Executando verificação de segurança...
Em resposta a Emprego como Dev
1

Salve, Emanuel! Tudo certinho? Cara, é bem complicado de avaliar tendo tão pouca informação, mas posso relatar um pouco de como foram meus últimos meses e o que eu fiz pra conseguir minha primeira vaga.

Venho do design, como freelancer, tinha alguma noção de HTML e CSS e decidi em setembro de 2022 começar a estudar JS com o objetivo de 'fechar' a stack básica pra poder tentar aplicar pra vagas. Em Janeiro comecei de fato a estruturar LinkedIn, GitHub, botar meu pé em frameworks (escolhi React.js) e aprender o básico de back-end (fui pra Node.js). Depois de mais de 350 currículos enviados via Gupy e LinkedIn, dos quais apenas em 4 eu tive a oportunidade de chegar na etapa de entrevista/desafio técnico, eu consegui minha primeira vaga. Há 3 semanas estou trabalhando em uma startup com a stack Vue.js, Node.js e Rails.

Nesse meio tempo, a virada de chave pra mim foi melhorar minha comunicação, forma de me vender e aparência do meu LinkedIn e GitHub. Se tem uma coisa que conquista qualquer RH/Tech Lead é você mostrar VONTADE DE EVOLUIR e CONFIANÇA sem soar ARROGANTE. Treine entrevistas 1 a 1 com amigos, decore um 'roteiro' sobre sua jornada e aprenda a ressaltar seus pontos fortes. Quando mencionar seus pontos fracos ou falar sobre uma linguagem que não conhece, não diga simplesmente 'não sei' ou algo genérico, tente demonstrar que você consegue aprender qualquer coisa ou que tem determinação para tal. Obviamente, não é para mentir, mas existem formas de mostrar que você seria uma boa escolha pra empresa. Lembre-se que a entrevista tem dois lados e que você consegue colocar o jogo ao seu favor se souber escapar das 'armadilhas' que o RH/Tech Lead vão jogar.

Não vá despreparado pras entrevistas também. Estude sobre a empresa, adicione no LinkedIn um dev ou outro de lá e converse um pouco com eles, entenda quais techs usam lá dentro ou até pergunte sobre o processo seletivo. Leia um pouco sobre os valores da empresa, demonstre interesse em fazer parte disso (mesmo que seja só papinho pra passar na vaga). Prepare umas perguntas pro final da entrevista, naquela hora que o entrevistador pergunta "Quer saber algo mais?". Eu gosto muito de perguntar "O que vocês esperam de um dev? Qual a expectativa sobre minhas entregas em X meses?". Essas perguntas sempre pegam de surpresa e mostram que você quer estar preparado pra tudo etc.

Enfim, tem um conjunto de 'mini hacks' que te tornam mais atraente nesse contexto de entrevista que, se for combinado com uma comunicação limpa e os conhecimentos técnicos mínimos para vaga, te colocam muito à frente de vários candidatos. A era dos devs isolados, trancados num calabouço e que não se comunicam já era. Quem sai na frente é quem se adapta e aprende a se comunicar de forma eficaz, sem soar metido/cuzão e mostrando o mínimo de carisma e personalidade. De resto, siga estudando e se aprimorando. Poste projetos com frequência no LinkedIn, peça pra amigos fazerem recomendações etc. Foram os pontos que mais funcionaram no meu caso. Espero que ajude em algo.

Carregando publicação patrocinada...
0