para trabalho administrativo (pacote office, browser em paginas nao muito pesadas) Qualquer coisa mais pesada que isso vai ser custosa e o processador vai sofrer.

Recomendo fazer um upgrade de computador para qualquer um que nao termine em U (Geralmente linhas gamer como o nitro 5)

1

Segue as informações do meu notebook
Dell Inspiron Gaming Edition i15-7559-a10

Informações exportadas pelo software Driver Booster
https://drive.google.com/file/d/12TUwnE2YawqhMzZrs2Yg36R6fWUK4vvs/view?usp=sharing

Eram 8GB originalmente, na época adicionei mais memória, agora está com 16GB.

Adicionei um SSD na época de 1TB (M.2 SSD), hoje em dia nem acha mais, é tudo no mínimo NVMe, o meu não aceita NVMe.

Em geral, usa metade da memória e o processador fica entre 9% e 50%. Nota: No gerenciador de energia deixo no desempenho máximo e sempre ligado a tomada. Uso antivírus pago para não ter nenhum tipo de malware, worm, etc consumindo recursos, também comprei o Driver Booster Pro para manter os drivers super atualizados.