Executando verificação de segurança...
1

Como implemento meus projetos full-stack gratuitamente.

Depois de horas hackeando tarde da noite, você finalmente chegou a um produto completo - um glorioso aplicativo da web que mal pode esperar para compartilhar com o mundo. Mas... há apenas um pequeno problema - você está preso no localhost :)

Construir é divertido, mas ainda mais divertido é poder compartilhar suas criações com o mundo. Neste breve artigo, compartilharei com você quais tecnologias estou usando para passar do host local para a produção.

As tecnologias discutidas neste artigo serão agrupadas nas três categorias a seguir:

Aplicativo Web
Ultimamente, tenho gostado muito de construir pequenos sites com o Next.js. A estrutura permite a geração de sites estáticos e a renderização do lado do servidor, facilitando o desenvolvimento da Web. Aqui estão as ferramentas que estou usando para implantar meus aplicativos.

Vercel — a melhor experiência de desenvolvedor para implantar seu próximo aplicativo da web. A Vercel oferece uma variedade de recursos que simplificam a criação, como visualizações de implantação, funções sem servidor e análises.

Netlify
— uma ótima alternativa Vercel que também fornece uma interface fácil para criar e implantar aplicativos da web. Achei o Netlify um pouco desajeitado em comparação com o Vercel, mas definitivamente ainda faz o trabalho.

Servidor de back-end
Com estruturas como Next.js e SvelteKit integrando a renderização do lado do servidor, o desenvolvimento de back-end está passando por uma transformação interessante. No entanto, se você deseja implantar uma API REST tradicional, esta é minha opção favorita.

Railway - alguns cliques rápidos e você tem um serviço de back-end totalmente implantado. Eles têm integrações integradas para todas as suas estruturas favoritas, como Flask, FastAPI e muito mais. O nível gratuito inclui $ 5 em créditos mensais e 512 MB de RAM.

Directus O Directus é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS na sigla em inglês)/API sem periféricos que gerencia arquiteturas personalizadas de banco de dados SQL. Rapidamente pode gerar uma api para ser consumida pelo front.

Base de dados
Há uma infinidade de opções quando se trata de selecionar um banco de dados para usar em seu próximo projeto. Dependendo de suas necessidades, você pode querer um banco de dados SQL ou NoSQL. Aqui estão algumas opções que oferecem níveis gratuitos generosos.

PlanetScale — uma plataforma de banco de dados sem servidor MySQL que é perfeita para suas necessidades de dados relacionais. O nível gratuito oferece 10 GB de armazenamento, 1 bilhão de leituras de linha e 10 milhões de gravações de linha por mês.

Upstash — um banco de dados Redis que pode ser usado como um banco de dados tradicional ou como um cache robusto. O nível gratuito é limitado a um limite diário de 10.000 comandos.

MongoDB Atlas — um dos bancos de dados NoSQL mais populares. O nível gratuito oferece 512 MB de armazenamento gratuito.

Se você gostou deste post ou achou útil de alguma forma, aproveita e diga aqui nos comentários qual plataforma você usa para publicar seus projetos!

1
1
0