Executando verificação de segurança...
2

Embora eu tenha achado "100% livre de bugs" apelativo, concordo com os princípios apresentados e já os aplico no meu dia a dia. Realmente são coisas que aprendemos ao longo de mais de 20 anos de programação: os atalhos e o caminho fácil custam caro.
Ao invés de "Rejeite tudo o que é moderno", colocaria "Avalie com cuidado tudo que é apresentado como moderno".
Concordo também com o excesso de abstrações só confunde, nunca comprei a "necessidade" da orientação a objetos para cada detalhe de um projeto, e vemos muito "over-engineering", soluções complexas para problemas que poderiam ser resolvidos de forma bem mais simples.
A respeito de construa suas abstrações concordo apenas em parte. Isso se aplica quando se usa uma solução complexa para resolver um problema simples. Mas muitas vezes há bibliotecas pequenas e simples que já são validadas pela comunidade, então não é necessário reinventar a roda. Outro dia apresentei uma solução opensource para um cliente apenas para ele ter uma ideia do que poderia ser alcançado, mas no geral a solução era complexa demais para o projeto, e ainda por cima, não era desenhada desde o início para ser escalável, como os requisitos do projeto demandam. Usar essa solução como base e "remendá-la" exigiria muito mais esforço a longo prazo do que apenas entender os elementos essenciais e implementá-los desde o início para escalabilidade.
Querer usar docker para tudo, cloud para tudo, quando uma simples instalação em um vps ou servidor dedicado é mais que suficiente para 99% dos casos de uso, é um exemplo clássico.
Não percebem a armadilha do "vendor lock-in" aquela amostra grátis por x tempo vai te custar muito caro depois.
De forma geral, parabéns pelo texto!

Carregando publicação patrocinada...
2