Executando verificação de segurança...
1

[AJUDA] Backenders, essa é com vocês....

Sou um desenvolvedor full-stack, porém MUITO mais experiente na área de frontend. Digo sempre que trabalho um pouco com backend somente porque me empurraram pra lá. Porém, tô querendo mudar isso e me aprofundar nos estudos de backend, BD, etc...

Uma das coisas que mais tenho dificuldade de entender, é o deploy de aplicações backend. Todo projeto frontend que eu faço, tenho costume de fazer o deploy rapidamente lá na Vercel, de forma gratuita. Porém, quando preciso fazer uma aplicação full-stack, que precisa guardar dados em um banco e realizar consultas via API, fico no meio do caminho me questionando qual seria a melhor maneira de fazer isso.

Por exemplo, vamos supor que eu queria fazer uma aplicação de controle financeiro, apenas para meu portfólio. A ideia seria criar um sistema de autenticação e cada usuário ter suas "finanças" próprias. Localmente, é tranquilo de fazer isso, mas quando imagino subindo essa aplicação, minha mente já dá uma bugada. Tem como fazer isso de maneira gratuita? Como eu poderia subir essa aplicação? Eu teria que subir o frontend em um endereço e o back em outro?

Podem ser perguntas muito leigas, mas tenho certeza que tem muita gente aqui que pode ter essas mesmas dúvidas!

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá, zetty, tudo bem?

Isso depende muito da aplicação, e se alguém responder para fazer A ou B não vai estar levando em consideração os vários aspectos.

Levando em conta apenas seu exemplo de portfólio, imaginando que o tráfego será esporádico, e que pretende gastar o menor valor possível, você pode usar um PaaS com tier gratuito. É o jeito mais "simples", pois um PaaS cuida de toda a infra para você e não é necessário configurar banco, load balancer, cache, etc.

Um exemplo de PaaS com versão gratuita para Python é o PythonAnywhere

Agora, se busca desenvolver suas habilidades para ter melhores oportunidades na área, eu recomendo algumas coisas:

  1. Conhecer bem os principais serviços da AWS (aprendendo AWS vc aprende qualquer outra)
  2. Estudar como fazer um deploy "na unha" para aplicações comerciais menores e/ou protótipos comerciais. Aqui entra configurar uma VPS (Digital Ocean por exemplo).
  3. Conhecer um pouco sobre as configurações de DNS, principalmente os registros relacionados a emails (nem todo projeto pode pagar por esse serviço, então é bom saber como fazer).
  4. Experimentar deploys em outros PaaS mais robustos como o Heroku ou Elastic Beanstalk.

No mais, com a experiência vc vai saber quando deve usar cada opção.

0