Por que um PC Simples é Suficiente para Programar
Você não precisa de um PC ou notebook top de linha para programar.
Um PC básico, de um kit qualquer de 1000 reais, já é mais do que suficiente para resolver a maior parte dos problemas. A maior parte dos problemas tem soluções para rodar em um pc mais basico.
Quando falo em um PC de 1000 reais, não me refiro a um PC ruim, mas sim a peças mais antigas no mercado com boa performance.
O meu PC de 1000 reais antigo era um Athlon 3000GE, placa-mãe A320HD, 2x8 GB de memória RAM, 120 GB de SSD, uma fonte genérica de 50 reais e um gabinete de 100 reais.
Na época, tudo deu uns 1000 reais, e foi mais que suficiente para testar várias ferramentas, fazer vários projetos e usar por um bom tempo. Claro, ele não rodava todas ferramentas, no entanto com pesquisas, otimizações e algumas gambiarras conseguia rodar praticamente todos programas.
Seu cliente provavelmente não terá um PC ou celular de última geração.
De que adianta ter um "PC da NASA" se ninguém consegue rodar o seu código? Caso você venda o software com requisitos absurdos de hardware, muitas pessoas não estarão dispostas a investir mais do que 1000 reais em um PC.
Servidores são caros e custosos.
Quanto mais recursos você consumir, maiores serão os gastos e menor será o lucro. Um bom desenvolvedor deve otimizar ao máximo para conseguir acomodar o maior número possível de clientes em um servidor.
Na maioria das vezes, ainda é possível se adaptar e otimizar para que o software rode em PCs mais modestos.