Se eu entendi corretamente, o questionamento é se faz sentido ter Next + outro servidor.
Bem, Next já é feito para rodar no lado do servidor. É uma ferramenta que faz o build de uma maneira muito inteligente para evitar a sobrecarga no lado do cliente, e além disso ainda usa SSR e SSG. Com certeza tudo isso gera uma melhor experiência para o usuário do que React puro no frontend.
Se vc gosta de node como backend para suas aplicações, então dá pra usar o próprio Next para lidar com as regras de negócio e interagir com o banco. Também é possível usar a feature de API routes.
Mas se vc quer usar algo diferente, como .Net, Java, PHP, Go, etc. você pode muito bem chamar os endpoints desse seu outro backend a partir do servidor rodando com Next, ou também do front. Nada impede. Possívelmente é uma alusão à essa prática que ocorre nesse trecho da documentação. Isso não tiraria as vantagens da pré-renderização. Apenas haveria um passo a mais no processamento dos dados.
Agora, se isso é redundância, não sei dizer. Vai da necessidade. Quem sabe você consegue juntar o melhor dos dois. É tudo um tradeoff.