Executando verificação de segurança...
4

Um Único sistema Operacional para Desenvolvimento

Bom, isso mesmo que vc leu, a ideia de ter um único sistema operacional para apenas desenvolvimento/programar.

A ideia é simples, vamos dividir em duas partes. Nos últimos meses tenho utilizado 100% do meu dia o S.O (sistema operacional) Windows 10, coisa que não tenho costume de fazer, sendo um amante de linux, utilizava o arch linux com bspwm por mais de um ano.

O Problema: O S.O Windows é bom em uso doméstico, games e agora está tentando inovar no mundo dos desenvolvimento. porém devo dizer que utilizar o WSL 2 tem sido o mais frustante possivél, e logo comecei a sentir falta de um linux raiz e puro, obtive muitos problemas com docker e wsl juntos consumindo muita memória, arquivos e dados misturados e uma máquina 'suja' com várias dependências instaladas.

A Solução: A Solução milagrosa para o meu problema foi instalar o Ubuntu LTS no meu HD, sendo então um dual boot, configurei o Ubuntu apenas com as ferramentas que eu utilizo para trabalhar como por exemplo Git, Git Flow, NVM, Node e VSCode. entre outras configurações como SSH e GPG para o github e gitlab. Esse sistema Operacional está operando apenas com 35GB de espaço do meu disco (HD). Agora posso manter meu pc 'limpo'.

Agora preciso da sua opnião como vc vem inovando nos problemas que vem infrentando na área da programação?

Carregando publicação patrocinada...
5
2

Excelente solução!

Sempre utilizei distros Linux como meu SO, no começo não por espontânea escolha, tinha um notebook jurássico que só o Lubuntu pra dar um jeito, e com o tempo, não voltei mais para o Windows. (até o começo desse ano, continua...)

O WSl pode ser uma opção viável. No entanto, no meu caso, também não foi a solução ideal. Ao utilizar o WSL com duas distros + programas específicos + Docker, senti algumas limitações. Por isso optei por retornar ao Pop!_OS.

E sinceramente, elimina até a necessidade de dual boot com o Windows, mas o mantenho...

No fim, o que importa é isso:

vittubellini: "só temos que achar nossa própria forma de otimizar o tempo para poder aumentar nosso rendimento por hora"

2

Pessoalmente eu mantenho meus ambientes totalmente isolados sendo um PC com windows para jogos ( sim só tenho a steam instalada no PC) e um laptop para trabalho ( Sou DevOps / Cloud Architect )

No laptop para trabalho venho utilizando nos ultimos anos o Arch Linux.

Há alguns anos tentei trabalhar com windows, mas acabei desistindo de utilizar o windows no trabalho pelos motivos citados por voce, alem disso como praticamente tudo o que faco é no terminal / docker / kubernetes conseguir ter um ambiente nativo com as tecnologias que rodam na nuvem me ajudam e muito na hora de fazer um debug em algum ambiente cloud.

Hoje dou manutencao em varias aplicacoes com tecnologias diferentes, NodeJS, Python, diferentes versoes de terraform, no Linux já conheco as ferramentas para gerenciar as versoes das ferramentas que utilizo e no windows nao sei nem se isso é possivel.

Como sempre digo, a melhor ferramenta é aquela que voce já sabe como utilizar e como utilizo o linux para trabalho a muitos anos minha recomendacao é essa.

Entendo que ter um outro device implica em fazer um investimento que muitas vezes pesa no orcamento, mas foi a melhor coisa que fiz pois dessa forma mantenho meu ambiente de trabalho securo contra virus e no meu PC de games caso de algum problema nao tenho nenhum dado sensivel ( credenciais de ambientes etc que possam vazar )

2

Eu uso Alpine Linux, é meu único sistema, jogo alguns jogos na Steam instalada pelo Flatpak, funciona bem. Minha workspace é simples porém não se encaixaria no Windows, Yakuake + Neovim + Tmux. Faço tudo pelo terminal, não sou fã de trabalhar com aplicações gráficas, a agilidade que isso me proporciona o Windows jamais me porporcionaria.

2

Atualmente uso o fedora como principal, não sou muito adepto ao apt como não jogo, todas minhas tarefas de dia a dia já são supridas, gosto do fedora pela estabilidade e pelo gerenciador dnf.
Trabalho com desenvolvimento web e tenho um i5 de 8° gen com 20Gb de ram e nesse setup consigo rodar tudo que preciso pelo OS não consumir tanto. Já utilizei muito window manager mas hoje em dia não tenho mais tempo hehe

2
2
-1

Particularmente não gosto dessa troca de ambiente. Eu estou trabalhando 100% windows com docker em hyper-v, a performace é estupidamente melhor que a wsl2. Como sou desenvolvedor web, questões como dependências e necessidade de linux já são amenizadas.

Servidores: Docker
IDE: Phpstorm (+ IA Assistent)
Front-end: Insomnia ou a aplicação
RAM: 32gb

Esse meu ambiente roda tudo que atualmente preciso e não sinto necessidade de sair dele, não vejo necessidade de "inovar". No fim só temos que achar nossa própria forma de otimizar o tempo para poder aumentar nosso rendimento por hora.

0
-1
-1

Só ter Windows Pro? tu sabe quanto é a licença? pra mim não é só ter não ksksks
Infelizmente não é viável pra mim, prefiro usar Linux mesmo por enquanto... talvez em um futuro possa ser diferente, mas no momento não existem condições de ter o Windows Pro não

-1

Tem algumas fabricantes (como a Dell) que te permite personalizar o computador. No caso do sistema operacional, eles permitem tu fazer upgrade do Home para o Pro por um adicional de uns 300 reais... Dependendo, vale mais a pena do que comprar a licença retail...

-4
0

Não sou um cara que defende pirataria, já usei não nego, mas particularmente falando prefiro evitar, ainda mais se tratando de um S. O. inteiro... todos os meus dados estão ali, é um risco utilizar Windows pirata que eu não quero correr...
Mas tbm não julgo quem usa, afinal os preços são no mínimo abusivos na minha opinião, só não uso nem incentivo

-1