Executando verificação de segurança...
14

Desenvolvimento Web: Quando Menos é Mais

Programador pensando

Foto de Fatemeh Rezvani na Unsplash


VIDEO - Por que não usar Astro ou Angular ou React JS em seu portfolio

Olá, pessoal! Estava eu aqui, divagando sobre o universo do desenvolvimento web, quando me dei conta de algo que gostaria de compartilhar com vocês. Vamos lá?

O Drama das Tecnologias Avançadas

Imaginem a cena: estamos todos mergulhados nas últimas tendências tecnológicas, navegando entre ReactJS, VueJS, Next.js e afins. Mas parem e pensem comigo: será que realmente precisamos de todo esse arsenal para projetos simples? 🤔

Do Canhão à Mosquinha

Às vezes, parece que estamos usando um canhão para matar uma mosca! Sim, estou falando daquele momento em que optamos por tecnologias avançadas para tarefas simples, como criar uma landing page ou um portfólio. Será que não estamos exagerando um pouquinho?

Um Retorno às Raízes

Recentemente, em uma epifania de desenvolvimento, decidi voltar às raízes. Sim, voltei para o básico, usando apenas HTML, CSS e JavaScript. E sabe o que aconteceu? Uma revolução! 🚀

Um pouco exagerado mas me deparei com vários problemas de dependencias no Next no meu portfolio e comecei a fazer uma versão basica que não tinha problemas e entregava uma qualidade melhor do que eu tinha feito. Foi então que veio esses pensamentos.

Pesquisando nas comunidades e mais conteúdos relacionados me deparei com essa pergunta, às vezes, parece que estamos usando um canhão para matar uma mosca, como React JS, Astro, Angular ou Next JS entre quaisquer outrar ao inves de usar apenas o básico do HTML+CSS+JS.

O Poder da Simplicidade

Ao simplificar meu processo de desenvolvimento, pude focar na essência do projeto. E adivinhem? A performance do site decolou, sem mencionar a manutenção mais fácil e a compatibilidade com todos os navegadores. Quem diria que o simples poderia ser tão eficaz?

Reflexões e Conclusões

Claro, cada projeto é único e merece uma avaliação individual. Não estou dizendo para abandonarmos os frameworks modernos de vez, mas sim para repensarmos se realmente precisamos deles para tudo.

Hora da Discussão

E aí, o que vocês acham? Vamos abrir essa discussão! Compartilhem suas opiniões nos comentários. Vamos aprender juntos e repensar nossas abordagens de desenvolvimento web.

Bom, pessoal, espero que tenham gostado da minha reflexão. Se sim, não se esqueçam de me seguir

Linkedin
Instagram
Github
Outros links

É isso aí, galera! Muito obrigado pelo apoio e até a próxima, com mais reflexões e um toque de humor no mundo do desenvolvimento web! 🚀

Até Mais!

2
1

Concordo, se é uma landing page da vida, ou um portifólio pessoal, não vejo muito porquê alguém pegaria um framework desses. Mas um Astro JS pode ajudar o cara a desenvolver mais rápido, a se repetir menos e tals. No final do dia ele também vai gerar um index.html simples.

A minha stack favorita, por causa do Codepen no meu caso, é Pug pra ter suporte a mixins no HTML (não curto copiar e colar o msm componente varias vezes), Tailwind/Bootstrap pros estilos e Typescript de vez enquando só pela sintaxe, Javascript does the job também -- Principalmente com JSDoc, meio que acaba inutilizando o Typescript pra projetos simples assim.

2

Acho que essa simplificação só funciona em projetos pessoais também. Muito provavelmente quem está trabalhando ou vai trabalhar com web vai mexer com um projeto feito com algum framework front/back que não foi escolha dessa pessoa usar. Há possibilidade de mudar esse cenário, creio que sim, mas só com um esforço de convencimento muito grande sobre quem toma as decisões. Dito isso, penso que é válido fazer um projetinho ou outro (sem entrar no mérito se esse projeto deve ser ou não web) com essa ferramentas "pesadas" para se familiarizar.

Gosto dessa ideia? De forma alguma. Infelizmente, porém, não vejo escapatória desse mar grotesco de frameworks e libs. Talvez só recomençando o desenvolvimento web do 0 hehe.

1

Nem se recomeçassemos o web do zero, na minha visão. As frameworks, se escolhidas de forma certa, trazem uma eficiência no desenvolvimento e facilidade de manuntenção monstruosos ao longo prazo.

Realmente, para fazer um projeto pessoal possa ser muito melhor usar só HTML, CSS e JS, mas no mercado que a gente vive hoje em dia, onde a agilidade e qualidade tem que ser simultaneamente cada vez maiores, realmente não tem como fugir...

2

Concordo 100% contigo bro, principalmente com aquilo de cada caso ser um caso. Consigo imaginar alguém que já é experiente querer só fazer um site pessoal pra uma pizzaria ou um amigo, ai nesses casos vale mt mais a pena fazer cm HTML e CSS puro mesmo se o dev se achar mais eficiente nelas.

Gosto muito de HTML e CSS, não vo mentir, mas não escrevo diretamente nessas linguagens o tempo todo. Acabo valorizando mais eficiência de desenvolvimento do que performance (coisa que eu acabo delegando para algum framework da moda, como o Astro). E até pra projetos pessoais e testes no front num Codepen da vida, prefiro escrever as parada com Pug no lugar de HTML, SCSS no lugar de CSS (apesar de não ser mais tão necessário com o CSS moderno) e Typescript no lugar de Javascript -- No final do dia, tudo isso vai acabar sendo convertido pra arquivos HTML por mim, eu só vo ta escrevendo numa outra stack.

Enfim, valeu a pena trazer esse tópico a discussão porque um bom dev sempre se pergunta qual é a ferramenta certa pra resolver o problema em questão. Bom post.

2

Concordo totalmente, porém tenho um grande problema com os jovens programadores que não entendem isso e são levados a acreditar que o hype é o melhor só porque tá mais em evidência. Queria saber como lidar com estas situações sem soar o velho chato que não sabe o que tá falando...

2

Bem interessante, ultimamente eu assinei a Rocketseat e por via das dúvidas, pois não quero pular etapas, comecei com o curso básico do zero, assistindo em 1.5x ou 2x. E fiquei quebrando a cabeça com HTML e CSS, percebendo que eu não tinha aprendido tudo, e achei isso normalmente.

Minha pergunta é: Como saber qual tecnologia usar para tal projeto? como ter esse feeling?

1

Boas! esse post é mesmo pra mim, que mesmo estando no desenvimento web ja algum tempo e trabalhando com alguns framework as vezes ainda prefiro programar meus pequenos websites usando html, js e css.

1

Por isso gosto tanto do VueJS, podemos utilizá-lo de forma progressiva, tenho utilizado com o Django e tem atendido demais, sem a necessidade de aumentar muito a complexidade de forma desnecessária.