3 coisas que eu aprendi estudando programação todos os dias
Depois de estudar 30 dias novas habilidades para minha formação como dev front-end, percebi algumas coisas importantes que vale a pena compartilhar com quem está pensando em se tornar programador.
Para contextualizar, aprendi HTML e CSS por volta de 2004, quando tinha apenas 14 anos. Mas, quando o conhecimento não é utilizado e as competências não são aprimoradas, simplesmente esquecemos boa parte do que aprendemos.
Cerca de 10 anos depois, voltei a utilizar o conhecimento que adquiri, mas com certas limitações que a não atualização me proporcionou. Nos últimos 30 dias resolvi aprender novas habilidades na área e me aprofundar em alguns conceitos de CSS e JavaScript. E foi ótimo!
Seguem os aprendizados:
Use o que você aprendeu
Se você não usar aquilo que está aprendendo, você não irá fixar o conhecimento e posteriormente irá esquecer muito do que se esforçou em assimilar. É por isso que é fundamental treinar a elaboração de seus códigos. Tenha um projeto próprio para treinar e criar algo que você goste. Não há nada melhor do que aprender na prática com algo relacionado ao seu gosto pessoal.Ser desenvolvedor não é para bagunceiro
Se você não seguir algumas normas, seu código se tornará uma bagunça! (Coitado de quem fará os ajustes posteriores no projeto.) Organize seus estudos, siga a trilha e não pule etapas. Se fizer isso, irá aprender (no seu ritmo, é claro).Se você não gosta de trabalhar sozinho, não seja dev
Se seu negócio é interagir com pessoas, se comunicar e querer se relacionar profissionalmente a todo momento, não seja programador! Esse é uma carreira que fará você passar a maior parte do tempo "sozinho", isolado com o código que você está escrevendo.Se chegou até aqui, vamos conversar mais. Comente qual o seu maior aprendizado como desenvolvedor. Vai ser ótimo aprender algo novo com você!