Executando verificação de segurança...
3
zane
2 min de leitura ·

[ Discursão ] Oque podemos espera da web com o 5G?

.
.
.
A 4 meses atrais, tinha visto uma vaga/freelance que buscavam um desenvolvedor JavaScript, para trabalhar com realidade aumentada em uma empresa de moda.

Na mesma semana, comecei a estudar sobre tecnologias e ver materiais disponiveis sobre o assunto. Encontrei pouco material, muita das funções simples de tal tecnologia não funcionava, e além disso, não encontrei facilmente soluções disponiveis.

Sendo assim conversei com recrutador e resolvi fazer uma proposta, aceitaria a ganhar menos para estudar a tecnologia que a empresa estava usando e aprender com quem sabe, pois sei que aprenderia bem rápido e não demoraria muito para esta gerando resultados.

No entanto, a empresa buscava quem já sabia usar tal tecnologia e acabei sendo desclasificado, oque ao meu ver ( sei que posso esta tremendamente enganado ), no entanto acredito não ter muitos profissionais trabalhando com realidade aumentada, sendo assim é dificil achar profissionais desse ramo. Oque pode ser bem lucrativo se tiver muita demanda e pouca oferta.

Tendo isso em mente, hoje fiquei pensando, quais tecnologias posso aprender para ficar afrente de um novo mercado que pode surgir com o 5G.

Quais tecnologia novas que estão sendo desenvolvidas podem ser um bom investimento para ser estudado.

No Brasil tem menos de 2 anos que chegou o 5G, e ecredito que vai demora talvez, entre 5 e 10 anos para ser comum no Brasil, até lá certamente vai surgir novas empresas usando tal tecnologia, entretando não sei qual tipo de mercado e demandas porem aparecer.

Qual é sua visão sobre o assunto, e oque você espera do futuro?

Carregando publicação patrocinada...
3

A discussão sobre o impacto do 5G é certamente intrigante e, como muitos avanços tecnológicos, a verdadeira revolução pode não ser imediatamente aparente. Aqui estão algumas reflexões sobre o assunto:

  • Mudanças de Paradigma São Lentas, mas Significativas: A transição de uma geração de rede para outra não é apenas sobre velocidade, mas sobre a capacidade de suportar novos tipos de aplicações e serviços. O 4G, por exemplo, nos permitiu consistentemente atingir velocidades de 10~30 Mbps, que há uma década era a velocidade de banda larga residencial. Comparativamente, o 3G mal chegava a 3 Mbps há uma década. Isso transformou a maneira como consumimos conteúdo, tornando o streaming de vídeo e chamadas de vídeo em alta definição, uma realidade em dispositivos móveis.

  • O Verdadeiro Salto foi o 3G: O 3G foi a verdadeira revolução que tornou a navegação na web em dispositivos móveis uma experiência viável. E, embora o 4G tenha aprimorado essa experiência, foi apenas nos últimos anos que a tendência de "mobile first" realmente se estabeleceu. O 5G provavelmente consolidará essa tendência, tornando a web ainda mais centrada no mobile.

  • Realidade Aumentada e Imersão: Sem dúvida, a realidade aumentada e a imersão são campos que devem se beneficiar do 5G, especialmente em termos de latência. No entanto, ainda pode levar algum tempo até que vejamos aplicações práticas e generalizadas nesse espaço.

  • Comparando com Conexões de Fibra: O 5G pode eventualmente oferecer velocidades comparáveis às conexões de fibra óptica de hoje. Mas, o que realmente faríamos com 300 Mbps em um dispositivo móvel em comparação com 30 Mbps? Atualmente, há poucas aplicações que exigem tal largura de banda. Especialmente considerando que celulares ainda são péssimos para multi-tarefas.

  • Latência é a Chave: Talvez o verdadeiro game-changer do 5G seja a latência extremamente baixa. Isso pode revolucionar áreas como IoT, onde sensores e atuadores podem operar em ambientes ciberfísicos em tempo quase real, algo que não é viável com as redes 4G atuais.

  • O Declínio do Computador Pessoal: Com smartphones cada vez mais potentes e a conectividade 5G, a maioria das tarefas diárias pode migrar para dispositivos móveis. PCs devem se tornar ferramentas de trabalhos, enquanto smartphones se consolidam como a principal ferramenta de computação pessoal.

Enquanto o 5G certamente trará melhorias, a verdadeira revolução não pode ser percebida até que esteja escancarada em nossas caras. Como sempre, a tecnologia avança, e é depois que nós, como sociedade, determinamos como aplicá-la.

"We tend to overestimate the effect of a technology in the short run and underestimate the effect in the long run." - Roy Amara.

É um ciclo interminável de expectativas: 'O 5G vai mudar tudo', seguido por 'O 5G na verdade não é tão transformador' e, eventualmente, 'O 5G realmente remodelou nosso mundo'. Esse padrão é comum para a maioria das inovações tecnológicas.

Experimento de Pensamento sobre o 5G e o Futuro:

O 5G, com sua latência ultra-baixa, é o catalisador para ambientes ciberfísicos integrados. Em breve, nossa realidade diária pode ser uma fusão de mundos digital e físico, com a "realidade mista" se tornando padrão. Sensores, atuadores e as IAs generativas estarão por toda parte e tudo estará conectado à Internet. O 5G é o início de uma era onde o digital e o físico convergem de maneiras que só podemos começar a imaginar.

1
1

Porque será? O motivo pode ser por falta de tecnologia? Ou o 5G não é tudo oque dizem ser?

Umas das propaganda do 5G eram bem focado em questões de empresas que conseguiriam usar equipamentos remotos com facilidade, por exemplo fazer uma cirurgia remotamente sem muitos problemas ou operar maquinas remoto com facilidade.

Posso esta engado, porem acredito não ter muita tecnologia sendo desenvolvida para esse mercado, caso tenho provavelmente é de empresa privada.

1

Porque será? O motivo pode ser por falta de tecnologia? Ou o 5G não é tudo oque dizem ser?

Porque empresas de telecomunicação estão estagnadas e já saturaram o mercado. Elas não têm produtos novos e estão apenas mantendo os clientes que já possuem.

Empresas de telecomunicação estão ansiosas por novos produtos e começaram a implementar o 5G de forma meia-boca, sem a qualidade que merece. E por isso a cobertura é horrível.

Alem do mais, tem muito equipamento e software que ainda nao funciona com todo o potencial do 5G.

Ou seja, por agora estah horrivel, quem sabe no futuro melhore.

1

Pelo que li, o 5G trabalha em frequências maiores, e por isso seu alcance e penetração são menores, consequentemente exigindo maior quantidade de torres/antenas pela cidade.

Além disso, de nada adianta colocar uma torneira gigante (5G) num canudinho (banda das operadoras). Para que as operadoras consigam entregar maior velocidade (de forma consistente e real), a banda entre a antena e o destino precisa aumentar também, senão vai continuar lento.

O mesmo vale para a latência, se as rotas tem latência alta, muitos hops, não adianta o melhor 5G do mundo.

0

Sinceramente não vejo grande vantagem no 5G a curto e medio prazo. Do 3G para o 4G, mal houve diferença na velocidade (media) para nós Brasileiros. O mesmo está acontecendo com o 5G

1

A uns anos atrais lembro de falarem que o 5G iria revolucionar o mercado e varias coisas do tipo (Oque não acredito muito), mas pode ter empresas investindo com esse pensamento, oque pode ser um mercado interessante para "Surfa na onda" e ganha uma grana, algo parecido com os oculos vr, onde empresas investiram alto para por a tecnologia no mercado, como a Meta por exemplo.